sexta-feira, 27 de março de 2009

Relatório - Projeto Música na Escola - Canema - Março 2009

EEF Filomena Martins dos Santos (Canema)
Projeto Música na Escola
Relatório
A princípio muitas dificuldades faram encontradas, como por exemplo novos alunos sem habilidades, uma grande quantidade de alunos “enferrujados”, um coral com novas vozes e etc...
Claro que tudo feito depois da seleção que os mesmos fizeram para serem contemplados com as vagas.
Tive trabalho na hora de partir para a aula prática, porém a teoria foi menos completa para aqueles alunos super motivados. Pois como a teoria musical requer muita atenção, acaba levando junto um pouco de motivação.
Tudo foi passado de método por método até chegar de fase em fase, para que o aluno conseguisse desenvolver na prática aquilo que já estaria vendo na parte teórica. Porém existe um probleminha. Nem todos os alunos são bons o bastante em relação ao ritmo ou acompanhamento do compasso. Isso torna mais difícil o ensinamento do professor de música, e é um caso existente em todas as escolas.
Na escola de canema a grande maioria dos novatos escolhidos para o curso de música, mostram um excelente ritmo. Acompanham a marcação do compasso, introduzem os acordes no tempo certo da música, e tem facilidade na absorção de conhecimento prático. Em outras palavras, nasceram para a música!
Provavelmente, se continuarmos assim, em junho, os alunos que estão hoje no nível I, pois não sendo mais os sem habilidades.
Voltarão a todo vapor no nível II, ou mesmo nível III. Dependendo da ocasião e do esforço de cada aluno, para que possamos mostra mais e mais resultados no projeto música na escola de canema.

Prof: Lidonildo Costa Pereira
Relatorio do Aluno
Este ano as aulas de música estão sendo bem proveitosas, pois o projeto de leitura esta influenciando várias pessoas a lerem.
No anos anterior o desempenho dos alunos era menor, pois não tinha a preocupação de sair, e hoje temos que ler 10 horas por mês para continuarmos no curso.
O projeto de música está abrindo portas para muita gente, pois além de influenciar a ler, ensina a tocar instrumentos musicais, e quem sabe um dia poderão serem grandes professores de música.
Aluno:
Alessandro Álison Vasconcelos
12 anos 8º ano B
Projeto Leitura Conectada
EEF Filomena Martins dos Santos
Relatório de Leitura
Este livro conta muitas histórias e lendas de povos antigos que necessitavam da natureza para sobreviver. A Mata Atlântica era considerada um grande reino cheio de biodiversidade.
As florestas para eles eram sagradas e de lá tiravam o seu sustento. Diziam os mais velhos que as pessoas e as plantas são como uma música, se sairmos do ritmos ela vai desandar.
Nas tribos indígenas o pajé era o encarregado de manter a tradição daquele povo, resgatando os costumes e a cultura. Quando alguém ficava doente o pajé chamava as árvores, pois eles acreditavam que as plantas e os seres vivos tem espirito e assim o curavam.
A história do livro das árvores nos deixa uma lição. Todos nós devemos nós conscientizarmos da importância dos seres vivos em nosso planeta. Por isso, devemos cuidar bem do meio ambiente.
Aluno:
Aílton Alan de Vasconcelos
9º ano

Relatórios - Projeto Música na Escola - Tucuns - Março de 2009

EEF Filomeno Freitas Vasconcelos (Tucuns)
Musica na Escola
Relatório

Este mês dei continuidade a revisão dos tons e músicas dos alunos que não tem instrumento em casa, e quem foi terminando passou a receber o material novo. Fiz a matrícula de alguns novatos e iniciei as atividades do coral Sopro de Esperança.
Foi implantado o Projeto Leitura Conectada junto com o Projeto Música na Escola,no qual é muito importante para o incentivo da leitura, onde as crianças podem vivenciar a magia dos livro, viajar no mundo das histórias, dos personagens e aprofundar mais seus conhecimentos sobre vários assuntos e algumas teorias do curso que eles participam.
Participei do planejamento junto com as professoras de arte, um momento muito bom, onde repassei o objetivo desta parceria professor de música com os de arte e mostrei os conteúdos do livro de arte - Série Link, livro sugerido no planejamento dos professores de música na biblioteca.
Apresentei a apostilha criada para o Projeto de Leitura, onde elas gostaram muito, acharam importante e querem trabalhar na sala. Pediram também como apoio um cd com músicas de vários stylos e épocas, distribui as fichas das figuras popular a Elaine, professora do quinto ano, para trabalhar com a turma.
Prof: Baltar Silva
Relatório de Alunos
No mês de Março, no coral estamos ensaiando para a missa da Páscoa, os ensaios acontecem de dois em dois sábado, ás nove horas da manhã. O coral no momento, é constituído por trinta e um alunos.
No curso de música os novatos fizeram aulas teóricas, os veteranos revisaram as músicas e os tons, e estamos participando do Projeto Leitura Conectada, onde devemos ler dez horas por mês para participar do curso, nós gostamos porque, além de aprender a tocar os instrumentos, nós aprendemos a gostar de ler e escrever.
Grupo:
Beatriz Iara Araújo 6° ano B 10 anos
Maria Erlany Silva 2° ano B 15 anos
Rita Tainara de Sousa 7° ano A 11 anos
Sávio Hércules Farias 7° ano A 11 anos
Raimundo do Carmo Filho 4° ano B 12 anos
Daniel Marcos do Nascimento 4° ano B 09 anos
Relatório de Alunos
No mês de Março, no começo do ano revisamos todas as músicas. No inicio do mês achamos legal o Projeto novo que surgiu. Que se chama Leitura Conectada.
Nele temos que ler livros para continuar no curso e no coral e temos também que ler para utilizar os computadores. Nós achamos esse projeto uma maneira de incentivar os alunos a ler.
No coral estamos ensaiando músicas novas para apresentar no dia da missa da Páscoa. No coral também recebemos uma noticia que vamos receber nossas novas fardas.
Maria Aparecida Ferreira Vasconcelos 7° ano A
Relatório de Alunos
No mês de março começou os cursos e os corais de todos as escolas públicas do Município de Cruz. No curso de música estamos trabalhando com as revisões de todas as notas musicais, e no coral estamos ensaiando para apresentar na missa da Páscoa. Estamos trabalhando com músicas de paz. E também estamos conhecendo músicas novas para apresentar no rádio. E também estamos apresentando vários exercícios para relaxar as cordas vocais.
Henrique 8° ano 16 anos
Rafael 8° ano 9 anos
Dimingos 7° ano 9 anos
Estudos de Textos
O Violão no Brasil
Resumo: Eu achei interessante a parte que o violão aranhou nome de vagabundagem por ser tocado por ritmos diferentes e também tinha uma briga com a viola.
A História do Violão
Resumo: eu achei importante nesse texto como surgiu o nome “violão”. Antes os Portugueses chamavam de viola, mas como esse nome era muito usado por todos, para não ficar por baixo, puseram no aumentativo e em vez de viola ficou violão.
As Pintas do Preá
Resumo: Saíram um, dois, três, enfim, saíram da toca seis preás e um falou: vamos brincar de uns pintar os outros, depois de todos pintados outro falou:vamos brincar de esconder, achavam todos menos um com pintas.
Mariana
Mariana era uma menina pequenina, abria a porta e dizia, bom dia, seus avós diziam que era uma menina mimada porque é criada com muito amor e era menina sapeca.

Relatórios - Março 2009 CEB Maria Pereira Brandão - Projeto Musica na Escola



Lucas, há um ano de curso, acompanha o Coral Fermata em apresentações. Para o aluno de música estes momentos são fundamentais ao desenvolvimento da maturidade neste aspecto: Concentração, segurança, dentre outros, são questões presentes 'na hora h'.


Iniciou no curso de violão em Fevereiro de 2008. Como já trazia consigo várias informações sobre o instrumento, seu crescimento foi inevitável, embora não tenha findado o ano no curso. Mas sua vontade de tocar, seu jeito pesquisador o leva a descobertas fantásticas ao longo das experiências vivenciadas. Os acordes dissonantes começam a entrar na sua harmonização e muitas 'coisinhas' de músico também, como trabalhar os baixos. Isso justifica sua agenda cumprida com o grupo em apresentações.


Como todo aluno em fase de amadurecimento musical sentiu-se atraído por outros instrumentos, inclusive decidiu aprender tocar teclado, alargando seu entendimento da musica. Compreende afinação vocal, boa execução, tempo. Enfim, é um garoto fantástico.


Cruz, 17 de Março.






CORAL FERMATA, UM CORAL DE INICIATIVA
Neste último dia 18 de Março, alunos do coral tomaram uma iniciativa bastante pertinente às suas próprias observações acerca da disciplina (no auditório, uma vez por semana), quando perceberam que a maioria dos alunos não sabiam ou não conheciam o hino de nossa cidade. Decidiram visitar as salas de aula do turno da manhã e ensinar esta criação de Nicodemos Araújo. Levaram cópias e Lucas Costa – aluno de música – para tocar. O presidente do Grêmio Manuel Adahyl Muniz, Nilson Filho, colaborou com a visita, apresentando os artistas e distribuindo a letra. O professor Vilamar alegrou-se com os cantores e tirou duvidas. A professora Socorro Marques também cantou olhando as cópias. Assim, terminada a visita, todos entoaram o Hino do Município de Cruz na disciplina seguinte (hoje) com mais segurança.



Professora Cleo Andrade
Cruz, 25 de Março de 2009.
_____________________________________________________________



No dia 18 de março de 09 alguns integrantes do coral Fermata reuniram-se no C.E.B. Maria Pereira Brandão e observaram a grande necessidade em questão da disciplina (quando todos os alunos de um turno se reúnem para cantar o hino do município). Eles (alunos) tinham grandíssima dificuldade para cantar ou mesmo não sabiam a letra do hino de nossa cidade. Nós Coralistas então decidimos tomar uma iniciativa, convidamos Lucas um aluno do curso de música e pegamos algumas copias da letra do hino, e fomos de sala em sala no turno da manhã para apresentar-lhes e depois cantamos junto aos alunos das classes para podermos constatar se eles realmente tinham aprendido.Fomos acompanhados pelo Presidente do Grêmio estudantil, Nilson Filho que nós apresentou para os alunos e distribui a letra. Sem contar com o apoio dos professores que nós ajudaram muito, participando e nós cedendo um pouco do seu tempo na sala de aula para que realizássemos tal feito. E graças a participação colaboração e boa vontade saiu tudo melhor que o previsto e agora constatamos que os alunos cantam bem melhor na disciplina.
Nilson Filho
Aluno de música e presidente do grêmio

segunda-feira, 16 de março de 2009

Blogs Escolares estão sendo criados





Escolas Públicas da Sede do Município, através dos Monitores dos Laboratórios de informática, Coordenadores Escolares e representantes de Grêmios Estudantis e Conselhos Escolares destas escolas, estão fazendo parte de uma capacitação para criação do Blog Escolar, onde as escolas poderão arquivar seus eventos e fotografias, relatórios, atividades desenvolvidas com alunos e produções textuais destes como forma de incentivo a leitura, escrita e aprendizado do uso da internet.
No blog, também estão disponíveis possibilidades de visualização de produção de pequenos vídeos produzidos em sala através desta atividade, ou mesmo apresentações em Power point, incentivando ainda mais essa prática.
Como primeira postagem os alunos falaram sobre a criação dos blogs e alguns já conseguiram postar outras atividades.
Os responsáveis convidados para assumirem a postagem e administração dos blogs são os presidentes e representantes de grêmios e conselhos escolares. Espera-se obter um melhor relacionamento entre os grupos coletivos escolares bem como uma melhor interatividade informativa por meio dos blogs. Também serão orientados coordenadores escolares e representantes dos laboratórios para que seja acompanhado todo o trabalho de produção e continuidade dessa atividade.

quarta-feira, 11 de março de 2009

Biblioteca Volante em Tucuns







Segundo a Professora Sonia, da Escola de Tucuns, com o novo Projeto de Leitura (Porjeto Leitura Conectada e Projeto Musica na Escola) os alunos passaram a visitar de forma mais frequente a Biblioteca Escolar. Neste ultimo dia 11/03 a Biblioteca Publica Municipal visitou a Escola e levou até lá a Biblioteca Volante dando suporte de Leitura e apoio ao trabalho.
A participação dos alunos foi intensa durante todo o período de funcionamento.

terça-feira, 10 de março de 2009

Brinquedoteca em Ação

A Brinquedoteca está com dois novos projetos sendo desenvolvidos dentro e fora do espaço, onde estamos explorando o cantinho da leitura e o esporte.

O projeto “A caravana da leitura em minha casa” tem como objetivo levar até as famílias o mundo mágico da leitura, aperfeiçoando essa prática de maneira lúdica, onde não só as crianças que aqui freqüentam como também seus familiares terão acesso aos livros que fazem parte do nosso acervo. Elas levarão para suas casas vários livros e compartilharão os mesmos com suas famílias e toda às sextas-feiras teremos aqui no espaço um momento de exposição das histórias lidas em casa e a contação de outras.


E o Projeto”BrincAeróbica Itinerante” visa minimizar os efeitos negativos oriundos do sedentarismo na vida e na saúde dos participantes, prevenindo doenças ocupacionais, promovendo o máximo de bem-estar e o relacionamento, servindo como ferramenta para promoção do melhor convívio diário e maior qualidade de vida.




Brinquedistas:
Adriele Nascimento, Lucia Nascimento, Silvani Rios, Rosarina Sousa

Dança da Escola inicia suas atividades


Dia 02 de março foi iniciado as atividades do Projeto Dança da Escola. Conforme cronograma previsto a primeira escola foi a de Canema, no horário de contraturno a partir das 17h. Inicialmente foi tida a participação de aproximadamente 40 crianças e adolescentes que ainda se encontram em fase de adaptação para futuras inscrições no projeto.


Também foram iniciados junto as turmas participantes da escola no projeto um trabalho teórico relativo ao trabalho realizado pelo Professor de Dança, Pedro Damasceno. A dança inicial ensinada é o forro. Nas salas de aulas alunos em conjunto com professores de Arte estudam sobre o forro e outros ritmos relacionados.

Projeto Cinema na Comunidade - Vídeo




1ª apresentação do Projeto Cinema na Comunidade, dia 06 de março de 2009, na Praça da Brinquedoteca em Cruz, as 19h.


O cinema apresentou os curta metragens:


A série educativa da TV Escola De onde Vem?;


Desenho Educativo Caillou da TV Futura;


Campanha Educativa sobre a dengue;


Série da TV Escola: Momento Brasil;


E um filme infantil para todas as crianças, adolescentes, autoridades e pais de alunos presentes.

quarta-feira, 4 de março de 2009

Projeto Cinema na Comunidade inicia suas atividades 06 de março na Brinquedoteca


Projeto cinema na Comunidade - Cronograma
06/03: Brinquedoteca: Abert. oficial do Projeto - 18:30h
20/03 - Abertura – Interior - Preá - 18:30 h
03/04 - Caiçara - 18:30 h
24/04 - Solidão - 18:30 h
08/05 - Brinquedoteca - 18:30 h
22/05 - L. Monteiros - 18:30 h
05/06 - Cajueirinho I - 18:30 h
26/06 - Paraguai - 18:30 h
03/07 - Praça Afonso Fontes- 18:30 h
17/07 - CCC - 18:30 h
07/08 - Brinquedoteca - 18:30 h
21/08 - Aroeira - 18:30 h
04/09 - Preá - 18:30 h
11/09 - Caiçara de Baixo - 18:30 h
09/10 - Brinquedoteca - 18:30 h
30/10 - Pit do Cajueirinho - 18:30 h
13/11 - Pitombeiras -18:30 h
27/11 - L. Salgada - 18:30 h
20/12 - Praça do evento - 18:30 h
Natal das Crianças


PROJETO


INTRODUÇÃO
O cinema, em sua origem, tem como função entreter, transportar o espectador para aquela realidade apresentada na tela. Algumas vezes o que nos é apresentado parece irreal, mas esquecemos que a principal característica da sociedade tecnológica é a evolução constante da ciência; por isso alguns filmes nada mais são que um reflexo das discussões do “mundo real” que, de uma forma ou de outra, giram em torno do uso, indevido ou não, da técnica naquilo que é natural.
O cinema é dotado de uma linguagem própria e compreendê-lo vai além da simples apreciação de imagens e sons, assim como ler é mais do que decodificar palavras. É preciso educar para se viver na sociedade da informação, com seu amplo e evolutivo leque de produção cultural. E o cinema serve como mais uma ferramenta de aprendizado e desenvolvimento do senso crítico, ajudando os estudantes e a comunidade na tarefa de ampliar seu grau de informação.
Percebe-se que o cinema se configura num objeto de estudo rico para a análise das novas formas de vida que emergem na Sociedade da Informação. Principalmente se utilizarmos o cinema como esse objeto a ser observado, posto que o mesmo é subjugado, ao ser apenas considerado como uma mera forma de lazer para as massas. O cinema passa a ser agora uma forma de emancipação do homem.
BIA CAGLIANI(p. 38-52, 2005)



JUSTIFICATIVA DO PROJETO
Implantar por meio da Parceria entre as Secretarias de Educação e Cultura e Ação Social, uma ação de inclusão cultural por meio do Cinema, visando atingir principalmente as familias atendidas pelo ASEF, assim como a comunidade em geral onde o serviço atua, criando outrossim um cronograma de exibições priorizando famílias excluídas desta oportunidade, existente apenas nas grandes cidades.
Objetiva ainda oportunizar acesso à cultura através das sessões de cinema e de reflexão e conhecimento através de debates que são realizados após cada sessão, bem como o estudo pessoal de novas formas de vida existente no mundo moderno conforme afirma Bia Cagliane (Formada em Ciências Sociais pela UFPB e e membro do GETS – Grupo de Estudos em Tecnologia e Sociedade):
“Em geral, o cinema tem como função entreter. É uma forma de lazer que tem como papel original tirar o espectador do real transportando-o para um outro mundo, uma outra época. Sempre encaramos roteiros que não são os das nossas vidas: senhoras do século XIX, cowboys americanos, cavaleiros, donas-de-casa de um subúrbio qualquer, policiais de um futuro que não veremos,entre outras mil fantasias que não são, nem nunca serão – sejamos realistas – a nossa realidade”. (Pág. 38-52, 2005)


OBJETIVO DO PROJETO
Oportunizar as famílias e comunidades envolvidas no ASEF, inclusão cultural por meio do Cinema, em cronograma a ser divulgado por todo município;
Realizar ações sócio-educativas de debates entre famílias envolvidas, alunos das escolas, e programas do PETI e Pró Jovem, Brinquedoteca, participantes do projeto, no intuito de promover a interpretação crítica dos filmes exibidos ;
Divulgar as ações desenvolvidas por meio de cartazes, site de Cruz, Radio local, e blog do Selo UNICEF, como forma de esclarecimentos a população e mobilização dos envolvidos

ESTRATÉGIA DE AÇÃO
Reuniões entre setores envolvidos – Coordenação de Cultura, Coordenação do ASEF, Coordenação da Brinquedoteca, Coordenação da biblioteca (responsáveis pela execução do Projeto) para discussão e elaboração do Plano de Trabalho adaptando-o as condições e estruturas existentes e relacionado-o as atividades desenvolvidas com Crianças e adolescentes nas escolas, PETI e Pró-Jovem;
A divulgação inicial do Projeto será realizada através de som volante e de forma permanente através do site de Cruz, Rádio 6 de abril – Programa Espaço Municipal, e cartazes a serem enviados aos locais onde acontecerão os eventos de acordo com cronograma de execução;
Na Brinquedoteca haverá mobilização e divulgação do cronograma a ser executado no projeto, bem como também explanações inciais sobre a temáticas dos filmes exibidos e discussão com o publico envolvido;
Nas comunidades atendidas pelo ASEF – Ações sócio-educativas de apoio as familias – haverá discussão posterior a exibição dos filmes em encontros promovidos pelos núcleos como forma de organizar o relatório da Coordenação Geral e monitoramento das ações;
Nas escolas deverão acontecer atividades anteriores a apresentação do Cinema nas respectivas comunidades como: divulgação, preparação, mobilização e organização do espaço em parceria com o ASEF, bem como atividades escolares de interpretação e debate sobre os temas apresentados no projeto, para envio posterior a coordenação de cultura a ser postado no Blog do Selo UNICEF, bem como atividades desenvolvidas por outras unidades
Nas aulas de arte das escolas, deverá acontecer atividades de pesquisas e estudo sobre a importância do cinema para a inclusão cultural;
Semanalmente, acontecerá a exibição de filmes entre os participantes do PETI e Pró-Jovem sendo desenvolvidas atividades que promovam a interpretação crítica da realidade do contexto do filme exibido;

terça-feira, 3 de março de 2009

Mapeamento Musical da Comunidade através do Proj Musica na Escola


A primeira parte do trabalho do Projeto Música na Escola, já esta em execução, a matricula de novos alunos e continuidade de alguns. Outro trabalho a ser executado esse ano no projeto é o mapeamento musical nas comunidades atendidas pelo projeto. Nessa primeira fase os alunos vão a campo pesquisar sobre as principais representantes da Música, e terão como apoio nesse trabalho os professores de Arte de suas respectivas escolas.

Outro fato importante este ano no Curso é a obrigação do aluno realizar os créditos de leitura para participar do curso. Para isso os professores de música estão realizando como forma de incentivo a leitura dos alunos, exposições em sala dos conteúdos e ainda fazendo com que alunos selecionem o livro que mais lhe chamou a atenção para realizar sua analise e resumo. Foi distribuído como apoio a esse trabalho uma apostila sobre musica em suas várias fases para todas as bibliotecas participantes do Projeto, inclusive a Municipal, como forma de estudo teórico para o Curso de Música.