sábado, 30 de setembro de 2006

Escrevendo o Futuro – 2006 - Poesias

Escrevendo o Futuro – 3ª edição – 2006
Poesias


Solidão, não tem solidão - Poesia Finalista a nível nacional

O lugar que Deus me deu
Por minha terra natal
Não é lá essas grandes coisas
Mas pra mim é especial.

Não sei se é só eu quem vejo
Algum tipo de beleza
Em um lugar que respira
O ar puro da natureza.

Que tem como cidadãos
Um povo acostumado
A sofrer todos os dias
Na dureza do roçado.

Parece até que estou vendo
O João e a Mariazinha
Uma raspando mandioca
Outro mexendo a farinha.
Tem quem viva sonhando
Quem me dera ir pro sul
E a outra se perguntando
Será que vai dar caju?

O meu povo tem cultura
Tem crendice, brincadeiras
E tem como seu jornal
A língua dos fofoqueiros.

Mas apesar disso tudo
Rezam com todo fervor
E juram que são devotos
De São Pedro protetor.

E quando chega o mês de junho
Mês de muita animação
Dançam forró e quadrilha
Comem cocada e baião
Tudo que aqui contei
Faz parte da minha vida
Da minha feliz rotina
Da minha terra querida.

Minha terra que admiro
E quando no coração
Que mesmo com todo esse agito
É chamado “Solidão”.

EEF. Pedro marques da Cunha
Aluna: Eliz Lavinha Costa Nascimento
Série: 5º. Ano
Prof: Nélia Cunha Freitas




O lugar onde vivo

Eu vivo em um bairro
E eu acho legal lá
Tem muito passarinhos
Bem-ti-vi e sabiá.

Perto da minha casa
Mora uma vizinha
Ela todo dia,
Cuida de suas galinhas.

Eu vivo em uma casa
Lá passa carro e avião
Passa carroça e bicicleta
Passa boi e caminhão.

EEF. Filomeno Freitas Vasconcelos
Aluno: Hernando Gérson de Vasconcelos
Série: 5º. Ano
Prof: Adriana Maria Silva Cialdine



Tudo por um amigo

Dizem que eu sou tolo
Por ter ansiedade
Tolos não acreditam
No poder da amizade.

É certo dizer que tolo
Desistem na hora de lutar
Um amigo verdadeiro falo
Vou te acompanhar.

Na tristeza de um amigo
Sou um tolo pra dizer
Onde existe tempestade
A bonança vai nascer.

Se sofrer sofro contigo
Se chorar vou te amparar
Saiba sou teu amigo
Conte com quem precisar.

EEF. Manoel Antônio da Silveira
Aluno: João Elinardo da Silveira
Série: 4º. Ano
Prof: Maria Ivonete de Sousa


Minha cidade

Vamos falar da cidade
Com muita dedicação
Nela há mocidade
Mas também tem ancião

Cruz é uma cidade bela
Não há quem não fale assim
Tem até gente que diz
Que ela parece um castelo

Temos a igreja Matriz
Que é um lugar muito belo
Tem até gente que diz
Que ela parece um castelo

Praças também nós temos
Para fazer nossas festas
Verde nelas nós vemos
Parece uma floresta.

Temos o Posto de Saúde
Bem no centro da cidade
Todos lá tem atitude
E também prioridade.

Cruz na educação
Tem primeiro lugar
Pois o seu coração
É imenso como o mar

Os nossos professores
São todos capacitados
Ás vezes são defensores
Dos pobres nessitados

Tem turismo tem lugar
Para a população
Para o homem que trabalhava
Ser um grande cidadão

Temos a casa da família
Que foi construída agora
E tem gente que admira
Acho que já era hora

Tenho um recado a dizer
Pra nossas autoridades
Ainda há muito o que fazer
Pra melhorar a cidade.

CEB. Maria Pereira Brandão
Aluno: Jaqueline Nágila de Vasconcelos
Série: 5º. Ano
Prof: Vilamar damasceno Sousa


Formosa você é linda

Minha Formosa é linda
Tem beleza natural
Tem o som do passaredo
E o perfume floral.

Eu moro na Formosa
Aqui vivo numa boa
Gosto muito desse lugar
Por que tem uma lagoa.

Este lugar é formoso
Por estar perto do mar
É um local muito belo
Muito bom para morar.

O mar é muito bonito
Cercado de duras de areia
Aqui tem uma paisagem
De encantar até sereia.

O solo deste lugar
É um solo argiloso
Não existe neste mundo
Chão assim tão generoso.

A fonte de renda daqui
É a pesca e a agricultura
Assim todo mundo trabalha
Preservando esta cultura.

Nos meses de maio e junho
É tempo de a rede lançar
Os pescadores contentes
Enchendo o seu samburá.

Quando chega o inverno
É tempo de cultivar o chão
Milho, mandioca, batata
Melancia, jerimum e feijão.

O lugar onde eu moro
É fruto de muita beleza
É lugar muito bonito
Presente da natureza.

EEF. São Paulo
Aluno: Carlos Gelson da Mata Freitas
Série: 5º. Ano
Prof: Fernando Márcio da Silva

Nenhum comentário: