terça-feira, 26 de agosto de 2008

Cedro - Mapeamento Cultural

Cultura Afro-Brasileira e Indígena
Produção textual sobre a arte de fazer caçuá.


Entrevistando o Sr.Ostilio de Sousa, sobre um dos seus trabalhos, descobrimos um trabalho de grande utilidade que é o caçuá.
Na lagoa do meio perto do Aranaú, morava o menino Ostilio de Sousa com os seus pais, com os seus 8 anos de idade, resolveram morar no Cedro. Seu trabalho é capinar, brocar, fazer caçuá fazer cesto e vender peixes. O caçuá é feito de 6 paus para sustentar as costelas e com 4 aros. Ele aprendeu sozinho sem ajuda de ninguém. No mês de junho há dezenbro é os mês que é o melhor tempo de fazer o caçuá. Com os seus 40 anos começou a fazer o caçuá.
Se for cipó fino e comprido é 100, e se for cipó e curto é 150. Ele não gostava que ninguém faça o seu trabalho, para ele. Ele não gostava de fazer o caçuá, pois dar bastante trabalho, ele trabalha no Cedro, o trabalho não é bom, porque ele fica no meio do sol.
O cesto é feito de cipó de 8 á 12 costelas. Ele não gostava de antigamente pois hoje é melhor pois tem todo acessório.
O trabalho é perigoso pois a pessoa pode se machucar. Ele já ensina muita gente.

EEF Artidouro Mendes de Sousa
Aluno: Paloma Rocha
Idade: 12 anos
7° ano


Cultura Afro-Brasileiro e Indígena

Na entrevista sobre a cultura afro-brasileira e indígena feita com a Sra. Maria Nazaré ela explicou sobre o seu trabalho quando ela fez o seu primeiro objeto de palha que foi um uru, ela tinha 12 anos, ela explicou que para fazer uma esteira ela tinha que fazer 20 braças de tranças de palha e 8 para um uru. Hoje em dia ela não faz mais, porque quase nada se usa mais e com a continuação do pempo, tudo muda, então se ninguém mais trabalha com cestos objetos de palha, mas foi bom, pois através da entrevista aprendi muitas coisas novas.

EEF Artidouro Mendes de Sousa
Aluno: Maria Erlândia Araújo
Idade: 10 anos
6° ano

Nenhum comentário: