A Escola de Ensino Fundamental Filomena Martins dos Santos aderiu a proposta da Secretaria do Meio Ambiente que seria realizar nas escolas o Roteiro ora estabelecida na cartinha do UNICEF- Edição 2008 sobre a coordenação da orientadora municipal Maria José de Farias através da temática “ Educação para convivência com o semi-árido” tendo como tema principal Cadê a Terra a Vegetação do Semi-Àrido.
A escola realizou dia 29/05/08 um planejamento geral com todos os professores da educação infantil ao 9° ano para planejar como seria a aplicação do roteiro acima citado e que estratégias utilizariam tendo em vista a diversidade de turmas e níveis os quais seriam trabalhados. Ficou decidido que trabalharíamos com roda de conversa, concurso de desenhos, produção de textos após a pesquisa de campo, confecção de murais e que cada professor planejaria conforme a realidade das turmas.
Ainda no planejamento a orientadora do UNICEF na escola senhora Valdirene Cruz do Nascimento apresentou aos docentes e gestores a programação da semana:Dia 31/05/08- abertura da Semana do Meio Ambiente com as pesquisas do quarto roteiro: Cadê a Terra e a Vegetação do semi-árido;fazendo o levantamento dos tipos de árvores que existem na rua onde moro e quantas árvores de da tipo existem? Pesquisar ainda sobre quais as árvores que existem no meu caminho de casa para a escola ; quantas árvores existem na minha casa, na casa da direita e na esquerda e quais benefícios que essas árvores trazem e para quem é o beneficio? No dia 03/06/08 aconteceu o desdobramento das duas pesquisas em sala de aula e aplicação da pesquisa sobre onde brincam as crianças de minha rua e o que as famílias fazem com as folhas das árvores, o desdobramento ocorreu dia 04/06/08 no inicio das aulas em cada turno.
Para fechar a semana ambiental aconteceu uma culminância – passeata das escolas até a Praça Afonso Fontes envolvendo todas as escolas municipais . Onde estavam presentes professores, alunos, gestores, pais, secretários municipais, o prefeito, a 1° dama do município e outras autoridades. O que nos fez feliz foi a oportunidade que tivemos em apresentar a comunidade cruzense o grupo de ambientalista mirim da escola através o “ Projeto Música na Escola”com a aluna Renata cantando a música Herdeiro do Futuro , após houve uma coreografia com a música Planeta Azul.E a fala da diretora Aurilene Vasconcelos Silveira palavras de incentivo foram mencionadas sobre o meio ambiente, agradecimentos foram feitos , observações realizadas tudo em prol da preservação ambiental. Em fim todas as escolas realizaram atividades voltadas para a temática bem como: aquecimento global, água, lixo, queimadas.
Foi maravilhoso ver a comunidade escolar reunida, não poderia esquecer a presença do José Bezerra secretário do Meio Ambiente o qual conduziu e recebeu muito bem as escolas e demais convidados e toda comunidade local, através de entrevistas e reportagens improvisadas por uma repórter e distribuição de mudas aos donos de bares presentes, diretores, representantes políticos e outra lideranças comunitárias. Acredito eu que o objetivo tenha sido alcançado posso falar da escola onde trabalho, do envolvimento dos alunos e professores e fim de todos nós. Ainda vale lembrar que dia 05/06/08 dia da ecologia realizamos distribuição de algumas mudas para comunidade de Canema as quais recebemos da secretaria do meio ambiente.
Enquanto mobilizadora tenho certeza que dei o melhor de mim para fazer acontecer na escola uma semana dinâmica e criativa tendo sempre como foco principal chamar atenção para s problemas ambientas que o planeta vem passando, pois sei que o trabalho em parceria faz a diferença e que nós somos os responsáveis enquanto educadores para mudar este quadro trágico do planeta TERRA!
Atenciosamente,
Valdirene Cruz do Nascimento
Orientadora da Escola
Cruz - 09/06/08
Um comentário:
OS DADOS SÃO MEUS; A ANÁLISE É SUA
Em pesquisa realizada em 2010 – anexa – é possível inferir:
• 960 entrevistas / Vitória – Vila Velha – Serra – Cariacica / metade de católicos e metade de evangélicos (amostra altamente representativa)
• 14 a 76 anos (excelente espectro de idades)
• Nível superior + pós graduados – 15,9% (amostra bem representativa da sociedade de maior nível de instrução)
• Participaram de uma Audiência Pública – 9,3% (índice baixo)
• Tratam do temas ligados ao Meio Ambiente no âmbito da família – 22,9% (índice baixo)
• Já tomou alguma atitude em favor do Meio Ambiente – 17,6% (índice baixo)
• Interesse por assuntos ligados ao Meio Ambiente – 42,3% (aceitável, mas preocupante em se tratando da importância atual do tema junto a sociedade)
• Acreditam na ação do Poder Público na área ambiental – 20,9% (índice baixo)
Evidenciam conhecer temas como: Efeito estufa (81,3%), Mudanças Climáticas (84,7%) e Aquecimento Global (85,4%) – índices bastante altos
PORÉM, quando perguntados o que “podem fazer para contribuir com o problema das Mudanças Climáticas, tem muita dificuldade em explicitar.
Ou seja, temos um exército (SOCIEDADE) altamente motivada – e que se diz esclarecido - para a GUERRA das Mudanças Climáticas, mas sem saber AS ARMAS A SEREM USADAS.
O que mudou do cenário de 2010 para 2011 – Certamente, nada.
Vamos esperar a Semana de Meio Ambiente de 2012 para voltar a este assunto?
E quanto for inevitável (limite do esperar) a participação da sociedade – assumindo o ônus (que não será baixo) das medidas a serem adotadas para minimizar o problema, qual será a postura da sociedade?
Roosevelt S. Fernandes
Núcleo de Estudos em Percepção Ambiental / NEPA
roosevelt@ebrnet.com.br
Postar um comentário