sexta-feira, 30 de junho de 2006

Aroeira - Mapeamento Cultural 2006

EEF SANTA CECILIA ( AROEIRA )

Texto da Ficha 1
MANIFESTAÇÕES CULTURAIS E EVENTOS

“CAMPEONATO DE FUTEBOL ‘SUBURBÃO DA AROEIRA’”

Nome da Manifestação Cultural ou evento: Campeonato de Futebol ‘Suburbão da Aroeira’

Na comunidade de Aroeira, município de Cruz, estado do Ceará, a cada ano o Sr. José Augusto Aires, grande desportista, promove e organiza o Suburbão de Aroeira, que é um campeonato de futebol.
Neste campeonato, são envolvidas diversas equipes de diversos lugares, tanto do Município, quanto de municípios vizinhos, com o objetivo de revelar o esporte com o grande diversão.
O Suburbão tem duração de 04 meses. Os jogos acontecem aos domingos à tarde, no Estádio Badalão (campo de futebol), pertencente ao próprio organizador do Campeonato.
As tardes de domingo de aroeira são animadas. Crianças e adolescentes vão aos jogos vão com suas famílias em geral, assistir aos jogos, torcer por seu time e se divertir, pois enquanto as equipes jogam, às vezes seresteiros tocam e cantam, ou então tem um som animando os desportistas que ali se encontram.
Na final do Suburbão o público aumenta. São em média duas mil pessoas entre crianças e adultos, vão se divertindo ali, junto de seus familiares. Este evento é o maior Campeonato de Futebol do Município de Cruz.
É bom lembrar que na final do Suburbão autoridades municipais e regionais, incluindo políticos, prestigiam este evento.
Autor – Amanda Araújo Costa
01/07/2006
11 anos


Texto da Ficha 1
MANIFESTAÇÕES CULTURAIS E EVENTOS

“FESTAS JUNINAS”

Nome da Manifestação Cultural ou evento: Festa Junina

A EEF Santa Cecília realiza todos os anos sua festa junina.
Este evento começou na década de 1980, por uma moradora da comunidade, a Sra. Maria Marlene Aires, irmã da nossa diretora.
Marli Aires, nossa diretora, depois de muito tempo sem a ocorrência deste evento, tentou trazê-lo de volta.
O público que assiste à manifestação são crianças, adolescentes, adultos e idosos.
O evento é realizado na Danceteria Badallos, por não haver um espaço adequado em nossa escola. Os trajes usados pelos participantes são saias rodadas por mulheres e calças compridas e blusas de manga combinando com os vestidos das meninas pelos homens.
O local onde acontecem os eventos juninos é enfeitado com bandeirinhas coloridas, praia de coqueiros e outros ornamentos caipiras.
É uma festa animada, onde cada prestigiador do evento não quer perder um instante da quadrilha.
Autor – Benedito Quentor Brandão de Oliveira
27/06/2006
11 anos


Texto da Ficha 1
MANIFESTAÇÕES CULTURAIS E EVENTOS

“MÊS MARIANO”

Nome da Manifestação Cultural ou evento: Mês Mariano

No ano de 1968 as Sras. Maria do Carmo Aires e Maria das Graças começara a rezar as novenas para Nossa Senhora, a casa de Maria do Carmo Aires, depois de muitos anos foi construído o prédio da comunidade e as novenas passaram a ser rezadas nele. As novenas começaram ser rezadas com a imagem do coração de Maria, ela foi a primeira imagem a entrar no prédio da comunidade, hoje já existem outras imagens no altar como a de nossa Senhora de Fátima.
As novenas acontece todas as noites, são bastante participadas pelas crianças, jovens e idosos. São 31 dias de novenas.a cada dia as pessoas rezam por uma família e assim toda comunidade é envolvida nesse evento.
Após as novenas os fiéis permanecem no pátio dão prédio,ouvindo músicas que são tocadas pelas pessoas que são convidadas para animar a noite.enquanto isso, na barraquinha da comunidade religiosa é vendidos bolos, cocadas,sorvetes,etc.
É o mês mais esperado do ano por toda nossa comunidade e circunvizinhanças.Que Deus ajude nossa comunidade a crescer mais e melhor servir a vossa vontade.


Autor – Valéria Maria da Silva
30/06/2006
10 anos


Texto da Ficha 1
MANIFESTAÇÕES CULTURAIS E EVENTOS

“FESTA DA CASTANHA”

Nome da Manifestação Cultural ou evento: Festa da Castanha

A cada ano na Danceteria Badallos acontece a Festa da Castanha, em Aroeira.
Participam da festa aproximadamente 800 pessoas, entre homens e mulheres das mais diversas etnias.
A festa acontece anualmente com duração de 06 horas. Este evento aconteceu nos último dez anos, e a cada ano, fica melhor!
A festa acontece em homenagem ao maior produto da região (castanha). O idealizador José augusto queria criar uma festa de tradição para nossa comunidade, e deu certo.
Os ritmos são os mais variados: forró, axé, brega, Mpb. As pessoas se arrumam da melhor maneira que podem para a festa!
Autor – Antônia Dândase de Albuquerque
14/06/2006
12 anos

Texto da Ficha 2
OFÍCIOS E MODOS DE FAZER

“CAJUÍNA”
Nome do Ofício/ Modo de Fazer: Cajuína

Desde 1967 a Sra. Maria do Carmo Aires, mulher trabalhadeira e corajosa, faz cajuína. Aprendeu este ofício com uma amiga, e não mais o esqueceu. A cada ano sua cajuína fica mais saborosa, sendo muito procurada por quem já a provou.
Fazer cajuína exige muita paciência, pois é uma atividade que leva o dia todo., pois cedo precisa-se apanhar o caju para realizar os outros passos, e depois a cajuína vai ao fogo. O ofício é mais trabalhoso nesta parte porque o fogo não pode se apagar nem ficar muito forte, a Sra. Maria do Carmo tem de ficar a observá-lo.
Apesar de todo o trabalho, dona Maria do Carmo sente-se feliz em fazer cajuína.
Autor – Francisco Regiano Freitas
30/06/2006
13 anos


Texto da Ficha 2
OFÍCIOS E MODOS DE FAZER

“A ARTE DE FAZER CROCHÊ”

Nome do Ofício/ Modo de Fazer: Crochê

Rita Rodrigues Marques, filha de João Rodrigues Marques e Maria José Marques, mora em Aroeira, município de Cruz. Trabalha com crochê e faz preços de todos os tipos.
Nasceu em Caiçara, aos dois anos de idade veio morar em Aroeira. Por está sempre envolvida com pessoas que faziam crochê, aprendeu também a fazer.
Sua primeira peça foi um par de varandas. Com o passar do tempo, foi desenvolvendo seu trabalho, que hoje é uma fonte de sobrevivência para si e para as mulheres que trabalham com ela.
Uma das peças produzidas é um caminho de mesa com pano e crochê. Corta todos os paninhos do mesmo tamanho e depois faz o acabamento com crochê. Outra peça é a colcha de aplicação. São feitas várias aplicações pequenas e após junta-se todas, uma a uma.
Assim a vida segue. Em Aroeira muitas pessoas estão tirando o sustento do crochê.
Autor – Francisca Elailda Souza
16/06/2006
13 anos



Texto da Ficha 2
OFÍCIOS E MODOS DE FAZER

“A FARINHADA”

Nome do Ofício/ Modo de Fazer: Farinhada
A farinhada é uma atividade bastante praticada pelos moradores da comunidade de Aroeira.
Apesar de ser trabalhosa, ela é esperada por todos, por ser uma das fontes de renda de nosso povo.
O Sr. Josuberto Marques da Cunha é um dos mestres em farinhada aqui de nossa comunidade. Ele realiza esta atividade com muito gosto desde garoto. Na farinha e na goma feitas por ele ninguém bota defeito, pois aprendeu bem o ofício com seu pai.
As farinhadas geralmente acontecem em julho e agosto. Ela passa por vários processos antes de ser realizada: primeiro planta-se a roça e depois de um ano, arranca-se a mandioca. Para este trabalho é usada a enxada para arrancar a mandioca, o serrador para serrá-la e a prensa, para prensá-la. Os produtos finais são obviamente a goma e a farinha.
Autor – Regiane Célia de Lima
06/07/2006
13 anos

Texto da Ficha 3
LUGARES, PRÉDIOS E CONSTRUÇÕES

“O CENTRO COMUNITÁRIO”

O Centro Comunitário de Aroeira é conhecido como o Prédio da Comunidade.
O Prédio da Comunidade está localizado no centro da comunidade. Foi construído no ano de 1970, por iniciativa da Sra. Maria do Carmo Aires, que mobilizou a comunidade para a construção. Pessoas como João Gerônimo, Raimundo Bento de Queiroz, Maria do Carmo Aires, Odilon Paulo Pessoa e outros participaram do projeto, através de mutirão.
Para a realidade da comunidade o prédio seria construído para receber os moradores, mas hoje já não comporta a demanda. Mesmo assim ainda é um dos pontos históricos mais prestigiados da comunidade. As dependências do mesmo são usadas em eventos como: missas noturnas, celebração da palavra de deus, palestras, etc.
O Prédio da Comunidade foi construído com tijolos crus e seu teto com carnaúbas, plantas antigas da região.
Autor – Antônio Cleilton de Sousa
Data - 19/06/2006
Idade - 16 anos


Texto da Ficha 3
LUGARES, PRÉDIOS E CONSTRUÇÕES

“DANCETERIA BADALLOS”

A Danceteria Badallos Shows está localizada na comunidade de aroeira, município de Cruz.
É um lugar agradável e aconchegante. Lá já houve várias festas importantes, com grandes cantores e grandes bandas. Nela também acontece outros tipos de eventos importantes para nossa cultura: muitas vezes a EEF Santa Cecília e outras escolas utilizam este espaço para realizarem gincanas, bailes, festas folclóricas, etc.
Por isso a Badallos Shows é considerada importante na vida das pessoas de nossa comunidade e cidades vizinhas.
Dificilmente jovens das cidades vizinhas ainda não tem conhecido esta famosa danceteria. Suas festas são calmas e bem participadas.
O promotor dos eventos desta danceteria, o Sr. José Augusto Aires, procura organizar bem para atrair melhor o público.
Autor – Gustavo Sousa Aires
Data - 19/06/2006
Idade - 13 anos


Texto da Ficha 3
LUGARES, PRÉDIOS E CONSTRUÇÕES

“A ESCOLA”

A EEF Santa Cecília está localizada na comunidade de Aroeira, município de Cruz. Foi construída no ano de 1987 com apenas duas salas de aula, um diretoria, uma cozinha e um banheiro para meninos e outro para meninas.
Hoje, atende desde a educação Infantil à 8ª série. A escola é bastante florida, arborizada, limpa e organizada. A diretora é a Sra. Marli Aires Ferreira, que zela e incentiva toda a comunidade escolar a também zelar por nossa escola e seus equipamentos. Ela também luta muito por nossa aprendizagem e educação.
É na escola que se forma cidadãos dignos de respeito e de respeitar; de amar e de ser amado; e de reconhecer que somos iguais perante a lei e aos olhos de Deus.
Autor – José Cleilton do Nascimento
Data – 01/07/2006
Idade - 15 anos


Texto da Ficha 3
LUGARES, PRÉDIOS E CONSTRUÇÕES


“A ESCOLA”

A EEF Santa Cecília foi construída no ano de 1987, na administração do prefeito João Muniz Sobrinho.
O doador do terreno foi o sr. Francisco Edmilson Freitas. O mesmo não propôs à escola nenhum nome, já que teve a oportunidade de fazer isso. A secretária de Educação da época, a sra. Maria Alice do Nascimento, resolveu dar-lhe o nome de Santa Cecília, pois a mesma, quando vivia na terra, era uma jovem voltada para a cultura.
A EEF Santa Cecília, é bem arborizada, bastante limpa e organizada. Oferece Educação Infantil e o Ensino Fundamental completo. É uma escola muito respeitada e acreditada pela comunidade, pelo bom trabalho desenvolvido pela direção, professores e todos os outros funcionários.
Nossa escola além de promover uma boa educação, também promove eventos culturais que cada vez mais, faz dela, uma grande escola.
Autor – Valéria Maria da Silva
Data – 08/08/2006
Idade - 10 anos

Texto da Ficha 4
LENDAS, CAUSOS, SUPÉRSTIÇÕES E CURIOSIDADES

“EXPERIÊNCIA DE INVERNO NA NOITE DE NATAL”

No dia 24 de dezembro os agricultores fazem uma experiência para saber se vai ter um bom inverno no ano seguinte.
Eles olham para o céu e se avistarem uma barra escura, conhecida por Barra de Natal, é sinal que teremos um bom inverno. Então os agricultores ficam felizes e cheios de esperança para plantar e colher uma boa safra.
Autor – Valéria Maria da Silva
Data – 20/06/2006
Idade - 12 anos

Texto da Ficha 5
BRICADEIRAS E BRNQUEDOS INFANTIS



“TRISCA”

Ser criança é bom demais! Brincadeiras é o que não falta! Uma das que é muito praticada pelas crianças da comunidade de Aroeira é o trisca.
Pode ser realizada no pátio da escola, no quintal da nossa casa ou em qualquer lugar que seja amplo.
A brincadeira acontece da seguinte forma: um dos participantes estrala o dedo para os demais segurarem, quem pegar o dedo estralado, será o bicho. O triscador corre para pegar os outros, quem ele conseguir triscar, será o triscador. (não tem tempo determinado nem quantidade certa de participantes)
Não se sabe como surgiu esta brincadeira, mas sabe-se que é uma brincadeira do tempo dos nossos avós e dos nossos pais.
Toda criança e adolescente gosta de correr, pular e se divertir e esta é uma brincadeira que proporciona todo estes gostos.
Enfim, é muito importante relembrar algo que a gente praticou no passado e sabe que até hoje as crianças continuam brincando e gostando.


Autor – Maria Zeneide Brandão Araújo
Data – 20/06/2006
Idade - 12 anos

Texto da Ficha 6
FIGURAS POPULARES



“ODILON PAULO”

Odilon Paulo pessoa conhecida como Sr. Odilon nasceu em 14 de agosto de 1935, em Bela Cruz, porém mora na comunidade de Aroeira desde 1969.
Sua profissão é agricultor, nunca estudou, mas tem liderança na comunidade.
Recebeu de Deus o dom de rezar em crianças e adultos para algumas enfermidades.
O Sr. Odilon é uma pessoa popular e é muito dedicado à comunidade, em troca recebe a amizade e o carinho das pessoas. É um homem muito cat´lica, é referência para muitas pessoas.


Autor – Macineuda Ferreira da Costa
Data – 30/06/2006
Idade - 14 anos

Texto da Ficha 7
EXPRESSÕES E VOCÁBULOS

“NA MINHA MENTE”

“Na minha mente” é uma expressão usada por todos os moradores de Aroeira, e talvez dito também por quase toda a região.
É uma expressão usada que significa algo duvidoso. Nosso povo é humilde e mesmo que se forme, continua repetindo figuras como essa.
Devido à nossa cultura, e também de tanto ouvir, acabamos repetindo “na minha mente”...

Autor – Lucas Nascimento Costa
Data – 01/07/2006
Idade - 12 anos

Texto da Ficha 7
EXPRESSÕES E VOCÁBULOS

“NEGRADA”

“Negrada”, este vocábulo é bastante pronunciado pelos moradores de Aroeira. Por sermos humildes, simples e na grande maioria sem uma boa formação, vai e não vai, estamos falando “negrada”, e isto faz parte de nossa cultura.
Este vocábulo é usado quando uma pessoa fala se referindo a vários outros, daí, ao invés de dizer “gente”, diz-se “negrada”.

Autor – Daiane Nascimento Costa
Data – 04/07/2006
Idade - 11 anos


Texto da Ficha 7
EXPRESSÕES E VOCÁBULOS


“AR MARIA”

“Ar Maria” segundo a entrevistada, significa que quando ela toma um susto, ela diz este dito.
E também que é usada na comunidade, por isso as crianças passaram a falar, pois o pouco que sabemos passamos um para os outros, por isso que estamos fazendo este trabalho, que é o mapeamento das expressões culturais.
Segundo a entrevistada a importância da manifestação é passar o pouco que nós sabemos, devemos passar um para os outros. É a nossa cultura!!!

Autor – Francisca Ilaílda de Sousa
Data – 29/06/2006
Idade - 12 anos

Texto da Ficha 8
HISTORIAS LOCAIS

“AROEIRA”

A localidade de Aroeira se localiza no município de Cruz, a aproximadamente 33 km da sede.
É uma comunidade de mais ou menos 800 habitantes. Seu povo é de origem humilde, trabalhador e católico. Recebeu este nome devido às grandes plantações de árvores de aroeiras aqui existentes.
A principal fonte de renda dos habitantes desta localidade é a castanha de caju. A maioria das pessoas cultivam a lavoura, praticando a agricultura de subsistência.
As casa são feitas de alvenaria, mais ou menos próximas uma das outras. Aqui é um lugar pacato, aconchegante e de um povo feliz, longe das violências, graças a Deus.

Autor – Maria Cleidiane do Nascimento
Data – 30/06/2006
Idade - 12 anos

Texto da Ficha 10
INSTITUIÇÃO E ENTIDADES LOCAIS

“ASSOCIAÇÃO”

O Sr. Benedito Teixeira da Costa, atual presidente da Associação de Moradores de Aroeira, informou-nos que a mesma foi construída no dia 29 de maio de 1993 e que tem como objetivo a união dos moradores para desenvolver trabalhos e recursos para esta comunidade através da parceria com o Governo Federal, Estadual e Municipal.
Os fundadores da Associação dos Moradores de Aroeira foram os Srs. Raimundo Nonato Pessoa e Francisco Edmilson Freitas.
Esta Associação já trouxe vários projetos benéficos para nossa comunidade, como: rede elétrica, casa de farinha comunitária, trator, etc. mas ainda tem necessidades de ampliar a rede elétrica e trazer abastecimento de água para esta comunidade.

Autor – Daiane Nascimento Costa
Data – 30/06/2006
Idade - 11 anos



Texto da Ficha 10
INSTITUIÇÃO E ENTIDADES LOCAIS

“APM”

A Associação de Pais e Mestres da Escola de Ensino Fundamental Santa Cecília foi fundada no dia 24 de maio de 1997. a diretora Maria Marli Aires Ferreira foi a primeira Presidenta desta Associação.
Esta entidade não tem fins lucrativos, seus membros trabalham voluntariamente na tentativa de melhorar nossa educação e zelar por este patrimônio.
Uma vez por ano o MEC (Ministério da Educação e Cultura) envia através do PDDE ((Programa Dinheiro Direto na Escola) um recurso para a manutenção da escola em todos os sentidos. Este recurso é gasto num prazo determinado e fiscalizado por todos da APM.
Depois de gasto, a diretoria presta contas com toda a comunidade escolar e assim, voluntariamente todos se preocupam com a educação e o bem-estar de todos os aluno da EEF Santa Cecília.

Autor – Daiane Nascimento Costa
Data – 30/06/2006
Idade - 11 anos

Nenhum comentário: