quarta-feira, 20 de maio de 2015

Relatório Afro - brasileiro - Canema - 2015.1



E.E.F. FILOMENA MARTINS DOS SANTOS
Relatório de atividades do primeiro período letivo de 2015 – Cultura Afro­-brasileira e Indígena
Embasando-se na lei n.º 10.639/2003 que determina a obrigatoriedade do ensino da história e da cultura afro-brasileira e africana nos currículos escolares, percebemos a necessidade do aprofundamento nos assuntos referentes à cultura africana e afro-brasileira e o preconceito ainda existente quanto a elas. A E.E.F. Filomena Martins dos Santos preocupada em fazer cumprir essa lei e, sobretudo fazer com que o cidadão cruzense reconheça a importância dos povos africanos na história do Brasil, levando o nosso educando a reconhecer, respeitar e valorizar as contribuições do negro na formação da cultura brasileira.
Neste primeiro período letivo nas disciplinas de história e ensino religioso, com os alunos do 6º ao 9º ano, foram realizadas pesquisas, aulas expositivas, leitura e interpretação de textos, consultas em acervos bibliográficos e internet referente à contribuição no negro e do indígena na nossa cultura. O objetivo maior durante as explanações era fazer com que o aluno percebesse a importância da igualdade étnico-racial, rompendo com estigmas, com linguagens explicitadas ou não de inferioridade de negros e indígenas. Alguns temas obtiveram destaques no conhecimento da África de ontem e de hoje, a história do Brasil contada na perspectiva do negro com exemplos na política, na economia, nas artes, na sociedade em geral; apresentação de slides com imagens e subtemas relacionados a igualdade étnica e racial, abordando o sistema de cotas criado pelo governo, artigos (direitos e deveres), definição de racismo e preconceito. As atividades pesquisadas foram analisadas em sala durante as aulas de forma que o conhecimento foi sendo construído pelos alunos de acordo com as informações adquiridas durante as leituras, as reflexões realizadas durante às aulas com a turma e pelos debates após as pesquisas. Estudo em grupo dos temas: colonização, catequização e resistência indígena. A cada conteúdo trabalhado, vinha à tona o conflito da diversidade existente na escola e na sociedade, e as opiniões e sugestões foram sendo valorizados pelo professor, a medida que os alunos percebiam-se como parte dessa diversidade da qual estavam trabalhando. Uma data que obteve destaque foi o 25 de Março, no qual o Ceará foi a primeira província do Brasil a abolir a escravidão.
Ao final do período os alunos compreenderam que a história do povo africano e indígena é rica, e que apesar do sofrimento e das grandes batalhas por direitos, os negros e indígenas se tornaram componentes fundamentais na construção do Brasil hoje.

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