quarta-feira, 20 de maio de 2015

RELATÓRIO AFRO - BRASILEIRA E INDÍGENA - POÇO DOCE II - 2015.1





E.E.F. FRANCISCO DAS CHAGAS E SILVEIRA
POÇO DOCE II

RELATÓRIO SOBRE A CULTURA AFRO - BRASILEIRA E INDÍGENA
Durante o primeiro bimestre de 2015, na E.E.F. Francisco das Chagas e Silveira localizada em Poço Doce II, município de Cruz, estado do Ceará, foi trabalhado sobre a cultura afro-brasileira e indígena nas turmas de 6º ao 9º ano, sendo 66 alunos do sexo masculino e 56 do sexo feminino, totalizando  122 alunos.                                                                                                                                                                                                                                                
Dia 25 de março “Dia da abolição da escravatura no Ceará”, os professores apresentaram para os alunos do 6º ao 9º ano, a importância da data que para o estado do Ceará é um marco no processo de valorização da cultura afro-indígena para a sociedade, pois representa a libertação da escravatura no estado, sendo que a primeira cidade do Ceará a libertar os seus escravos foi Redenção, que hoje é conhecida pelo seu desenvolvimento cultural, pois tem como ponto crucial o “Museu Negro Liberto”, que fica na casa grande e na senzala onde muitos negros foram torturados. Foi apresentado slides com fotos daquelas pessoas que foram fundamentais para a abolição da escravatura no Ceará.
No dia 05 de maio, a professora Leidiane Dângela Vasconcelos trabalhou com os estudantes da turma do 9° ano “B” o estatuto da igualdade racial, onde apresentou para os alunos o vídeo: Rachel Sheherazade fala sobre racismo, em seguida, fez questionamentos com os estudantes  como: os negros são respeitados nas repartições públicas? São valorizados na sociedade? Qual a pior forma de preconceito contra os negros? E em seguida dividiu a turma em quatro grupos e pediu que eles fizessem cartazes referentes aos direitos dos negros na sociedade, logo após apresentaram de forma bastante interessante pois afirmaram que a sociedade ainda é muito preconceituosa e por esta razão os direitos dos negros acabam sendo violados. Enfim trabalhar a temática cultura afro-brasileira é muito instigante para os estudantes, pois eles se empolgam mostrando resultados positivos. 


Prof.  Leidiane / Prof. Jarbas

Coordenadora - Josineuda Vasconcelos

Nenhum comentário: