sexta-feira, 29 de abril de 2011

Grupos de Batuque em Cruz

O grupo de batuque BATUCAN - Batuque de Canema, vem a dois anos entoando os sons da cultura afro-brasileira (timbalada, samba, ...) entre os alunos da EEF Filomena Martins dos Santos. A idéia foi tão boa que o grupo já se apresenta por quase todo o município e já participou até em Fortaleza por ocasião da entrega do Selo Município Verde.

O grupo se utiliza de material reciclável para produzir seus instrumentos, como pedaços de madeira, latas e tambores alem de aproximadamente 30 crianças e adolescentes.

Este ano de 2011, duas novas escolas estão planejando aderir a idéia e abranger a comunidade de Lagoa Salgada e Caiçara - Distrito de Cruz. Desta forma espera-se envolver 100 crianças e adolescentes.


Os grupos de batuque fazem parte do Projeto Música na Escola que em Cruz ensina crianças e adolescentes também violão, teclado, flauta e coral, sendo beneficiadas mais 550 alunos.O projeto é apoiada pela Secretaria da Educação e está acontecendo em 8 escolas: Canema, Aningas, Tucuns, Centro, Lagoa Salgada, Cajueirinho I, Caiçara e Preá.

quarta-feira, 27 de abril de 2011

Abertura Projeto Música na Escola em Aningas

 Professores de Música presentes
 Pais e alunos
Crianças e adolescentes assistindo com atenção ao evento
Grupo Batucan de Canema na Abertura do evento


No último dia 26/04, no CEB Paulo Freire de Cruz, teve início oficialmente o Projeto Música na Escola com cursos de violão, teclado, flauta doce e coral.


Estiveram presentes os professores de Música Lidonildo de Canema, Marcelo de Lagoa Salgada, Paulo Costa de Caiçara e o professor Leandro de Aningas, além do Coord de Cultura Evaldo. Na ocasião o grupo de Batuque Batucan (batuque de Canema) fez a abertura do evento para um público de aproximadamente 100 pessoas entre alunos e pais na platéia.


Os professores e o coordenado presentes falaram aos pais e alunos sobre a importância do projeto e sobre como este poderia ajudar na vida dos inscritos. Foi apresentado também a metodologia de trabalho do projeto que inclui uma carga horário de leitura (Projeto Leitura Conectada) e ainda a integração dos alunos com os pais e sala de aula por meio dos prof de arte, contribuindo para a autonomia, coletividade, valorização da cultura popular entre outros princípios educacionais que abrangem o projeto.


Serão beneficiados diretamente na escola 110 alunos e de forma indireta toda a escola através dessa integração.

terça-feira, 26 de abril de 2011

Relatório do Encontro da Comissão Núcleo Movimento - 25/04/2011

No último encontro realizados foram planejadas atribuições finais importantes para o inicio dos trabalhos.
A professora Clede, coordenadora do Núcleo vai participar de um planejamento na Escola da Comunidade de Tucuns onde funcionará o núcleo para organizar as futuras ações.
Definições fechadas no encontro: Cada modalidade do núcleo poderá ter 12 a 20 alunos. O critério fundamental para se fazer parte do núcleo é estar estudando na faixa etária de 6 a 17 anos. No esporte as categorias serão de 6 a 8 , 9 a11, 12 a 15 e 16 a 17 anos; a meta de atendimento inicial para o núcleo será de 100 alunos; as inscrições serão realizadas a partir de uma reunião com os pais e a divulgação na comunidade a cargo da comissão de mesmo nome. Será criada uma ficha que ficará a cargo dos pais sendo que a inscrição final será feita pela coordenadora Clede, Michele Flávia e Renata.
A data da reunião com os pais ficou sob a responsabilidade da professora Clede. A mesma sugere o momento da disciplina na escola como espaço privilegiado para divulgação do núcleo, além é claro de cartazes.
O professor Evaldo sugeriu que o planejamento devesse ser organizado em partes integradas onde todos participam e um outro onde Esporte e Arte produzem suas metodologias, mas que posteriormente são revistas em conjunto.
O professor Edson explicou a metodologia do planejamento no esporte educacional, da seguinte forma: roda de conversa – atividades – brincadeiras populares – atividades – roda de conversa, que foi aprovado por todos presentes. Tudo isso baseado nos seguintes objetivos, também citados pelo professor Edson: Conceitual – saber / procedimental – fazer / atitudinal – ser (valores).
O regente de Bandas Jorge , afirmou que os monitores de arte tem como adaptar seus métodos ao citado pelo prof. Edson.
Sobre o dia do planejamento das ações do núcleo, ficou acertado que seria quinzenalmente, as sexta-feiras das 14h as 16h.
O professor Evaldo sugeriu que fossem registrados os e-mails de todos os presentes para que a comunicação pudesse ser mais ágil.

Emails dos representantes da comissão do núcleo:
xely5@hotmail.com – Michele


Estiveram presentes ao encontro do dia
Evaldo Vasconcelos
Edson Muniz
Clairton Freitas
Clede Regina
Jorge Paulo

Por: Evaldo Vasconcelos

quarta-feira, 20 de abril de 2011

Encontros Regionais do Selo Unicef terão início em maio




A rodada de Encontros Regionais do Selo Unicef tem início no dia 12 de maio. OS encontros tem o objetivo de capacitar os mobilizadores dos municípios nos temas de Participação Social.  Os temas são convivência com o semiárido; arte, cultura e comunicação; e esporte e cidadania.  
Cada município deverá comparecer ao Encontro com o seu articulador e um mobilizador adulto para cada tema citado acima, totalizando quatro participantes por município.  Após o encontro, esta equipe retorna ao município com o compromisso de formar e repassar o conteúdo para o grupo de trabalho de forma dinâmica e organizada.
Para mais informações, entrar em contato com Amélia Prudente, diretora técnica do Instituto Stela Naspolini: 85 4006.4058/ 85 4006.4059/ameliaprudente@apdmce.com.br
Abaixo segue a lista completa dos municípios divididos por regional.
Regional I – FORTALEZA
Data: 12 de maio
Local: Condomínio Espiritual Uirapuru – CEU – R. Alberto Craveiro, 2222 – Castelão
Municípios: Acarape, Apuiarés, Aquiraz, Aracati, Aracoiaba, Aratuba, Barreira, Baturité, Beberibe, Canindé, Caridade, Cascavel, Caucaia, Chorozinho, Eusébio, Fortim, General Sampaio, Guaiuba, Guaramiranga, Horizonte, Icapuí, Itaitinga, Maracanaú, Maranguape, Mulungu, Ocara, Pacajus, Pacatuba, Pacoti, Palhano, Palmácia, Paracuru, Paraipaba, Paramoti, Pentecoste, Pereiro, Pindoretama, Poranga, Potiretama, Redenção, São Gonçalo do Amarante, São João do Jaguaribe, São Luis do Curu, Tabuleiro do Norte, Tejuçuoca, Trairi, Umirim.

Regional II – CRATO
Data: 17 de maio
Local: Teatro Municipal Salviano Arraes – R. José de Alencar, S/N – Calçadão
Municípos: Aiuaba, Antonina do Norte, Araripe, Arneiroz, Assaré, Aurora, Baixio, Barbalha, Brejo Santo, Campos Sales, Caririaçu, Cariús, Catarina, Crato, Farias Brito, Granjeiro, Icó, Iguatu, Juazeiro do Norte, Jucás, Lavras da Mangabeira, Mauriti, Milagres, Missão Velha, Nova Olinda, Orós, Penaforte, Porteiras, Potengi, Saboeiro, Salitre, Santana do Cariri, Umari, Várzea Alegre.
Regional III – QUIXERAMOBIM
Data: 18 de maio
Local: Polo da Universidade Aberta do Brasil – Av. Dr. Joaquim Fernandes, 382 – Centro
Municípios: Acopiara, Alto Santo, Ararendá, Banabuiú, Boa Viagem, Choró, Crateús, Dep. Irapuan Pinheiro, Ibaretama, Ibicuitinga, Ipaporanga, Iracema, Itaiçaba, Itapiúna, Itatira, Jaguaretama, Jaguaribara, Jaguaribe, Jaguaruana, Limoeiro do Norte, Madalena, Milhã, Mombaça, Monsenhor Tabosa, Morada Nova, Novo Oriente, Parambu, Pedra Branca, Piquet Carneiro, Quiterianópolis, Quixadá, Quixelô, Quixeramobim, Quixeré, Russas, Solonópole, Tamboril, Tauá.
Regional IV – SOBRAL
Data: 19 de maio
Local: Escola de Comunicação, Ofícios e Artes – ECOA –Travessa Adriano Dias, 135
Municípios: Acaraú, Alcântara, Amontada, Barroquinha, Bela Cruz, Camocim, Cariré, Carnaubal, Catunda, Chaval, Coreaú, Croatá, Cruz, Forquilha, Frecheirinha, Graça, Granja, Groairas, Guaraciaba do Norte, Hidrolândia, Ibiapina, Ipu, Irauçuba, Itapajé, Itapipoca, Itarema, Jijoca, Marco, Massapê, Meruoca, Miraima, Morrinhos, Nova Russas, Pacujá, Reriutaba, Santa Quitéria, São Benedito, Sobral, Tururu, Ubajara, Uruburetama, Uruoca, Varjota, Viçosa do Ceará.

Original em: http://www.apdmce.org.br/?op=itLeitura&id_srv=2&id_tpc=6&nid_tpc=&id_grp=1&add=&lk=1&nti=610&l_nti=S&itg=S&st=&dst=3

Relatório do último encontro da Comissão do Núcleo Movimento de Cruz


Sexta-feira – 15/04/2011 – 18h

Das atribuições da reunião anterior foi visto que fica resolvido a questão do local Lions Club como sede. O professor Edson entrou em contato com o Presidente do Clube e este confirmou o apoio. A professora Clede Regina, que seria indicada para coordenar o Núcleo esteve presente e se prontificou a contribuir como tal desde que determinadas as funções e apoiada.
Nesta reunião o Professor Edson orientou a nova Coordenadora do Núcleo Clede sobre o funcionamento do Núcleo e repassou a todos os presentes o mesmo.
Em relação aos parceiros no Núcleo referente a temática Arte, estiveram presentes a reunião Isailton, Dieckson e Benedito, que foram apresentados pelo professor Evaldo e os mesmos falaram sobre as futuras atividades a serem desenvolvidas como o Grupo de Batucada e grupo de flautas doces.
O Regente de Banda Jorge Paulo propõe com o apoio da Banda de Música de Cruz oficinas com as crianças e jovens do Núcleo e se responsabiliza pelas atividades que no entanto não serão semanais.
O professor Clairton, prevê sua atuação depois que o núcleo estiver já em funcionamento, objetivando observar o trabalho para a partir de então desenvolver sua atuação na área de meio ambiente.
Foi proposto também neste mesmo dia se criar a metodologia de trabalho, passo para a próxima reunião bem como o cronograma de atividades, conforme abaixo. O professor Evaldo apresentou junto com os voluntários e parceiros sua proposta para a arte:
Grupo de Batuque: Sexta-feira – 9h as 11h
Grupos de Flauta: Segunda-feira – 10h as 11h / Terça-feira – 14h as 15h / Quinta-feira – 14h as 15h.
Oficinas com a Banda de Música: Foi exposta proposta para se trabalhar quinzenalmente, mas não acertada ainda para o cronograma.
O professor Ferreira lembrou a necessidade de se ter um momento para planejamento que não foi fixado ainda a data.
A professora Cecília, trouxe o nome de um novo voluntário para a Dança: Ednardo, mas ainda não confirmado.


PRÓXIMA PAUTA DO ENCONTRO:
Definição da divulgação;
Inscrição de alunos;
Início do Trabalho;
Dia do planejamento;
Conclusão do Cronograma.

Data: 25/04 – Horário: 18h as 19:30h



Estiveram presentes:
Clêde Regina
Cecília Brandão
Sueli Aparecida de Moraes
Michele Flávia da Costa
Clairton José de Freitas
José Ferreira de Sena
José Evaldo de Vasconcelos
Edvaldo Edson Muniz
Francisco Isailton Oliveira
Dieckson Wilson Ferreira
Jorge Paulo Silveira

segunda-feira, 18 de abril de 2011

Material da Caravana do Esporte e da Música - Prestação de Contas

A caravana do Esporte e da Música nos deixou uma ampla variedade de revistas, gibis, passatempos e livros.

Todo o material foi selecionado, separado e organizado em grupos de maneira que  cada escola do Município e Núcleo de Pró-Jovem Adolescente pudesse ser contemplado com a aquisição deste material. Também foram beneficiados a Biblioteca Municipal de Cruz e uma parte interessante do Material ficou guardada para ser usada no Núcleo Movimento a ser instalado.

Os livros Causos do ECA serão utilizados pela Coordenadora do SPE - Saúde e Prevenção nas Escolas e Conselho Tutelar da Cidade para realizar uma formação com professores e disponibilizar os livros para estudo e leitura dos alunos.

Quanto ao material esportivo ficou a cargo do Professor Edson Muniz fazer a seleção e distribuição.


Evaldo Vasconcelos

Coordenador de Cultura de Cruz

sexta-feira, 15 de abril de 2011

Buscando Parceiros para o Núcleo Movimento

Nos últimos encontros com o Projeto Música na Escola e Espaço Da Capo, estamos buscando parceiros voluntários para a idealização do Núcleo Movimento.


Em nossos diálogos com os professores e alunos destes projetos, orientamos sobre os princípios do Esporte Educacional e lançamos o convite a eles incentivando-os a participarem e se envolverem. Como resultado já temos dois amigos professores que se candidataram a ajudar e dois alunos num total de quatro. São eles: Isailton, Lidonildo Pereira, Laira e Benedito. Estes estarão contribuindo dentro da idéia do Núcleo na área da Musica com grupo de flauta doce – Isailton e com o grupo de Batuque – Lidonildo, Laira e Benedito.

Esperamos a partir de sexta-feira, próximo encontro com a comissão de formação do Núcleo poder contar com a presença de todos e ainda estarmos movimentando a divulgação e inicio das inscrições de alunos e da comunidade.
 
Por: Evaldo Vasconcelos

terça-feira, 12 de abril de 2011

Duas novas salas de Música em cruz no Projeto Música na Escola


Em abril acontece o reinício do Projeto Mùsica na Escola nas escolas da rede municipal de ensino.
Este ano com duas novidades. Duas novas salas de música: uma em Aningas e uma outra em Caiçara. Com este novo equipamento espera-se abranger diretamente outros 100 alunos com Curso de Violão Teclado, Coral e Grupo de Batuque.
Dia 12/04 aconteceu a primeira reunião entre os professores de Música e a Coordenação de Cultura para dar um pontapé inicial nas atividades e organizar todo o material necessário e informãções para que tudo ocorra conforme o esperado e que os alunos possam ser beneficiados com as aulas o quanto antes.
Este ano também o Projeto adere em sua metodologia de trabalho os princípios do Esporte Educacional:  1. INCLUSÃO DE TODOS; 2. CONSTRUÇÃO COLETIVA;  3. RESPEITO À DIVERSIDADE; 4. EDUCAÇÃO INTEGRAL; 5. RUMO À AUTONOMIA, tendo como semente a Caravana do Esporte e da Música em Cruz. Estes princípios fizeram parte de estudo nesse primeiro encontro e os professores foram questionados sobre  o que fazer para desenvolvermos a autonomia das crianças para que elas ensinem a outras crianças e para que elas possam continuar aprendendo mesmo depois do Curso? Dentre as respostas, são listadas abaixo:
"Posso estimular a diversão com a música de modo que o trabalho se torne agradável e que o aluno tenha vontade por continuar estudando, mesmo sozinho e ainda tenha curiosidade por trocar experiências com os colegas. Também é importante que eles dominem a base da música tendo as informações necessárias ao estudo autônomo. É preciso mais que tocar música, é preciso sentir o que se toca" Prof. Elói Filho
Despertar a criatividade dando-lhes oportunidades de serem monitores para que possam sentir de perto o passo a passo um professor de Música, sendo assim exploraremos o seu lado 'oculto' de quem sabe, um futuro mestre. Isso é um ciclo uma semente que igual a hereditariedade será passado por cada geração ou grupo novo de alunos" Prof. Lidonildo Costa.
"Incentivar e orientar os alunos no dia-a-dia da escola a aprenderem, pesquisarem  para conhecer o conteúdo e a prática do curso, as músicas da região de uma forma que eles já busquem esta autonomia. De um forma que eles não esperem somente pelo professor mas busquem sempre caminhar sozinhos". Prof. Baltar.
"Incentivá-los sempre a mostrar a sua capacidade do que aprendeu para a comunidade para sua escola e amigos sendo autõnomo das suas habilidades artísticas". Prof. Francisco.
"A música é uma arte que desperta muito a curiosidade das crianças. Principalmente associado ao brincar, a espontaneidade e a leveza da criança ao aprender música poderia ser um ponto de partida para uma metologia mais envolvente e que desperte uma autonomia prática nos alunos de música". Prof. Leandro.
"Mostrar a eles que são capazes de repassar o que aprenderam durante o período que pssaram no Curso e incentivar a não deixar de lado o pouco que aprenderam, pois sabemos que no momento que o aluno passa a desenvolver o que aprende ele terá mais possibilidade de se desenvolver principalmente quando procura repassar o que aprende" - Prof Marcelo Freitas.
"Incentivando ao aluno buscar informações habilidades e interesse pelo instrumento" Prof. Paulo Costa.

sábado, 9 de abril de 2011

Núcleo Movimento de Cruz - Caravana do Esporte e da Música

O Núcleo Movimento de Cruz está iniciando sua organização visando fazer acontecer nosso núcleo de Cruz, no Ceará. Neste sábado, estivemos reunidos com os integrantes que se propuseram a participar do núcleo de Cruz e já estamos propondo os primeiros passos para organizar esse novo equipamente de arte e
esporte em Cruz. 
Traçamos algumas metas e apontamos novos possíveis voluntários. Estamos tentando ver um coordenador geral e um de divulgação.
Na parte da Arte da qual faço parte, temos a prentensão de organizar movimentos na área de música, por meio da formação de um grupo de Batuque com incremento de tambores, latas e um de flauta doce, tendo o apoio dos músicos da Banda de Música da Cidade. Outra idéia defendida pelo grupo foi um momento para estarmos também trabalhando a dança. Todos nos princípios da Caravana do Esporte e da Música, pelo menos vamos tentar.
Estiveram presentes: Evaldo Vasconcelos, Edson Muniz, Ferreira, Clairton, Renata, Jorge Silveira, Michele e Cecília.

Outros tópicos da Reunião:
Prof. Clairton se prontifica a desenvolver um trabalho com xadrez educacional; Professor Edson observará o espaço sugerido Lions Club e Escola de Tucuns e a possibilidade da Coordenadora do Polo - Clede. Professor Evaldo propõe criaçao do grupo de Batuque com apoio do material. Próximo encontro dia 15/04/2011 as 18h.Evaldo Vasconcelos


Mensagem da Professora da Caravana sobre o nosso núcleo de Cruz:

Prezado Evaldo.



Fico feliz em ver que os trabalhos estão bem encaminhados para o funcionamento do Núcleo Movimento em Cruz.


Como sou professora da Caravana da Música e atuei nas tendas com as crianças, tenho uma sugestão para os organizadores da parte de Arte: Que tal pesquisar a história da cidade e resgatar cantigas e danças antigas do lugar?


Provavelmente, com um conhecimento maior do seu passado, a cidade será muito mais forte na sua identidade e poderá crescer muito mais culturalmente, não é? Com certeza existem pessoas mais velhas que devem ter histórias, danças e músicas que podem não ser lembradas pela maioria da população, mas que podem ser reaprendidas e repassadas para a nova geração.


Devem existir pessoas, como o grupo de repentistas que vimos na nossa chegada à cidade, que pode ensinar para os mais novos como se cantar Cordel, como se criar Repentes. Já pensaram em um concurso de cordel ou de Repente com os alunos do Núcleo ou até mesmo nas escolas? Depois de alguns anos, isso pode crescer muito!


O Núcleo Movimento em parceria com as escolas, pode provocar uma revolução cultural na cidade.


Eu acredito.


Atenciosamente,


Heloisa Leone (Professora de Música da Caravana).


Profesor Joao Batista Freire:

Amigos de Cruz:


Carregar essa cruz é tarefa leve, quando tantas pessoas de boa vontade se juntam. Creio que se juntam para fazer algo por uma cidade sempre melhor. Aliás, esse pode ser o mote da reunião do fórum virtual em maio: O que podemos fazer para melhorar nossa cidade?

Acho que o objetivo de todos aqueles que doam uma parte de seu tempo e energia, de sua força de trabalho, é fazer o bem para as outras pessoas. E esse fazer bem para os outros faz bem para a gente.

Procurem se informar sobre as experiências em outros núcleos. Usem nossa rede "nucleomovimentocaravana" para se comunicar com Núcleos-Movimento em boa parte do Brasil.

Parabéns pelas iniciativas e pelo entusiasmo.

Do amigo sempre à disposição. Prof. João


João Batista Freire

http://blog.cev.org.br/joaofreire

http://twitter.com/jbfreire

sexta-feira, 8 de abril de 2011

Um dia de dança e música




Cantei no circo da Música
dancei tocando chocalho
ganhei uma blusa
escorreguei na lama
dancei no ritmo da música relaxante
cantei música da bahia
me cansei de tanto dançar
estava com uma sede tremenda
brinquei com lucas e lumineiro
fiz vários amigos,
brinquei em volta da quadra
fiquei com os pés machucados
quando fui pra casa, logo fui pra cama
na vila olímpica vivi
uma história em quadrinhos.

Depoimento do aluno João Victor, 6º ano da EEF Leopoldo Manoel de Medeiros, Preá,  sobre sua visita a Vila olímpica de Cruz durante a Caravana do Esporte e da Música em nossa cidade.

segunda-feira, 4 de abril de 2011

Atendimento da criança

Em Cruz, o atendimento as crianças também não existe discriminação assim como afirma a coordenadora dos PSF,s de Cruz em relato abaixo:

O atendimento da criança nas unidades básicas de saúde da família acontece de forma sistemática, sendo programado por cada equipe, de acordo com as necessidades locais de cada região.


Em geral, os atendimentos são divididos em:
Hipertensos e diabéticos;
Visitas domiciliares;
Planejamento familiar e prevenção ginecológica;
Demanda livre.

Desse modo, a consulta da criança é realizada em qualquer momento, independente do grupo que está em atendimento, não havendo nenhum tipo de prioridade ou discriminação.

TALLITA MUNIZ DA SILVEIRA FIGUEIRA
Coord. Atenção Básica

domingo, 3 de abril de 2011

Nota do Site da ESPN sobre a Caravana


O Ceará recebe a visita da Caravana do Esporte e da Música . A cidade de Cruz, primeira parada da Caravana 2011, é também a primeira a receber o projeto no Estado. Aguardada com grande expectativa pelos cruzenses, a Caravana levou à cidade o seu time de professores e atletas para atender a 3000 crianças. Dessa primeira caravana do ano, participaram também os atletas super campeões em suas categorias: Bruno Souza (handball), Manoel Tobias (futsal) e Fabiana (atletismo e bobsled). O cantor Fagner também vestiu a camisa da Caravana. O artista e o jogador Manoel Tobias entraram em campo com as crianças em uma partida emocionante.
Com platéia lotada, o espetáculo do Cirquerê, o circo da Caravana, também foi um dos momentos mais marcantes da passagem do projeto pela cidade.
O ciclo de atividades da Caravana em Cruz se encerrou nessa quinta-feira. No começo de maio, o projeto ruma para um novo destino, a cidade de Peixes, no Tocantins.

sexta-feira, 1 de abril de 2011

Casal de bonecas negras é distribuído a todas as escolas públicas de Cruz

 Bonecas confeccionadas por artesã de Cruz
 Entrega de bonecas aos diretores escolares.
 Diretores munidos das bonecas para trabalho nas escolas
 Atividade da Professora Silene com crianças e as bonecas negras
Crianças fazendo uso da brincadeira com bonecas negras junto a História de João e Maria


A Secretaria da Educação de Cruz por intermédio do Projeto SPE – Saúde e prevenção nas escolas solicitou a confecção de 25 casais de bonecas negras através de artesãs de Cruz. Além de incentivar a produção local, a secretaria busca



Um dos objetivos é fazer com que as crianças manuseiem as bonecas e desde pequenas comecem a perder a questão preconceituosa de cor, tão presente em nossa sociedade e possa também perder laços discriminatórios entre os colegas. Uma alternativa para uma pesquisa realizada por Oprah Winfrey que afirma: “Pode parecer uma besteira, mas fico imaginando essas cabecinhas, sendo metralhadas por padrões globalizados de beleza branca, loiras, cabelos lisos, modelos que elas nunca serão, como elas podem acreditar que são bonitas? Que tem cabelos bonitos?” Tudo isso materializados em 'bonecas brancas'.


Já respondendo as expectativas do envio das bonecas foi realizada a seguinte atividade no CEB Maria Pereira Brandão.


A professora Cilene Sousa utilizou os bonecos negros para contar a historia de Joao e Maria para os alunos do 1 ano. As crianças adoraram a idéia e ate deram nome aos bonecos, os mesmos dos personagens da história, João e Maria.


Jeane Rocha - Coordenadora da Escola





Por Evaldo Vasconcelos