terça-feira, 12 de abril de 2011

Duas novas salas de Música em cruz no Projeto Música na Escola


Em abril acontece o reinício do Projeto Mùsica na Escola nas escolas da rede municipal de ensino.
Este ano com duas novidades. Duas novas salas de música: uma em Aningas e uma outra em Caiçara. Com este novo equipamento espera-se abranger diretamente outros 100 alunos com Curso de Violão Teclado, Coral e Grupo de Batuque.
Dia 12/04 aconteceu a primeira reunião entre os professores de Música e a Coordenação de Cultura para dar um pontapé inicial nas atividades e organizar todo o material necessário e informãções para que tudo ocorra conforme o esperado e que os alunos possam ser beneficiados com as aulas o quanto antes.
Este ano também o Projeto adere em sua metodologia de trabalho os princípios do Esporte Educacional:  1. INCLUSÃO DE TODOS; 2. CONSTRUÇÃO COLETIVA;  3. RESPEITO À DIVERSIDADE; 4. EDUCAÇÃO INTEGRAL; 5. RUMO À AUTONOMIA, tendo como semente a Caravana do Esporte e da Música em Cruz. Estes princípios fizeram parte de estudo nesse primeiro encontro e os professores foram questionados sobre  o que fazer para desenvolvermos a autonomia das crianças para que elas ensinem a outras crianças e para que elas possam continuar aprendendo mesmo depois do Curso? Dentre as respostas, são listadas abaixo:
"Posso estimular a diversão com a música de modo que o trabalho se torne agradável e que o aluno tenha vontade por continuar estudando, mesmo sozinho e ainda tenha curiosidade por trocar experiências com os colegas. Também é importante que eles dominem a base da música tendo as informações necessárias ao estudo autônomo. É preciso mais que tocar música, é preciso sentir o que se toca" Prof. Elói Filho
Despertar a criatividade dando-lhes oportunidades de serem monitores para que possam sentir de perto o passo a passo um professor de Música, sendo assim exploraremos o seu lado 'oculto' de quem sabe, um futuro mestre. Isso é um ciclo uma semente que igual a hereditariedade será passado por cada geração ou grupo novo de alunos" Prof. Lidonildo Costa.
"Incentivar e orientar os alunos no dia-a-dia da escola a aprenderem, pesquisarem  para conhecer o conteúdo e a prática do curso, as músicas da região de uma forma que eles já busquem esta autonomia. De um forma que eles não esperem somente pelo professor mas busquem sempre caminhar sozinhos". Prof. Baltar.
"Incentivá-los sempre a mostrar a sua capacidade do que aprendeu para a comunidade para sua escola e amigos sendo autõnomo das suas habilidades artísticas". Prof. Francisco.
"A música é uma arte que desperta muito a curiosidade das crianças. Principalmente associado ao brincar, a espontaneidade e a leveza da criança ao aprender música poderia ser um ponto de partida para uma metologia mais envolvente e que desperte uma autonomia prática nos alunos de música". Prof. Leandro.
"Mostrar a eles que são capazes de repassar o que aprenderam durante o período que pssaram no Curso e incentivar a não deixar de lado o pouco que aprenderam, pois sabemos que no momento que o aluno passa a desenvolver o que aprende ele terá mais possibilidade de se desenvolver principalmente quando procura repassar o que aprende" - Prof Marcelo Freitas.
"Incentivando ao aluno buscar informações habilidades e interesse pelo instrumento" Prof. Paulo Costa.

Nenhum comentário: