terça-feira, 29 de março de 2011

Grupo Batucan dá um show na Caravana do Esporte e da Música

O Grupo de Batuque BATUCAN da Escola de Canema, coordenado pelo Professor Lidonildo, se apresentou na abertura da Caravana dia 28 e no primeiro dia com as atividades com as crianças dia 29/03, sendo muito bem comentado por todos os professores e convidados da Caravana.

O professor Joilson da Caravana do Esporte ressaltou a importância do projeto para a cidade e afirmou também possuir uma atração toda especial pelo ritmo, afirmando ainda que também tem um trabalho muito parecido na cidade em que mora em São Paulo.

O Grupo vai fazer parte do Documentário que está sendo gravado pela ESPN Brasil para o período da Carvana em Cruz, a qual também afirmou todo um carinho com o grupo de crianças e adolescentes.

Caravana do Esporte e da Música no Diário do Nordeste

Incentivo ao esporte e arte será tema de projeto que chega ao Litoral Oeste, hoje, com presença de atletas


Fortaleza A partir de hoje, o Município de Cruz, a 246Km desta Capital, sedia o maior evento esportivo e cultural de sua história: as Caravanas do Esporte e da Música. A solenidade de abertura inicia às 20 horas, na Praça Afonso Fontes, com a participação da comunidade, autoridades locais e representantes das instituições realizadoras do evento: ESPN Brasil, Unicef, Instituto Esporte e Educação (IEE), de Ana Moser, Instituto Sol da Liberdade, de Daniela Mercury, e Instituto Stela Naspolini (ISN). Marcarão presença, também, os atletas Bruno Souza, considerado o terceiro melhor jogador de handebol do mundo; Fabiana dos Santos, do atletismo e levantamento de peso; Manoel Tobias, maior artilheiro da seleção brasileira de futsal; e a dupla de vôlei de praia pentacampeã mundial, Larissa e Juliana.

Até quinta-feira, 3 mil crianças e adolescentes, de 7 a 14 anos, e 250 professores da rede pública municipal e estadual de ensino participarão de atividades esportivas e artísticas desenvolvidas pelas Caravanas. Uma equipe, de cerca de 50 profissionais, educadores, atletas e músicos, se dividirá nas estações de judô, basquete, atletismo, ginástica, handebol, tênis, vôlei e futebol, montados na Vila Olímpica da cidade, além da oficina de jogos e da tenda especialmente montada para a Caravana da Música. Além de jogar, brincar e cantar, os participantes aprenderão a produzir instrumentos, com materiais recicláveis, e a criar suas próprias brincadeiras e jogos.

"As atividades de esporte serão realizadas em rodízio. Montamos as estações em forma de circuito, para que as crianças e adolescentes passem por todas as atividades", explicou a produtora da Caravana, Luciana Bellintani. "Ao mesmo tempo da ação social, temos a formação de 250 professores da rede municipal de ensino", complementa. A metodologia utilizada nas atividades será a do Esporte Educacional, já disseminada nacionalmente pelo IEE, e localmente pelo ISN, seguindo os princípios de participação de todos, educação integral, construção coletiva e respeito; diversidade, valorização da cultura local e rumo à autonomia.

A presidente do ISN, Vânia Dutra, secretária de Cultura de Horizonte, comemora a vinda do evento para o Ceará. "A vinda da Caravana é fruto de uma parceria com o IEE, há cerca de 3 anos, para a implantação dos núcleos de esporte e cidadania nos Municípios atendidos pelo Programa Ceará Cresce Brincando (CCB)". Além de Cruz, educadores de Assaré, Viçosa do Ceará, Hidrolândia, Itaiçaba, Tejuçuoca, Beberibe e Itarema também estão presentes, participantes do programa.

Para o educador físico, Edson Muniz, e coordenador do CCB em Cruz, realizar o evento na sua cidade será a concretização de um sonho. "Eu tinha muita vontade de participar e agora na minha cidade está acontecendo isso. É um trabalho que não tem tanta dificuldade, vem confirmar o que a gente defende, o esporte como direito", comemora. Ele não esconde a felicidade de receber os grandes nomes da área, e já mostra seu favoritismo: "o grande nome da educação física, João Batista Freire, confirmou presença. Se alguém não tinha ainda a decisão de trabalhar o esporte de forma diferenciada, agora vem gente de fora e com essa experiência para dizer que dá certo".

Em Cruz, o CBB implantou 15 Núcleos de Esporte e Cidadania, nas comunidades e escolas. Somente em 2010, foram atendidas 850 crianças e adolescentes, no contra-turno, com atividades esportivas que desenvolvem o corpo, a mente e os valores de participação, solidariedade, respeito, diversidade, entre outros, com a criançada. "O nosso objetivo é formar cidadãos e não atletas", diz Edson.

Logo mais a noite, além da recepção aos atletas, o público que se dirigir à Praça Afonso Fontes, verá a apresentação do sanfoneiro Edmilson Nascimento; a execução do Hino Nacional, pela Banda de Música Padre Valdery; a sonoridade do Grupo de Batuque Batucan, formado por adolescentes da E.E.F. Filomeno Martins dos Santos, da localidade de Canema; a rima dos repentistas João Abraão e Zé Alfredo; e, ainda, apresentação de Grupo de Pop Rock Local. Amanhã, as atividades iniciam a partir das 8 horas, na Vila Olímpica, e seguem até quinta-feira. No encerramento, um momento solene será destinado para entrega de certificados aos professores participantes do curso da Caravana.


MAIS INFORMAÇÕES
Instituto Stela Naspolini
Av. Oliveira Paiva, 2621 - Seis Bocas - Ed. Aprece - Fortaleza (CE)
Telefone: (85) 4006.4058
Original em: http://diariodonordeste.globo.com/materia.asp?codigo=954503

Site Ceará Cresce brincando divulga Caravana do Esporte e da Música

Caravanas do Esporte e Música, em Cruz

Publicado em março 21, 2011 por Ceará Cresce Brincando


Esporte e arte para a educação e o desenvolvimento humano. Esta é a essência dos projetos Caravana do Esporte e Caravana da Música que chegam ao Município de Cruz nos dias 28, 29, 30 e 31 de março. Crianças, adolescentes e professores participarão das atividades neste período.

Com uma equipe de mestres em Educação e uma rede de mais de 50 grandes ídolos do esporte brasileiro, a Caravana realiza, mensalmente, atividades esportivas e artísticas com foco educacional para municípios de baixos índices sociais do país, tendo como prioridade as seguintes regiões: Semiárido, Amazônia, comunidades tradicionais quilombolas e indígenas, e periferias de grandes centros urbanos.

Em Cruz, serão atendidas cerca de 3.000 crianças e adolescentes, de 7 a 14 anos, e 275 professores da rede pública de Cruz e de outros oito municípios que recebem as ações do Programa Ceará Cresce Brincando (Assaré, Viçosa do Ceará, Hidrolândia, Itaiçaba, Tejuçuoca, Beberibe e Itarema). As crianças e adolescentes se dividirão em espaços, como: estações de judô, basquete, atletismo, ginástica, handebol, tênis, vôlei e futebol. Além da oficina de jogos e da tenda especialmente montada para a Caravana da Música.

Já os professores passarão por uma formação com carga horária de 24 horas/aula e trabalharão assuntos relacionados à música e ao esporte. Ainda na programação, consta uma oficina de meio ambiente, destinada a líderes comunitários, jovens lideranças e agentes de saúde. O objetivo é que todos esses profissionais apreendam a metodologia da Caravana e se tornem multiplicadores do esporte, da música e da arte em seus municípios.

Desde 2005, a Caravana já atendeu diretamente 130 mil crianças e adolescentes e mais de 13 mil professores da rede pública de ensino de 51 municípios de 15 estados brasileiros. Com atividades que seguem os princípios de participação de todos, educação integral, construção coletiva, respeito à diversidade, valorização da cultura local e rumo à autonomia.

Os principais resultados obtidos com o projeto são: queda na evasão escolar, maior envolvimento dos pais nas atividades da escola, maior participação das crianças em sala de aula, diminuição da violência e do trabalho infantil, maior motivação dos profissionais da educação pública e construção de políticas públicas para a garantia dos direitos da criança e do adolescente.

Em seu sexto ano de atuação, a Caravana traz novidades: o projeto está inscrito na Lei de Incentivo ao Esporte/Ministério do Esporte, que permite às empresas investirem parte do imposto de renda em projetos esportivos. Neste ano, o projeto ganhou o apoio de importantes patrocinadores como Fundação Telefônica, Itaú, CCR, Pepsico e Nextel. No Ceará, Assaré e Viçosa do Ceará também sediarão edições da Caravana do Esporte e da Música que acontecem em julho e agosto deste ano, respectivamente.

A realização é da ESPN Brasil em parceria nacional com o UNICEF, Instituto Esporte e Educação, de Ana Moser, e Instituto Sol da Liberdade, de Daniela Mercury. No Ceará, o Instituto Stela Naspolini (ISN) é o apoiador local.

SERVIÇO
O que: Caravana do Esporte e da Música
Onde: Centro de Educação Infantil e Vila Olímpica/Cruz
Quando: 28 a 31 de março

Mais informações:

Assessoria de Imprensa
Ceará Cresce Brincando

Emanuelle Lobo – 85 8747.7192
Bárbara Janiques – 85 9912.0243
UNICEF
Ana Márcia Diógenes – 85 9928.0012

Original em: http://cearacrescebrincando.wordpress.com/2011/03/21/caravanas-do-esporte-e-musica-em-cruz/

Site “O Fuxico” fala sobre a visita da Caravana do Esporte e da Música

O site “O Fuxico” divulgou notícia em quem enfatiza o trabalho da estrela Daniela Mercury frente à Caravana da Música, e na mesma, fala sobre a visita do projeto ao nosso Município. Leia:

O Fuxico – 29.03.2011

Daniela Mercury retoma projeto social em 2011
Cantora comanda a Caravana da Música, que visitará a cidade de Cruz, no Ceará
A Caravana da Música, de Daniela Mercury, está de volta à estrada. Até quinta-feira (31), o projeto social visita a cidade de Cruz, no Ceará, onde é aguardado com grande expectativa. Há mais de uma semana, faixas espalhadas pela cidade que fica a 240 Km de Fortaleza anunciam a chegada da Caravana.
Na Vila Olímpica de Cruz, local escolhido para a realização do projeto, foi montada uma grande infra-estrutura para que 3000 mil crianças possam experimentar, de forma muito especial, a música, a dança e também as artes plásticas. No local, foi erguido também o Cirquerê, uma pequena fábrica de magia e gargalhadas. Em Cruz, a Caravana e o Cirquerê receberão, em caráter especial, a visita do artista Fagner.
O evento de abertura da Caravana em Cruz será realizado hoje, às 19:30, e contará com a participação do Prefeito da cidade, Secretários de Educação e Cultura, dos professores da Caravana, da Diretora do Projeto, Adriana Saldanha, da comunidade e também de grupos artísticos da cidade. Amanhã, 29.03, a partir das 8h, começam as atividades com as crianças e professores.

Por: Felipe Souto Maior (Redação “O Fuxico”) / Foto: Divulgação/Felipe Souto Maior
Original em: Site “O Fuxico”

sexta-feira, 25 de março de 2011

Caminhão da Caravana em Cruz

 Caminhão da Caravana do Esporte e da Música na Vila Olímpica de Cruz
Equipe da Caravana do Esporte e da Música com Representantes de Cruz
 Produtos para formação de professores na EEIF Constância de Sousa Muniz
 Entrevista com Rui Aguiar do UNICEF comentando sobre a Caravana do Esporte e da Música
Secretário de Educação de Cruz fala sobre a importancia da Caravana para o Município

PROPOSTA DE PAUTA DO EVENTO DE ABERTURA DA CARAVANA DO ESPORTE E DA MÚSICA



28/03 - SEGUNDA-FEIRA - 20h - PRAÇA AFONSO FONTES
18h - Apresentação de Capoeira na Praça antes do Evento
Recepção ao publico presente pelo mestre de cerimônia;
Chegada do ônibus da caravana e descida triunfal das estrelas na Praça Afonso Fontes;
Apresentação do Sanfoneiro Edmilson Nascimento na Recepção dos atletas e pelo Prefeito Municipal
Execução do Hino Nacional – Banda de Música Pe. Valdery de Cruz;
Apresentação da Equipe da Caravana pelo mestre de Cerimônias;
Grupo de Batuque Batucan – formado por adolescentes da escola de Canema – EEF Filomeno Martins dos Santos;
Apresentação dos repentistas João Abraão e Zé Alfredo;
Discurso do Prefeito e Autoridades;
Palavra da Diretora da Caravana Sra. Adriana Saldanha
Apresentação do Grupo de Pop Rock Local; Após o evento


Proposta de Encerramento - 31/03 19h - Ginásio Poliesportivo Josino Bernardino Muniz
Execução do Hino Nacional
Apresentação de Dança dos Projetos Extra-escolares Amigos da Leitura e Pró-Jovem Adolescente.
Entrega de Certificados aos professores e Kit de Material de Doação da Caravana ao Município.
Apresentação de Quadrilha Junina

Obs. A pauta dos dias pode sofrer alterações.

segunda-feira, 21 de março de 2011

Caravana do Esporte e da Música em Cruz

Está tudo pronto para recebermos nos dias 29, 30 e 31/03/2011, na Vila Olímpica da Cidade, a comitiva da Caravana do Esporte e da Música que conta como parceiros ESPN Brasil, UNICEF, Instituto Esporte e Educação, de Ana Moser, e Instituto Sol da Liberdade, de Daniela Mercury. Os projetos já atenderam desde 2005, 130 mil crianças e mais de 13 mil professores da rede pública de ensino.



Reuniões entre secretários, funcionários de apoio entre outros estão sendo realizadas e os contatos equipamentos necessários estão sendo providenciados para que tudo ocorra dentro das expectativas previstas. O Governo Municipal vem mobilizando todos os envolvidos e dando condições para que o evento seja um sucesso.


A equipe da coordenação do projeto que vai ter todo o apoio do Governo Municipal na realização das atividades conta com tendas, estações esportivas, salas de formação de professores e a gravação de entrevistas e reportagens sobre a cidade, que serão exibidas pela ESPN Brasil. Estarão participando também uma equipe de atletas olímpicos, músicos e professores de reconhecimento nacional.


As atividades em Cruz, abrangem um total de 3.000 mil crianças e adolescentes, na faixa etária de 8 a 14 anos, nas dependências da Vila Olímpica de Cruz e, ainda 270 professores nas modalidades de Esporte e da Música e Meio Ambiente. A capacitação dos professores ocorrerá na EEIF Constância de Sousa Muniz, estruturada para receber todos os professores e profissionais da Caravana do Esporte e da Música.

quinta-feira, 17 de março de 2011

Concurso de Redações no Site do UNCEF

O Concurso de Redações promovida pela Secretaria da Educação com as escolas públicas municipais foi destacado nas ações do site do Selo UNICEF na Campanha contra o racismo

Nota na íntegra:
Confira as duas redações vencedoras do V Concurso de Produções Textuais de Emancipação Municipal 2011, realizado na cidade de Cruz, no Ceará. O tema foi “Diversidade étnico-racial em minha comunidade” e a mensagem foi enviada pela Coordenação de Cultura de Cruz:


Um pouco diferente

EEF. Macário José de Farias
Aluno: Alesson Arantes Silveira
8º Ano, Idade: 13
Professora: Maria Rosimeire Vasconcelos Costa

Vivemos em uma comunidade onde somos compartilhadores de várias culturas e origens, pois a diversidade sempre está presente, seja na raça, cor ou costumes. Cada um com sua característica própria faz parte dessa comunidade, pois é essa diversidade que faz dela tão agradável e boa de se viver.
A diversidade cultural está presente em vários aspectos da comunidade, tornando-a um lugar atraente, pelas raças e descendência de cada pessoa, pelos costumes e tradições preservados até hoje, como: a tapioca, a farinhada, o trabalho artesanal de chapéus e urus, sem falar na sua hospitalidade que faz com que os visitantes e os próprios moradores valorizem-na, deixando todas as culturas e com cada uma delas construindo a cara e montando as características da nossa comunidade.
Além disso, toda a comunidade tem uma grande interação por meio de uma entidade, a escola, que busca ajudar os em meio do seu processo educacional, a socialização dessa diversidade e a valorização dela. Também através da escola é possível debatermos e valorizarmos a cultura de todos.
Por tudo isso, concluímos que a diversidade é uma peça fundamental para a formação de um povo e com ela vive-se bem melhor, basta valorizar a cultura de cada um. Minha comunidade é um pouco diferente.



Minha cor é meu orgulho
EEF Maria Filomena Sousa
Aluna: Maria Taynar de Sousa
8º Ano, Idade: 12 anos
Professora: Carla Virgínia da Silva Bezerra Marques

Na minha comunidade a formação do povo é bastante relevante na história do lugar, pois se tem notícias e relatos de moradores de que somos descendentes de escravos.
O Senhor Manoel Messias Marques concedeu- me alguns trechos para esta narrativa. Segundo ele, em meados de 1870, chegou aqui o Senhor Frutuoso José de Freitas, proprietário de escravos que trazia consigo três casais; um deles foi Pedro Marques da Cunha e Jacinta Maria da Conceição.
Calcula-se que grande parte da população do Cajueirinho descende desse casal. “Era um grupo de trinta e três pessoas que vieram com Frutuoso. Conheci todos muito bem, exceto cinco que já eram falecidos quando nasci. Todos os outros faleceram numa faixa etária de oitenta a noventa anos; somente Jovelina Maria da Conceição (ex-escrava) ultrapassou 100 anos e chegou a completar 101”. Foi uma Senhora distinta, de família numerosa que ainda hoje é lembrada por seus bisnetos, trinetos e tetranetos, moradores do povoado de “Moura”.
Frutuoso tratava seus servos com respeito e dignidade. Consta-se que esse Senhor cedeu um lote de terra, dentro do Cajueirinho a Pedro Marques e sua esposa. Formou-se um lugarejo que depois foi batizado como “Moura”, que significa Mulher Morena dos cabelos lisos, característica marcante de Jacinta. Hoje esse lugar é bastante conhecido por sua diversidade racial. É importante que se conheça nossa origem para poder compreender quem realmente somos: brancos, pardos, negros, mulatos ou indígenas.

Por: Racismo, participe desta campanha.
http://www.infanciasemracismo.org.br/2011/03/15/concurso-de-redacao-na-cidade-de-cruz-teve-como-tema-a-diversidade-etnico-racial/

sexta-feira, 11 de março de 2011

Caravana do Esporte e da Musica em Cruz - Alunos Participantes

Totais dos Alunos participantes da Caravana do Esporte e da Música em Cruz por escola, modalidade e dia.





sexta-feira, 4 de março de 2011

Encontro com Escolas e CRAS

Pela manhã do dia 04/03 a maioria dos diretores da 25 escolas públicas municipais de Cruz estiveram reunidos para tratar do Assunto da Caravana do Esporte e da Música no intuito de organizar o grande evento a ser realizado em Cruz nos dia 29, 30 e 31/03 e que contará com a presença massiça dos professores e alunos da rede de ensino em formações e participações respectivamente.
Ainda pela manhã a articulação cultural e esportiva do Selo UNICEF em Cruz se reuniu  na sede do CRAS mobilizando agora com os monitores. O coordenador de Esportes Edson Muniz explanou sobre as formas de participaçãos dos monitores do Pró-Jovem e como o evento seria importante para a bagagem cultural e esportiva dos mesmos.
No mesmo encontro foi apresentada a temática da Campannha do UNICEF para 2011 de combate ao racismo pelo coordenador de Cultura Evaldo Vasconcelos.
Na oportunidade também foram apresentados aos monitores o Projeto Povo Cruzense de pesquisa os quais ficaram responsáveis em participar e contribuir com dados de suas pesquisas para o banco de dados das famílias de Cruz, que se encontra na Biblioteca Pública Municipal Maria Inês de Farias.

quinta-feira, 3 de março de 2011

Diplomação do Agentes do Pro- Cidadania em Cruz

Em solenidade realizada na ultima sexta feira dia 25 de fevereiro em Cruz, foi dado a diplomação aos 27 agente do Programa Pro-Cidadadania, Programa implantado em parceria com o Governo do Estado do Ceará, na região do vale acaraú somente Cruz ainda não tinha sido implantado o programa.
O Programa Pro-cidadania é implantado nas cidades com menos de 50 mil habitantes, em parceria com o Governo do Estado, a prefeitura entra com 50/% do salario e o Estado com os outros 50%, mais farda,capacitação e viatura.
Participaram da solenidade autoridades locais bem como Prefeito Jonas Muniz, Primeira Dama Sra. Mair Inês, Vice prefeita Miriam Muniz,Mon. Valdery Rocha, Cel. Cleiton Nóbrega representante do comando geral da da policia militar, dentre outras autoridades da região.
Em seu discurso o Prefeito Jonas reforçou a importância do papel do agente da cidadania, do trabalho deles para com a população, já o Mon. Valdery criou um novo “nome” para os agentes, chamou-os de agentes da paz, que os mesmo no desempenho do seu trabalho devem propagar também a paz aos cidadãos cruzenses.
Por fim foi realizado um desfile da tropa do pro-cidadania sob o comando do Sargento Everardo Alves comandante do destacamento local da policia militar, pelas ruas do centro da cidade e também a viatura provisória alocada pela governo municipal para o programa enquanto a do governo não chega.

Fonte:
http://professorclaiton.blogspot.com/2011/02/diplomacao-do-agentes-do-pro-cidadania.html

O grupo de agentes pró-cidadania se constituem numa conquista muito importante para a cidade e para disciplinar possíveis adolescentes infratores conduzindo com responsabilidade o serviço a que estes foram encarregados. Mais segurança e cidadania para nossas crianças, jovens, adultos e para a  cidade como um todo.

Divulgação do Spot da Campanha contra o Racismo

O Spot da Campanha contra o racismo está sendo divulgado nas escolas públicas municipais  e na rádio Comunitária 6 de Abril de Cruz fazendo parte da Campanha do Governo Municipal contribuindo para uma infância sem racismo.


Email enviado as escolas:
Srs. Diretores


Estamos enviando pra vosso conhecimento e utilização o spot da Campanha do Selo UNICEf a ser usado na rádio recreio e reuniões de pais e mestres ou mesmo com alunos.
Na reunião do dia 22/03 estaremos nos encontrando para conversamos sobre o assunto da Campanha e estaremos entregando folders sobre as 10 maneiras de contribuir para uma infãncia sem racismo.


Favor confirmar recebimento deste email.

Evaldo Vasconcelos - Articulador Cultural Selo UNICEF

terça-feira, 1 de março de 2011

Campanha contra o racismo do UNICEF

Caravana do Esporte e da Mùsica em Cruz


Serão atendidos 3000 crianças e 280 professores nos três dias de trabalhos da Caravana.
Esporte 2000 Crianças e 180 Professores / Música 1000 crianças e 100 professores

A CARAVANA DA MÚSICA


A Caravana da Música é um projeto realizado pela ESPN Brasil com o UNICEF e o Instituto Sol da Liberdade, da cantora brasileira Daniela Mercury.
O projeto surgiu da experiência adquirida com o projeto Caravana do Esporte, realizado pela ESPN Brasil, UNICEF e Instituto Esporte e Educação, de Ana Moser.
A metodologia utilizada na Caravana da Música segue os mesmos princípios da Caravana do Esporte, tendo, porém, a música, a dança e as artes plásticas como instrumento principal de educação e inclusão.
A proposta da Caravana da Música é contribuir para a construção da identidade da criança e do adolescente a partir do desenvolvimento de suas potencialidades através de manifestações artísticas e culturais.
A apropriação da música, a oralidade com as cantigas de roda, as tradições da cultura popular que guarda a história do país, são instrumentos que fortalecem a auto-estima e a identidade de nosso povo.

Público alvo
● Crianças e jovens de 6 a 14 anos
● Professores de escolas públicasz
● Jovens protagonistas / educadores (a partir de 16 anos)
● Grupos culturais, artísticos locais e Mestres de Cultura

CARAVANA DA MÚSICA EM CRUZ-CE
São 3 dias de atividade em Cruz
A ação é coordenada por um grupo de profissionais indicados por Daniela Mercury.

AS ATIVIDADES ACONTECEM PARALELAMENTE À CARAVANA DO ESPORTE, NOS MESMOS DIAS 12, 13 E 14 DE ABRIL.
Atenção: cada Caravana (Esporte e Música) terá atendimento de grupos de crianças e de professores diferentes.
Formato de atendimento da Caravana da Música
Serão atendidas 1.000 crianças durante os 3 dias de ação da Caravana da Música .
Por dia são 330* crianças, sendo:
166 no período da manhã (idade de 06 a 10 anos)
166 no período da tarde (idade de 11 a 14 anos)
* As crianças são diferentes a cada período, dando oportunidade de participação para 1.000 crianças (zona urbana e zona rural).
As crianças, diariamente participam de estações, organizadas conforme a temática a ser trabalhada:
Estação de atividades musicais
Estação de atividades corporais
Estação multicultural
Estação de atividades circenses
Ao final de determinado tempo, os grupos rodam entre as estações para que, ao final do período, cada criança tenha vivenciado todas as atividades.

- Funcionamento diário da Caravana da Música
7h30 – Recepção de alunos e professores.
Distribuição de camisetas para os alunos inscritos e divisão dos grupos para as atividades. Para esta etapa é importante que as escolas preparem a identificação (pode ser crachá) e controle dos alunos inscritos para que não haja confusão na distribuição das camisetas.
Os grupos de alunos podem ser divididos diariamente por faixa etária, sendo que no período da manhã serão 166 crianças de 6 a 10 anos, e no período da tarde mais 166 crianças de 11 a 14 anos, e assim por diante.
8h00 às 11h00 – Início das atividades.

ENTREGA DE LANCHE NO FIM DA AÇÃO.
11h30 às 13h00 horário de almoço equipe Caravana da Música
13h30 – recepção dos alunos da tarde
14h00 às 17h00 – o período da tarde funciona da mesma maneira com a turma de outra faixa etária.

Capacitação de professores
Além do atendimento de crianças e jovens, a equipe da Caravana da Música promove a Formação em Arte educação para 100 professores da rede pública de ensino das áreas de educação artística, pedagogia, música, dança. Além de mestres de cultura, desde que tenham um trabalho desenvolvido na área de educação (ONGS, projetos sociais) e que tenham vontade de desenvolver a arte na escola).
É importante que estes professores sejam pulverizados e que tenhamos um quadro de professores de todo o município. Professores de municípios vizinhos que tenham possibilidade de deslocamento também devem ser convidados a participar da formação.
É fundamental que os mesmos professores estejam presentes nos 3 dias de formação.
A participação dos professores é fundamental para o sucesso do projeto.
Para tanto, é necessário que essa participação seja vista como uma convocação oficial da Secretaria de Educação para garantir a presença de todos.
A ação realizada durante os 3 dias de atendimento, nos dois períodos, termina com uma cerimônia de encerramento e entrega de um Certificado de Formação, assinado por Daniela Mercury (presidente do Instituto Sol da Liberdade), Marie-Pierre Poirier (representante do UNICEF no Brasil) e Adriana Saldanha (diretora da Caravana da Música).

A continuidade da aplicação da arte educação nas escolas, após a passagem da Caravana da Música, será coordenada pelo grupo de professores de Cruz, com apoio e respaldo das Secretarias do município, e contará com a orientação da equipe de coordenadores pedagógicos da Caravana da Música e do Instituto Sol da Liberdade, em Salvador.

O encerramento das atividades será feito no dia 14 de ABRIL com a participação da equipe da Caravana, professores e gestores públicos.
Apoio da Prefeitura e Secretaria de Educação à Caravana da Música

* A ESTRUTURA UTILIZADA PELA CARAVANA DA MÚSICA É A MESMA UTILIZADA NA CARAVANA DO ESPORTE.

* UTILIZAMOS O MESMO ESPAÇO ABERTO SUGERIDO PARA AS AÇÕES E LEVAMOS TENDAS PARA AÇÃO DA CARAVANA DA MÚSICA.

* UMA ESTRUTURA DE APOIO PARA FORMAÇÃO DE PROFESSORES (SALAS DE AULA DE ESCOLA PRÓXIMA AO CAMPO DE ATENDIMENTO).

- Sugestão de local para a formação de professores (perto do apoio da Caravana do Esporte)

- Inscrição das 1.000 (MIL) crianças para as atividades;

- Inscrição e convocação de 100 professores nas áreas acima solicitadas;

- Transporte de crianças e professores aos locais de atividades;

- Lanche para todas as crianças;

- Ponto de água para as crianças no local de atividades.

PROGRAMAÇÃO NOTURNA DA CARAVANA
11/04/2011
19h00: Festa de recepção à equipe da Caravana – participação de toda a comunidade, gestores em praça pública.
13/04/2011
20h: “Cirque Erê” – apresentações teatrais/circenses e de vídeos em telão para toda a comunidade.
14/04/2011
20h: Encerramento/entrega solene de certificados aos professores e do kit de materiais de doação da Caravana ao município.

O PROGRAMA DA CARAVANA NA TV
Nos dias em que estará em Cruz, a equipe de reportagem da Caravana realizará entrevistas e reportagens com a comunidade, mapeando a cidade por sua história, meio ambiente, manifestações da cultura local e demais temáticas importantes para que possamos mostrar a cidade a todo o Brasil.
** São muito bem-vindas sugestões de pessoas a serem entrevistadas e pautas para nossa equipe de reportagem.
Crianças na Caravana e estação de taekwondo com o medalhista pan-americano Diogo Silva
Planta da forma de funcionamento da Caravana do Esporte e da Música