quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Brinquedoteca de Cruz recebe a visita de Horizonte - Ce



Já dizia o ditado: Vê de perto para contar o certo. Isso foi o que fez as educadoras sociais de Horizonte-Ce. Com a Brinquedoteca do município as vésperas de inauguração e visando conhecer de perto o funcionamento de uma Brinquedoteca que já caminha com suas próprias pernas, as educadoras sociais estiveram aqui em Cruz no último sábado dia 23/10 para conferir a rotina do nosso espaço de referência do brincar. As educadoras fizeram uma verdadeira entrevista para não perder nenhum detalhe e nós, educadoras de Cruz, tivemos o maior prazer em responder procurando atender à toda expectativa fazendo jus a repercussão do nosso trabalho. De uma vez que dentro de todas as Briquedotecas já implantadas, elas preferiram justamente a nossa. Ao passo, que é um prazer imenso essa vivência de experiência, e puder expressar a riqueza de um trabalho como esse.

segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Reunião com Professores de Música


No último encontro entre os professores de Música do Projeto Música na Escola foi discutida todos os encaminhamentos para a Cantata de Natal a ser realizada em Dezembro fazendo parte das festividades do Natal das Crianças promovido pelo COMDCA de Cruz.

Foram discutidas as músicas a serem apresentadas os horários de ensaio, a produção do material necesário e ainda os ensaios gerais, já que a Cantata será feita com a participação de 4 corais das Escolas Públicas Municipais, envolvendo aproximadamente 180 crianças e adolescentes mais seus professores de Música seguida de uma dança envolvendo outros adolescentes que encerrará a cantata.

Também foi debate a II Noite de Talentos da Escola de Preá que se realizou no dia 23/10 com a participação dos alunos do Projeto em categorias infantil, grupos e duplas.

domingo, 24 de outubro de 2010

Relatório Setembro - Cajueirinho I - Proj Música na Escola

No mês de outubro foi estudado a anatomia do violão e teclado principalmente com os alunos novatos, e também é claro, com os alunos que estão desde do inicio, fazendo assim uma revisão. Estudaram também o tom "Sol" sendo praticado através de uma música.



O Coral anjinhos do Céu também tiveram sua participação cantando três noites durante a festa da Padroeira (Nossa Senhora Aparecida) em Cajueirinho I. E assim a coisa vai se desenvolvendo.


Prof. Francisco das Chagas do Nascimento.

quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Relatório Setembro - Escola Nova - Proj Música na Escola

Ponto de Vista dos Professores



Já passamos pelo primeiro mês de trabalho e, cada vez mais, nos familiarizamos com o curso. O calendário semanal continua, assim como os equipamentos e as vagas do curso do modo que deve ficar estabelecido pelos próximos meses com exceção da falta dos instrumentos e do ar condicionado.


Após esse curto período de convivência com as atividades do Projeto Música na Escola, temos alunos que já estão se destacando mesmo tendo começado do zero conosco, sem nem uma noção de música. Outros têm destaque maios ainda por já terem participado do curso anteriormente nos deixando bastante satisfeitos porque isso nos dá a idéia de um bom desempenho de nossa parte. Podemos dizer que estamos bastante satisfeitos com os resultados e esperamos confiantes pelos novos desafios.

Um diferencial que está destacando-se no nosso trabalho é que buscamos trabalhar a prática dos instrumentos juntamente com a teoria de modo a dar um suporte que realmente apóie as necessidades do aluno na prática musical. Buscamos formar alunos não para repetir o que fazemos, mas para questionar e entender as raízes de cada parte do que ensinamos. Damos o alimento e os alunos mastigam para comer.

CEB MARIA PEREIRA BRANDÃO

PROJETO MÚSICA NA ESCOLA
RELATORIO DO ALUNO
MÊS DE SETEMBRO

O que eu acho do professor é muito bom, pois ele é muito se garante e sabe ensinar perfeitamente e ele é muito simpático, os instrumentos estão faltando um violão pequeno, precisa de um teclado e mais um violão grande e a turma esta faltando uma menina para o violão, as aulas são boas nós apresentamos bastante. Bom é isso que falta.

Aluno: Ana Laura Silveira Sousa

Relatório Agosto - Escola Nova - Proj Música na Escola

Relatório Professores
Introdução

Após um período aproximado de um ano sem aulas de música no CEB Maria Pereira Brandão – Berço do Projeto Música na Escola – iniciamos nossa atuação aos dois de agosto de 2010 como professores de música. Nossa carga horária ficou definida como 20 horas semanais para cada professor, sendo que os dois revezam manha e tarde e também no horário de 17h as 18h para o coral.

Todos os horários são para curso de violão e teclado, com exceção dos horários entre 17 e 18 horas – que são destinados aos corais Fermatinha (na segunda-feira) e Fermata (na quarta-feira) – e a manhã de terça-feira, quando temos planejamento.
Nosa formação para ministrar as aulas de música é oriunda do próprio Projeto do qual participamos nos primeiros anos como alunos e a prática também é constante já que participamos da Banda Padre Valdery entre outras manifestações musicais.

Ponto de Vista dos Professores


Na tarde do dia 02 de agosto de 2010, primeiro dia letivo do segundo semestre do ano, nos apresentamos à diretoria do CEB Maria Pereira Brandão onde fomos muito bem recebidos e apoiados. Posteriormente, ainda na mesma tarde, demos início às visitas às turmas para recolhermos os nomes dos alunos interessados nas aulas de música. Os alunos ficaram empolgados em poder aprender a tocar os instrumentos musicais e cantar em coral. Alguns “deram” o nome logo de cara, outros ficaram de pedir permissão aos pais embora outros não tenham se interessado. Podemos avaliar a procura como alta.

Como o número de alunos da tarde interessados no curso de violão foi maior que o número de vagas, achamos interessante fazer uma seleção que seria realizada com um teste rítmico e melódico aplicado por nós individualmente e oral. Esse teste foi dividido em dois dias, um para as turmas de 6º e 7º ano, e outro para as de 8º e 9º ano, todos feitos na segunda semana de agosto. Nesta mesma semana nos reunimos novamente com a diretoria da escola e marcamos uma reunião com os pais e alunos para o dia 17 de agosto que, além de passar as informações dos cursos, também propiciaria o Aulão Inaugural onde falaríamos sobre as primeiras noções básicas de Música. Foi bastante proveitoso.

Iniciando nossas aulas no dia 23 de agosto a princípio com Teoria Musical, falando sobre a matéria prima da música – que é o som – como é produzido e suas divisões, escalas, notas, cifras, etc.

No decorrer das primeiras aulas pudemos conhecer os alunos e já perceber alguns que tinham mais atenção pelas aulas ou que se destacavam pela afinidade com a Música. Passada essa primeira parte teórica, fomos à prática, onde apresentamos os instrumentos dando início à segunda parte do curso.

Nesse mês de agosto tivemos algumas dificuldades nas aulas práticas pela falta de um violão e um teclado que ainda não haviam chegado à escola acontecendo que, em algumas aulas, tivemos de revezar violões entre pares de alunos ou tocar teclado a “quatro mãos”. Isso prejudicou um pouco o andamento do aprendizado.

Vale lembrar que passamos nesse período por organizações e burocracias como controle de vagas e planejamentos e houveram desistência de alguns que nem compareceram a reunião, outros mudaram de horário, alguns mudaram de instrumento, entre outras mudanças.

Foi muito gratificante para dois amantes da música dar reinício às atividades musicais na escola que já nos acolheu como alunos dando-nos suporte para sermos, hoje, professores dos novos músicos que têm, graças ao Projeto Música na Escola, a oportunidade de maravilhar-se no mundo dos sons, harmonias, melodias, acordes, composições, instrumentos musicais e , sem dúvida, muita expressão cultural e emocional dos alunos e da escola. Esperamos chegar nos objetivos traçados em nossas mentes.


CEB MARIA PEREIRA BRANDÃO

PROJETO MÚSICA NA ESCOLA
RELATORIO DO ALUNO
MÊS DE AGOSTO

O curso visa a aprendizagem de todos os alunos; não só em aprender a toar os instrumentos (teclado e violão); mais sim também ensinar de onde, como surgiram os instrumentos, as notas musicais; os acordes e outras coisas...
Estamos gostando muito do curso, pois tem um bom número de alunos, o professor explica muito bem, é super extrovertido e sem contar dos alunos, muitos brincalhões, aprendem tudo que o professor explica com uma grande facilidade, nos damos muito bem, pois já nos conhecemos.
Porém tem uma sorte que não gostamos a sala é muito pequena e quente está faltando instrumentos (1 violão e 1 teclado); o tempo é muito pouco; em frente a sala não é muito limpa, a lousa é pequena; o ar condicionado está quebrado e tem um cheiro muito ruim. Bom é isso que temos para falar.

Grupo de alunos:
Kecia, Caroline, Felipe, Gilberto e Kardeon

sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Encontro da Comissão Pró-Selo UNICEF


Depois de realizado o I Fórum Comunitário do Selo UNICEF, a Comissão passa a organizar o Plano de Ação Municipal.

O Encontro acontece quarta-feira, dia 20 de outubro e reúne todos os representantes do grupo para juntos traçar o plano com as metas a serem atingidas em Cruz. Estarão representados os principais setores da sociedade cruzense assim como do Governo Municipal.

segunda-feira, 11 de outubro de 2010

COMDCA realiza Semana da Criança 2010

O COMDCA de Cruz em parceria com a Secretaria da Ação Social e apoio do Governo Municipal de Cruz a Semana da Criança 2010, com o Tema: Registro Civil: Eu tenho o meu! Você tem o seu?
A Semana conta com a seguinte programação:
09/10 - Show com mágicos, palhaços e Malabaristas na Praça da Brinquedoteca, durante toda a programação do Show o mágico lembrou as crianças, adolescentes e pais presentes sobre a importância de registrar nossas crianças.

Mágico Goldini em sua exibição no palco.
Dia 10/10 - Cinema com programas infantis para as Crianças na Praça da Matriz. A presidente do COMDCA fez questão de conversar com todos presentes sobre o registro civil e sua importância para a cidadania de todos.



O Grupo Batucan em mais uma de suas apresentações demonstrando a variedade de ritmos  brasileiros.
Crianças presentes ao cinema, com atenção total ao filme
E Missa em Ação de Graças para as Crianças no dia 12 de outubro, além de uma extensa programação em todas as escolas do Município.

quarta-feira, 6 de outubro de 2010

Festa de São Francisco 2010

 Apresentação dos professores de Música do Projeto Música na Escola
 Novo Grupo de Batuque - Batucuns, que juntamente com o Batucan vem valorizando os sons do samba, pagode, batucada entre outros ritmos totalmente brasileiros, mostrando o quanto a diversidade brasileira é rica em expressões musicais.
 Grupo de Pagode Raridade da Escola de Canema, valorizando a cultura nacional na festa de São Francisco 2010.
 Alunos da Escola de Preá - Grupo Alfa 5
 Dupla de Lagoa Salgada interpretando música popular brasileira, fazendo parte também da valorização de nossa cultura musical.

Alunos da Escola de Tucuns

Também fizeram parte da programação alunos do Espaço Musical e Banda de Música Pe. Valdery e Banda Mestre Milton Gomes de Acaraú.

terça-feira, 5 de outubro de 2010

Relatório Atividades Tucuns - Agosto/Setembro

EEF FILOMENO FREITAS VASCONCELOS

PROJETO MÚSICA NA ESCOLA
RELATÓRIO DO ALUNOS DO MÊS DE AGOSTO

Ao longo do mês de agosto houve a missa da família, que ocorreu no dia 10 desse mês. A leitura conectada está muito avançada. O coral Sopro de Esperança está ensaiando duas músicas: Eua vou seguir; O pincel e o criador.
O curso de música também iniciou a todo vapor. Alguns alunos estão ensaiando as músicas: Estou apaixonado, O grande amor da minha vida, Sinais e Digitais.
O Batucuns, agora com o novo professor Manuel, está ensaiando alguns ritmos.


Professor: Francisco Baltar


EEF FILOMENO FREITAS VASCONCELOS
PROJETO MÚSICA NA ESCOLA
RELATÓRIO DO ALUNOS DO MÊS DE AGOSTO


Iniciamos o mês de agosto com a missa da família, com a participação do coral Sopro de Esperança da EEF Filomeno Freitas Vasconcelos, e com a participação do Padre Valdery que celebrou a missa.
Durante o mês continuamos o curso 'Música na Escola” e o coral “Sopro de Esperança”, que também iniciou com suas novas musicas: O pincel e o criador e Eu vou seguir. Também temos a leitura conectada que os alunos lêem os livros e fazem o resumo da história que leu.

Grupo de alunos:
Antônio Henrique Marreio 9º ano 17 anos
Jessica Mota da Silva 9º ano 15 anos
Miryam Rodriguês de Freitas 8º ano 14 anos
Emanuel Rodriguês de Freitas 2º anos 7 anos


EEF FILOMENO FREITAS VASCONCELOS
PROJETO MÚSICA NA ESCOLA
RELATÓRIO DO ALUNO DO MÊS DE SETEMBRO

Ao longo do mês de setembro o coral Sopro de Esperança está ensaiando as musicas: Eu vou seguir e Simplesmente amor, agora com o apoio da professora Josineide.
Alguns alunos do Projeto Música na Escola na escola ensaiando as música : Sinais, Estou apaixonado e Sozinho, com os alunos Amanda, Sávio e Karol, para apresentar no dia 20 de setembro.
O Batucuns, agora com o novo professor Manuel, está ensaiando alguns ritmos: Afro Regger, Pagode, Regger e Samba.
O Projeto Leitura Conectada está indo de vento em polpa.

Grupo de alunos:
Isabel Daiane Andrade 8º ano 12 anos
Amanda Pereira Vasconcelos 8º anos 12 anos
Sávio Hércules Farias 8° anos 13 anos

EEF FILOMENO FREITAS VASCONCELOS
PROJETO MÚSICA NA ESCOLA
RELATÓRIO DO PROFESSOR DO MÊS DE AGOSTO

No mês de agosto realizamos as seguintes atividades:
O coral Sopro de Esperança cantou a missa na escola na semana da família, na ocasião também tivemos algumas apresentações para os pais com o professor de música, diretora e outros professores da escola.
O curso recomeçou as suas atividades, e agora estamos preparando as músicas para a apresentação da festa de São Francisco.
O coral também iniciou seus ensaio depois da realização da missa com outras músicas novas.
O projeto leitura conectada continua com muita participação dos alunos, onde muitos deles estão conseguindo ler e fazer o resumo de mais de uma pagina.

Professor: Francisco Baltar

Relatório Atividades Canema - Agosto

EEF FOLOMENA MARTINS DOS SANTOS

PROJETO MÚSICA NA ESCOLA
RELATÓRIO DO PROFESSOR DO MÊS AGOSTO


Agosto foi um mês cheio de “autos e baixos” no projeto música na escola de canema; isto, devido a entrada e saída de alunos nas modalidades de violão e teclados. Tal desequilíbrio, aram aqueles os quais não possuíam habilidade alguma com á música, e outros, que tinham de vir ao curso na escola.
Apesar desta evasão ocorrida, vagas foram surgindo, e novos alunos habilidosos, e que não no curso, foram entrando.
O coral Mensageiros Divino, ganhou mais participantes, aumentando o seu número que era de 17 crianças para 20. hoje, ele está mais evoluindo e treinando, comparado com a 4 meses atrás, onde as crianças tinham dificuldade de cantar no tom certo, e seguir o ritmo da música.
Ensaios mais complexos e inovadores, foram se adaptando ao cotidiano do Batucan, este por sua vez, necessitava de algo que referenciasse a apresentação do grupo. Para isto, foi utilizado uma guitarra, e uma cantora, a aluna Renata Kelly de Freitas, que comanda os ritmos cantando músicas de axé, carnaval, Olodum e outros mais. Tal modificação, deu uma “cara nova ao grupo”, e facilitou ainda mais os ensaios, que até então eram monótonos e repetitivos.
O coral Anjos de Deus continua ensaiando todas ás segundas de 17 hs ás 18 hs; e não sofreu modificação alguma no grupo.
Hoje existe em média de 143 alunos inclusos no projeto música na escola de canema, divididos nos grupos; teclado; violão; coral Anjos de Deus, Mensageiros Divinos, Batucan e agora no pagode; Outros projetos que começou dando certo e vai continuar dando, revelando ainda mais talentos para a escola e o município de Cruz

Professor: Lidonildo Costa


RELATÓRIO DO ALUNO DO MÊS AGOSTO

No mês de agosto, eu aprendi várias coisas, como: as partes do violão, as escalas de notas com suas representações, o acordes maior, acorde menor, o acorde de sétima, os acidentes musicais ao sinais de alteração, o sustenido, o bemol, o lá sustenido, o lá bemol, etc..
Para entrar no curso tem que passa no teste, e eu passei no começo foi um pouco difícil, para mudar as notas de pressa, a batida que era um pouco difícil, mais a gente vai pegando o jeito, já tou no tom Do que é um pouco mais difícil a música é: amidos para sempre, eu tenho que tréinar mais um pouco para passar de música.
Eu adoro tocar violão, é a melhor instrumento, pois eu acho mais fácil e mais legal eu sei que um dia eu vou precisar dele, quem sabe se eu não toque numa banda? Ou então possa ser professora de música? Eu vou precisar do meu curso para o meu futuro.
Eu espero que o meu professor Lidonildo seja sempre essa pessoa legal, divertido e alegre. É o melhor professor do mundo, sorridente. Continue assim

Aluna: Maria Janaina Alves

Categoria: Violão

Professor: Lidonildo Costa