quarta-feira, 11 de fevereiro de 2009

Projeto Dança da Escola



A partir de março de 2009, acontecerá nas escolas de Canema e Preá, um novo Projeto Cultural do Governo Municipal de Cruz, O Projeto Dança da Escola, com aulas práticas e Teóricas com o suporte de um professor de Dança e professores de Artes das Escolas participantes. O objetivo é formar grupos de Dança com habilidades em várias modalidades e monitores capazes de manter os grupos nas comunidades participantes do projeto.
O projeto deve beneficiar inicialmente 80 crianças e adolescentes diretamente.
Alunos participantes do Projeto deverão contabilizar 10h de leitura por mês na Biblitoeca da escola ou Biblioteca Pública.

Estratégia de Ação

A partir do início do ano letivo serão realizados formação para Professores de Arte das escolas envolvidas, objetivando disponibilizar conteúdo didático teórico de dança, construído a partir de sua integração aos PCNs e currículo escolar, estudando ainda condições de como integrar a dança a outras disciplinas, para estudo em sala de aula;
Em sala de aula os professores de Arte, estarão trabalhando os conteúdos e aprendizados decorrentes da Formação, em consonância com a Grade Curricular e os PCNs, durante todo o ano letivo nas escolas participantes.
Trimestralmente os coordenadores das escolas e representantes dos Grupos de Dança estarão reunidos para discussão do andamento do projeto, e desenvolvimento do Mapeamento Cultural da Dança pelo Município a ser realizado, registrado por meio das pesquisas e divulgado por meio da digitação e cópia dos documentos produzidos para todas as escolas, no blog do Selo UNICEF.
Com início das aulas serão realizados encontros com Pais e Alunos, de onde resultará a seleção de alunos para formação de 4 grupos de dança (dois infantis e dois infanto juvenis) com cadastro de reserva, para participarem do Curso de Dança da Escola. O curso funcionará em locais das escolas adequados, como quadras ou auditórios, ou mesmo salas em horário diferenciado ao da sua aula normal possibilitando um contra-turno para os envolvidos.
As aulas de Dança dos grupos envolvidos acontecerão semanalmente, com 1h de duração a cada ensaio, com aula de: Danças Regionais - Cantigas de Roda, Forró, Frevo, Maracatu e Quadrilha; Danças Contemporâneas – Bolero, Dança de Rua, Tango e Zuk de acordo com as manifestações culturais de cada período. .
Com o desenvolvimento artístico dos Grupos, inicia a fase de apresentações nos principais eventos das Escolas e Eventos do Governo Municipal de Cruz.
Acontecerá também integração destes Grupos com os profissionais do Município envolvidos na área, como por exemplo, as próprias escolas, Brinquedoteca Pública Municipal, Biblioteca Pública Municipal.
O acompanhamento dos grupos acontece por meio do Profissional de dança, da Secretaria da Educação e Cultura, através da Coordenação Municipal de Cultura e Secretaria de Ação Social, através de visitas domiciliares, avaliação de cadastros, encaminhamentos, em um processo constante de avaliação e monitoramento das atividades para o alcance dos objetivos propostos.

Nenhum comentário: