quarta-feira, 11 de fevereiro de 2009

Cruz sediará a 3º fase de capacitação do Programa Inspiração Internacional

O Município de Cruz foi contemplado com mais uma ação de Esporte Educacional, depois dos Programas Craque Nota 10, Programa Superação, desta vez, nosso município será cidade pólo do Programa Inspiração Internacional que é um conjunto de ações que busca implementar os objetivos da "Visão de Singapura", criados a partir da conquista do Reino Unido de sediar os Jogos Olímpicos de 2012. Essas ações vão, portanto colaborar para a construção participativa de sistemas esportivos sustentáveis e eficazes e ainda contribuir com milhões de crianças e jovens do município ajudando-as a melhorar e enriquecer suas vidas brincando e se destacando através do esporte. O programa está sendo aplicado em cinco países, Índia (Ásia), Zâmbia (África), Azerbaijão (fronteira entre Europa e Ásia), Palau (micronésia) e Brasil. As ações do programa Inspiração Internacional pretendem, portanto, estabelecer nesses países os pilares do chamado "legado social" dos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos de Londres 2012.
No Brasil as ações previstas fazem parte do Plano de Desenvolvimento do País, aprovado pelo Governo Brasileiro através dos Ministérios dos Esportes e Ministério da Educação nas áreas de Esporte e Cidadania no Semi-Árido, que serão realizadas em parceria com a UNICEF e com o programa de Bolsas de Desenvolvimento Esportivo desenvolvido pelo Uk Sport, nos seguintes estados: Alagoas, Ceará, Pernambuco e Minas Gearia.
A ambição do programa é transformar, por meio do esporte, a vida de crianças e jovens de escolas e comunidades de países em desenvolvimento. Criar sistemas esportivos fortes, sustentáveis e efetivos nos quais crianças e jovens, em sua maioria, residentes em comunidades menos privilegiadas do mundo possa se desenvolver participando e se destacando no esporte.
No Ceará quem coordena o Programa é o Instituto Stela Naspolini, Instituição selecionada pelo UNICEF, e serão implantados 06 (seis) pólos nas cidades que tem o Espaço de Referência do Brincar – Brinquedoteca Pública Municipal: Assaré, Cruz, Hidrolândia, Pedra Branca, Porteiras, Tejuçuoca e Viçosa do Ceará.
Durante as 1º fase de capacitação que ocorreu em Fortaleza nos dias 21, 22 e 23 de janeiro, 5 pessoas do nosso municípios estiveram participando, todos professores da rede pública de ensino, professora jane da escola de Monteiros, professora Nilva da escola do Preá, professora Cleide da escola de Tucuns, Professor Valdenor da escola de Cajueirinho e professor Edson Muniz coordenador de Esporte Educacional.
Além de sermos cidade pólo, nosso município ainda sediará a 3º fase de capacitação do Programa Inspiração Internacional nos dias 16 e 17 de março, a outras duas etapas serão dias 16 e 17 de fevereiro em Viçosa e a 4ª etapa em Fortaleza. Essa capacitação esta sendo ministrada pelo Instituto Esporte e Educação, cuja presidente é a ex-atleta Ana Moser

Nenhum comentário: