segunda-feira, 10 de novembro de 2008

Oficina de Músicas - CEB Maria Pereira Brandão




RELATÓRIO


Aos 8 de Novembro de 2008, às quatorze horas e quinze minutos, aconteceu no Centro de Educação Básica Maria Pereira Brandão, a 1ª Oficina de Música com alunos do Projeto Música na Escola. O Evento foi ministrado pela professora de música Cleo Andrade, onde em três horas e meia de duração discutiu com eles temas relevantes em sua aprendizagem musical. A história da música, desde a pré-história à música moderna do século corrente (estudo de grupo); Ditado musical – noções de partitura; roda de VIOLÃO ‘tocando baião’; DVD aula para TECLADO; sala show, com bateria, guitarra e contrabaixo e ao final, sorteio de vídeo-aula de Violão, teclado e guitarra, duas de cada.
Deu-se da seguinte forma: Na entrada, registrando sua participação, o aluno do curso assinou a freqüência. E, no primeiro instante, seguiram para o pátio, onde ali, pós acolhida, iniciaram a discussão do primeiro tema: A HISTÓRIA DA MÚSICA. Dividimos sete duplas e um trio. Os alunos apresentaram seus temas, e, à medida que falavam íamos levantando hipóteses e questionando-nos sobre a atualidade músico-cultural. Nesse contexto, os alunos foram percebendo situações atuais e relacionando ao passado da música teórica e prática.
O segundo momento, ainda no pátio, teve auxílio de cópias de lições de solfejo e um flip chart. Cada um com sua folha ia observando e analisando a pauta segundo orientação da instrutora. Descobrindo as notas do pentagrama, a divisão do compasso (se, binário, ternário ou quaternário), o valor das figuras musicais.
Retornando do intervalo para o lanche, os músicos iniciantes se dividiram por curso; os tecladistas reuniram-se noutra sala para DVD aula de Teclado Intermediário, e os violonistas foram para o auditório, onde numa grande roda de violão aprenderam uma nova batida, mais nordestina e pertinente ao compasso explicado no momento: Compasso binário.
Ao aprender a ASA BRANCA, como baião, todos os alunos – violão e teclado – seguiram para a Sala Show. Ali, o baterista convidado – Abraão Sobrinho – explicou a origem da bateria e suas partes. Mostrou como funcionava antigamente e como é tocada. O guitarrista Raul, aluno do colégio, também fez solos, juntou-se ao contrabaixista Stênio, outro aluno nosso e tocaram para a garotada, que curiosos, não deixaram de fitar seus olhos na execução, nos dedos, na expressão dos músicos.
Às dezessete horas e trinta minutos encerrou-se o encontro com uma dinâmica para conhecer os ganhadores dos vídeos. A dinâmica usada foi o JOGO DAS FIGURAS MUSICAIS. Após aprender o valor de cada figura, nosso alunado teve que usar o que aprendeu para poder concorrer.
Com sorriso estampado no rosto os alunos pediram bis.


Apresentações do projeto anima salas de aula.

O Projeto Música na Escola tem dado o que falar! Os alunos de música estão cada vez mais empolgados com seus próprios resultados. Tanto, que estão de agenda marcada nas salas de aula do turno da manhã. Escolheu-se esse público devido ao repertório que tem se tocado. De fácil execução e por serem, também, com temas infantis, as músicas são apresentadas em sala de aula conforme acordo com o professor regular.
Desde o começo do ano, após os primeiros meses, as músicas aprendidas são tocadas por alunos em suas próprias salas ou nas salas de seus colegas.
Esta foto é um registro da penúltima apresentação, Ana Paula e Thais Farias, alunas do 5º Ano, apresentaram mais uma vez, agora, em sua própria sala. Os coleguinhas, o professor e os curiosos nas portas, estavam encantados com a dupla. ‘Meninas’ que não chamo de ‘poderosas’, mas talentosas...

Cruz, 10 de Novembro de 2008.

Nenhum comentário: