quarta-feira, 2 de julho de 2008

Material Textual da CEB Maria Perreira Brandão

  1. Todo somos mestiços pois vinhemos de geração para geração não vai ser a cor de nossa pele que vai mudar nossa nação.
  2. Devemos a índios, pois trouxeram cultura para todos nós e até as criaturas.
  3. Os negros só dicriminados por quase toda a população por causa de sua cor perdendo sua valorização.
  4. Quando vão procurar trabalho eles são humilhados pelo fato de sua origem eles são desprezados.
  5. Que bom que está diminuindo as taxas de preconceito, pois as pessoas estão se concientizando que devemos ter respeito.
  6. Não adianta excluir, eles de nossa sociedade, pois foram eles que sofreram, por nossa liberdade.

Aluna: Talitha, 9° ano

Índios, nossos irmãos

Há muito tempo atrás os índios, nossos irmãos viviam todos em paz, felizes, sem confusão mas, quando o homem branco chegou acabou com a união.

Foi indios pra todo lado todo mundo vivia aflito, era guerra, brigas, homens brancos era inimigos , a paz ficou em ex tição, o caminho para alegria parecia infinito.

Começou o preconceito, índios era discriminado, lutou pelos seus direitos e hoje está vingando a cultura que é nossa, não interessa quem possui igualdade, o povo mostra.

Aluno: Deborah Mendes, 9° ano

Cultura Afro-brasileiro e Indígena

Cultura é arte, cultura é vida, ela faz parte de nossa sociedade, da nossa história afro-brasileira e indígena.

Negros tem força é lutador, fez de sua história um vencedor, da escravidão escapou, deixando de lado toda a dor, começando uma vida , livre de qualquer pudor.

Índios descobridor, descobriu os nossos pais, mas ninguém soubeste te dar valor, Cabral "explorador" descobriu suas riquezas e as tomou, usando o índio para levar suas próprias riquezas ao navio de Cabral "explorador".

Branco, Negro, Índios, todos temos algo em comum, somos seres aguais, com cultura diferentes mas com algo em comum, em acreditar em Deus, que ninguém sabe se foi branco, negro ou um índio comum.

Aluno: Luiz Filipe Vasconcelos, 9° ano

Texto Histórico

Ficou decretado a Lei número 10,639 em 2003 que o ensino da Cultura Afro-brasileira e Índígena teria que ser ensinada nas escolas públicas.

Por um lado falar de cultura é lembrar dos costumes de povo brasileiro, das crenças, da religião, das festas comemorativas, das comidas típicas, de algumas palavras, expressões que herdamos de nossos antepassados, que hoje são tão excluídos de nossa sociedade o povo indígena.

Por outro lado falar dessa cultura faz com que muitos alunos possam esclarecer suas idéias e pensar que eles são humanos como todos as outras pessoas . Que somos todos descendentes deles, houve apenas uma miscigenação de povos que originou em nosso país, pessoas com características tão diferentes uma das outras. Mas devemos lembrar que os valores ser o mesmo, pois ninguém é melhor do que o outro, e não é a cor da pele de uma pessoa que vai dizer o que realmente ela é.

Assim, devemos aceitar cada individuo como ele é, não nos importar com suas características físicas, cor da pele, por exemplo, elas são pessoas iguais a nós e lembremos que vivemos de uma mesma geração, podemos não ter pele negra, mas o sangue que corre em nossas veias certamente veio de alguém ancestral negro.

Aluno: Larissa Kelly Freitas, 9° ano

Nenhum comentário: