quarta-feira, 2 de julho de 2008

João Cândido e a Luta pelos Direitos Humanos - CANEMA

14ª. Prêmio Nacional Assis Chateaubriand de Redação - Projeto Memória
Resultado da Mobilização da Coordenação do Grupo UNICEF em Parceria com a Biblioteca da Escola.


Um dos personagens negros que merece destaque na Revolta da Chibata, que ocorreu no Rio Grande do Sul foi João Cândido. Esta revolta aconteceu no dia vinte dois de novembro de mil novecentos e dez, no final praticamente de mais um ano do inicio do governo Marechal Hermes da Fonseca, onde teve grande repercussão.

João Cândido nascido na Província do Rio Grande do Sul, filhos de escravos pobres, alistou-se na marinha através da recomendação do delegado da Capitania dos Portos em Porto Alegre. Em mil novecentos e oito, o mesmo partiu à Inglaterra para acompanhar o final da construção dos navios de guerra. Após dois anos, em vinte dois de novembro de mil novecentos e dez, comandou a chamada Revolta da Chibata.

Ainda no ano de mil novecentos e dez na marinha do Brasil era comum castigos corporais, onde os negros que ali estavam eram penalizados de forma desumana e João Cândido comandou a revolta da Chibata abolindo tais castigo, sendo designado Almirante Negro por quatro dias. Os maltratos que ocorrerem na revolta tinham como objetivo punir os escravos com vinte cinco chibatadas. Estes maltratados ocorriam nos porões dos navios. O estopin da revolta foi quando o marinheiro Marcelino foi punido com duzentos cinqüentas chibatadas aos olhos de toda a população.

João Cândido foi considerado um herói, pois teve coragem de enfrentar a Capital Federal a fim de lutar contra os castigos aplicados aos marinheiros. E em mil novecentos e sessenta e nove aos oitenta e nove anos faleceu de câncer no Rio de Janeiro, sua história de luta infelizmente foi esquecido por muitos.

Apesar de tudo que aconteceu esse personagem da história deu uma grandiosa contribuição na luta pelos Direito Humanos, pois este se fez líder de uma revolução em prol da extinção dos castigos aplicados aos negros marinheiros. E, ao final foi considerado um herói entre seus companheiros e nós brasileiros que não assistimos de perto, mais que durante nossa vidas tivemos a oportunidade de conhecer sua história através dos livros temos que agradecer fazendo valer o respeito ao ser humano não importando a raça ou padrão econômico o qual estão inseridos.

E neste ano de dois mil e oito vale lembrar que estamos comemorando cinqüenta anos da Declaração dos Direitos Humanos e João Cândido faz-se referência por ter sido um herói que soube valorizar sua raça não medindo esforços para defendê-los das humilhações e sofrimento.


Aluna: Janaina Kelly Ramos
EEF Filomena Martins dos Santos – Canema

Nenhum comentário: