terça-feira, 3 de junho de 2008

Dissertação - Cultura e Identidade Afro-Brasileira e Indigena de Solidão.


A presença do negro africano na cultura brasileira, desde o século XVI, merece referência especial no interior dos estudos que tratam da questão da constituição de uma identidade linguística brasileira.


Não há como negar a influência africana no português brasileiro, principalmente, se levarmos em consideração que a presença de negros africanos em território nacional proporcionou um contato direto com os homens brancos e índios que aqui habitavam, refletindo diretamente sobre o comportamento social e a cultura, em geral.


Foram as amas-de-leite que, no contato com o recém-nascido e com as crianças, ensinaram-lhes as primeiras palavras, fixaram-lhe as primeiras expressões linguísticas e nós nos contaminamos com os valores de sua cultura.


Por mais que se secundarize, não há como omitir a contribuição do negro africano para a cultura brasileira em seus diversos aspectos, entre eles, na língua, religião, música, arte e alimentação. Esperamos que, nesse momento histórico, de resgate da identidade do homem negro e dos menos favorecidos socialmente, resplandeça, no meio acadêmico, um espírito científico, de atitudes que possam subtrair o mérito do negro na cultura brasileira.

EEF Pedro Marques da Cunha
Aluno: Flávio Júnior da Silveira
16 anos
9° ano

Nenhum comentário: