quarta-feira, 21 de maio de 2008

Mobilização da Biblioteca Pública junto as Escolas - Selo UNICEF 2008



14ª. Prêmio Nacional Assis Chateaubriand de Redação - Projeto Memória.
Tema: João Cândido e Luta pelos Direitos Humanos.

O 14ª. Prêmio Nacional Assis Chateaubriand de Redação-Projeto Memória foi instituído pela Fundação Assis Chateaubriand visando estimular os trabalhos de redação nas escolas brasileiras e promover o exame de assuntos de interesse nacional.
Para o lançamento do Projeto Memória nas escolas municipais, foi realizada uma reunião na Biblioteca Pública Municipal no dia 02 de maio, com as coordenadoras das bibliotecas escolares para a divulgação das informações do Projeto e distribuição de folder e material para estudo, essas informações serão repassadas para os alunos das escolas, articulada pelas representantes das bibliotecas escolares, coordenadora geral na escola do Selo UNICEF e grupos de adolescentes, que durante todo mês irão promover encontros de estudos, com o alunado, com intuito de favorecer o conhecimento do tema trabalhado - “João Cândido e Luta pelos Direitos Humanos”. O projeto acontece nas seguintes escolas: CEB Paulo Freire, CEB Maria Pereira Brandão, EEF Filomena Martins dos Santos, EEF Filomeno Freitas Vasconcelos.
No dia 03 de Junho, acontecerá mais um encontro da Biblioteca Pública com as bibliotecas das escolas, para análise dos trabalhos que estão sendo realizados. As mesmas desenvolverão estudos e pesquisas com os grupos durante um período de três meses, finalizando com produção de redações pelos alunos das escolas públicas, relacionada ao tema abordado e trabalhado – A vida de João Cândido – o escravista da Revolta da Chibata, após, serem concluídas serão enviadas para a coordenação municipal, onde irão concorrer ao Concurso de Redação do Projeto Memória, sendo também uma das atividades para a Conquista do Selo UNICEF - Edição 2008, já que o assunto trabalhado está dentro da temática Cultura Afro-descendente.
O projeto objetiva a pesquisa e o estudo da vida de João Cândido, para o resgate da fascinante trajetória de um homem que reivindicou dignidade e respeito, resgatando um pouco da riqueza da história do Brasil.

Conheça os trabalhos da biblioteca através do blog: http://www.bibliotecapblicamunicipal.blogspot.com/


A Biblioteca Pública Municipal possui ainda acesso gratuito a Internet, Museu e disposição de espaço para leitura, estudo, e preparação dos trabalhos escolares atendendo aproximadamente 25 crianças, adolescentes e adultos por dia.


Maria Juberlândia Farias – Coordenadora da Biblioteca Pública Municipal.

Nenhum comentário: