quinta-feira, 29 de junho de 2006

Cedro - Mapeamento Cultural 2006

Texto da Ficha 1
MANIFESTAÇÕES CULTURAIS E EVENTOS



“EVENTO TRADICIONAL”



Essa manifestação vem ocorrendo há 10 anos na comunidade de Cedro, município de Cruz, no mês de junho. Tudo é animação! A escola enche-se de alegria, chegou as festas juninas, a escola muda seu ritmo de trabalho, a comunidade se volta para a escola colaborando para que tudo aconteça às mil maravilhas.
Os professores e alunos preparam diversas apresentações, comidas típicas e outras. Quando chega o grande dia a agitação é geral. Cada ano traz um tema diferente, enfim, é sempre importante essas manifestações, pois graças a elas há bastante alegria nas escolas e na comunidade.


Autor – José Ronaldo Pessoa Aurélio
Data - 24/06/2006
Idade - 18 anos


Texto da Ficha 1
MANIFESTAÇÕES CULTURAIS E EVENTOS



“FESTA DA PADROEIRA”



A comunidade de Cedro sempre se enche de alegria quando é chagada a festa de Nossa Senhora Aparecida.
Essa manifestação surgiu por volta de 1974 com a construção de um Centro Comunitário denominado Centro Comunitário de Cedro. A partir daí tudo ficou mais fácil, as pessoas sempre se reuniam para rezar e ao passar do tempo sentiram necessidade de um Santo Padroeiro. As dirigentes Iracema e Apurinã pediram ao Padre Valderi que amavelmente doou para nossa comunidade uma bela imagem de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, que foi de grande importância para o crescimento espiritual comunitário.
Todos os anos a comunidade se reúne para festejar e homenagear nossa querida santa que tem grande valor para continuarmos firmes e fortes, lutando em prol do Reino de Deus.


Autor – Eliane Márcia do Nascimento
Data - 05/07/2006
Idade - 14 anos


Texto da Ficha 3
LUGARES, PRÉDIOS E CONSTRUÇÕES



“A ESCOLA ISOLADA”



Localizada no centro da comunidade de Cedro II, encontra-se a EEF Antônio Manoel de Freitas, sendo fonte de referência, com estrutura precária. A comunidade ainda consegue usufruir-se dela nos finais de semana, enviando seus filhos para o catecismo.
Esta escola foi construída no ano de 1992 por pressão política da comunidade local. Como era ano eleitoral, não mediram esforços para construir, pois a distância para a outra escola era grande e os pais não tinham confiança em mandar suas crianças, devido algum perigo que pudesse acontecer, pois a estrada era movimentada.
Falando dessa escola, veio a lembrança da primeira professora: Conceição Silveira. Em seguida veio Naíza Freitas, e por último a professora Rosa Pessoa e por último a professora Rosa Pessoa, que lecionou por 04 anos. A partir daí a escola ficou fechada e voltou a funcionar mais tarde com turma de jovens e adultos. Porém, no momento encontra-se fechada e o prédio se apresenta um pouco deteriorado.


Autor – Maria Géssica de Sousa
Data - 01/07/2006
Idade - 14 anos


Texto da Ficha 3
OFÍCIOS E MODOS DE FAZER



“A ESCOLA: O SONHO DE TODOS”



Localizada no centro da comunidade, encontra-se a EEF Artidouro Mendes de Sousa, sendo fonte de referência como estrutura ampla e de fácil acesso para servir as crianças e adolescentes.
Sua fundação ocorreu no dia 07 de maio de 1987 com a presença das lideranças políticas do Município e demais famílias no clima de festa. Recebeu este nome em, homenagem ao primeiro morador e dono das terras da comunidade.
Por ser um local público, aqui acontece todos os anos as festa religiosas e juninas. Atualmente nossa escola atende toda a clientela e é orgulho para a comunidade.


Autor – Francisca Helane de Sousa
Data - 08/06/2006
Idade - 11 anos


Texto da Ficha 3
LUGARES, PRÉDIOS E CONSTRUÇÕES



“A PRIMEIRA CASA DA COMUNIDADE”



Há cem anos atrás foi construída a primeira casa da localidade de Cedro pelo Sr. Francisco Inácio de Vasconcelos, sendo um alegria para a família.
Sendo a casa mais velha da comunidade, serve como de fonte de pesquisa para os estudantes locais.
A casa carrega em sua história um pouco da cultura local, desde as velhas lembranças até as fontes de informações. O objeto mapeado serve como meio de pesquisa, pois é através dela que nossas crianças e adolescentes conhecem nossos antepassados.


Autor – Henrique Pessoa Aurélio
Data - 12/06/2006
Idade - 13 anos


Texto da Ficha 4
LENDAS, CAUSOS, SUPERSTIÇÕES E CURIOSIDADES



“ASSOMBRAÇÃO DA MEIA-NOITE”



Muitos da comunidade conhecem e chamam de vários nomes, nós de cedro chamamos ‘assovio da noite.
Minha mãe contou que, quando moça, estava na varanda de sua casa conversando com suas amigas e na frente da casa tinha uma grande mangueira e de repente ouviu-se o certo assovio. Uma de suas amigas resolveu imitar, assoviando também, mamãe conta que todas ficaram apavoradas, entraram para casa e fecharam as portas.
O assovio passou a noite toda sobre a casa e cada vez parecia mais forte. O último assovio, perto do raiar do dia, foi dentro do ouvido de sua amiga, vindo logo em seguida a ficar surda. A partir deste fato todos passaram a temer e ter mais respeito, pois afinal não sabia quem realmente era.


Autor – Francisca Helane de Sousa
Data - 14/06/2006
Idade - 11 anos


Texto da Ficha 4
LENDAS, CAUSOS, SUPERSTIÇÕES E CURIOSIDADES



“O QUE DIZEM AS AVES”



Aconteceu há muitos anos atrás um fato que deixou a família de D. Cristina muito curiosa. Em uma manhã estava cuidando de sua horta quando viu de repente um beija-flor de tesoura e a beijou. Decorridas horas mais tardes ela voltou e novamente e ficou apavorada porque sabia que algo de triste estava por vir.
Aquela cena não saia de sua cabeça e no mesmo dia, quando estava à mesa reunida com seus 08 filhos, mais uma vez o mesmo beija-flor volta entrando pela porta da cozinha e sobrevoando a mesa onde eles estavam e logo em seguida saiu pela porta da frente.
Seus filhos, todos crianças, olharam para sua mãe e procuraram saber o que estava acontecendo, ela não respondeu, apenas chorou. Em poucos minutos chegou em sua residência um moto-táxi avisando que seu marido foi morto na cidade de Cruz. Portanto, muitas pessoas desta comunidade acreditam no poder da natureza.

Autor – Nathália Mendes de Sousa
Data - 11/06/2006
Idade - 14 anos


Texto da Ficha 4
LENDAS, CAUSOS, SUPERSTIÇÕES E CURIOSIDADES



“O INCÊNDIO INESPERADO”



Segundo o entrevistado e vizinhos, era uma tarde linda de domingo de verão quando D. Francisco e esposa saíram para passear na casa de sua comadre Albertina, como de costume, e deixou sua filhinha em casa dormindo. Eles já haviam sido alertados pelas pessoas que era perigoso deixar criança sozinha em casa de palha, mas sem experiência, não levavam a sério o que os mais velhos diziam. Nesta mesma tarde aconteceu o que todos ainda lamentam
Ao saírem de casa, mais uma vez deixaram a criança dormindo. Conta-se que devido à ventania surgiu uma faísca e a casa de palha começou a pegar fogo. Os vizinhos tentaram apagar o fogo mas em poucos minutos as chamas eram grandes demais.
Quando o casal retornou do passeio, tudo estava transformado em cinzas. Depois do acontecido dizem que é comum passar por lá e ouvir choro de criança. Eu, passando por lá certo dia, ouvi. Por isso, creio que seja devido esta morte tão banal.


Autor – José Ronaldo Pessoa Aurélio
Data - 28/06/2006
Idade - 18 anos


Texto da Ficha 4
LENDAS, CAUSOS, SUPERSTIÇÕES E CURIOSIDADES



“MISTÉIO DA NOITE”


Tudo acontecia nos meses de junho a outubro há muitos anos na casa de farinha do falecido Assis Mendes. Além dele, outras pessoas presenciaram essa curiosidade.
Quando era noite as casas de farinhas enchia de pessoas raspando mandioca. Depois das atividades concluídas, homens e mulheres recolhiam-se em seus aposentos para descansar e no silêncio da noite ouviam-se gemidos e urros estranhos e as pessoas acabaram descobrindo que era uma mulher e um homem transformados em lobisomem e por onde passavam matavam cachorros, abriam porteiras e desmanchavam circos. Muitos moradores temiam sair de casa à noite. Essa curiosidade foi vista e presenciada durante muitos anos por muitas pessoas.

Autor – Henrique Pessoa Aurélio
Data - 20/06/2006
Idade - 13 anos


Texto da Ficha 5
BRINCADEIRAS E BRINQUEDOS INFANTIS



“PASSANDO O ANEL”


Ser criança é maravilhoso! Acontecia na comunidade de Medeiros, município de Acaraú, as crianças de 5 a 12 anos eram amigas e, não tendo outra ocupação, brincavam dias e até certas horas da noite enquanto os adultos ficavam nas varandas das casas conversando.
Outras brincadeiras existiam naquela época, mas o que as crianças mais gostavam era de passar o anel.


Autor – Henrique Pessoa Aurélio
Data - 20/06/2006
Idade - 13 anos


Texto da Ficha 5
BRINCADEIRAS E BRINQUEDOS INFANTIS



“O CARRO DE MADEIRA”


Antigamente as crianças da comunidade tinham diferentes formas de brincar. E as brincadeiras também eram diferentes.
Antes, tudo era mais natural: os brinquedos, as brincadeiras, tudo era mais animado e só brincavam em comunidades.
Segundo os entrevistados, as crianças eram mais criativas e seguras em si. Seria legal se os brinquedos de antigamente voltassem a ser utilizados pelas crianças e adolescentes de hoje.



Autor – Eliane Márcia do Nascimento
Data - 12/07/2006
Idade - 14 anos


Texto da Ficha 5
BRINCADEIRAS E BRINQUEDOS INFANTIS



“A IMPORTÂNCIA DA BRINCADEIRA”


Esta brincadeira é importante porque envolve crianças, adolescentes e adultos e a pessoa que está brincando fica mais solto e aprende várias outras técnicas de aprendizagem como nadar, mergulhar e se movimentar por baixo d’água, porque nessa brincadeira precisa de tudo isso.
Ao brincar esta brincadeira você vai ver que não é muito ruim, pois ajuda muito o conhecimento das crianças e adolescentes, que assim ficam conhecendo mais uma brincadeira nova. É mais importante ainda porque depois que eles conhecem não querem mais parar de brincar. Ela é muito importante para nós, e assim é galinha gorda.


Autor – José Rochales Pessoa Aurélio
Data - 19/06/2006
Idade - 25 anos

Texto da Ficha 5
BRINCADEIRAS E BRINQUEDOS INFANTIS



“CAVALO DE QUENGA”


O cavalo de quenga era um brinquedo feito com as pernas do coco, de preferência, as do lado do olho, que já tinha um furo para ser colocado em cordão.
As quengas eram consideradas os pés do cavalo e o cordão era usado como rédea, para dirigi-lo. Sendo usado mais pelos meninos e com o objetivo de competir numa corrida, numa determinada distância.
Com o passar dos anos, esse tipo de brinquedo foi substituído por outros mais modernos e que dependesse menos do esforço físico. Mas nem por isso deixou de ser importante na história daqueles que com eles se divertiam.



Autor – Manoel José da Silveira
Data - 10/07/2006
Idade - 15 anos


Texto da Ficha 5
BRINCADEIRAS E BRINQUEDOS INFANTIS



“O GALAMAR”


Era um brinquedo muito apreciado pelas crianças e adolescentes, de preferência em campo.
Com apenas dois pedaços de madeira era construído, sendo um fincado no chão e o outro apoiado na parte de cima do que estava fincado.
No entanto era uma brincadeira que além de divertir, fazia com que as crianças sentissem o prazer do balanço sem tocar os pés no chão.



Autor – Renato Pessoa Aurélio
Data - 12/07/2006
Idade - 15 anos


Texto da Ficha 5
BRINCADEIRAS E BRINQUEDOS INFANTIS



“A BONECA DE PANO”


Há muito temo atrás, esse tipo de brinquedo era muito usado pelas crianças e até mesmo pelos adolescentes. Era fabricado em casa mesmo, pelas famílias.
Esse tipo de brinquedo tanto as pessoas pobres quanto as ricas tinham acesso. O material utilizado era tecido, algodão, linha de várias cores e cabelos feitos com tecidos desfiados, de preferência preto. As crianças além de brincar faziam das bonecas pessoas e dedicavam a elas muito cuidado, faziam roupas, redes, sapatos e até preparavam seus alimentos.
Por mais que existam brinquedos sofisticados hoje em dia, os brinquedos antigos não perderam seu valor na nossa sociedade.



Autor – Fernanda Aline de Sousa
Data - 08/07/2006
Idade - 13 anos

Texto da Ficha 6
FIGURAS POPULARES



“AGENTE DE SAÚDE”


O trabalho com a comunidade sendo uma pessoa que luta pelo bem-estar de todos e é uma pessoa humilde e acolhedora que está sempre atenta para ajudar as pessoas.
A figura de D. Nono surgiu quando ela se dedicou ao seu trabalho na comunidade, cuidando dos velhos e das crianças, enfim, de todos que precisassem de sua ajuda.
Portanto, o seu papel é repassar suas orientações, como cuidar da higiene e de outros problemas que surgirem.



Autor – Henrique Pessoa Aurélio
Data - 13/06/2006
Idade - 12 anos


Texto da Ficha 6
FIGURAS POPULARES



“A VOCAÇÃO DE UM JOVEM”


Diocese de Sobral – Ceará, Francisco Diassis Neto (seminarista), natural de Cruz, residente há dois anos em Sobral, um jovem, ilustre,culto e dedicado ao trabalho religioso.
Comunicativo e zeloso apóstolo da vinha do Senhor, filho fiel e devoto de São Francisco. Vem desenvolvendo seu trabalho junto à comunidade no setor religiosos e social. As pessoas lhe têm muito respeito e admiração pela pessoa que é.
Diassis mostra por meio de seu exemplo que é possível viver como jovem e também seguidor de Cristo.
Que Diassis continue trabalhando em prol da sua vida religiosa e da comunidade, pois continuará sempre querido e amado por todos.



Autor – Eliane Márcia do Nascimento
Data - 12/07/2006
Idade - 14 anos


Texto da Ficha 6
FIGURAS POPULARES



“O HOMEM DO CORAÇÃO BONDOSO”


Comunidade de Cedro – Cruz – Ceará. Francisco de Paulo, 655 anos, natural de Cedro, residente na comunidade desde que nasceu. Nenê, como é conhecido, é um homem lutador e trabalhador, dedicado ao trabalho que exerce a agricultura em sua localidade.
Segundo o entrevistado, a figura popular Ramiro Mendes Sousa, foi um homem socialista e se relacionava bem com a comunidade, pois era conversador e ajudava sempre os amigos.
Nos 69 anos de existência, Ramiro ajudou sua comunidade a construir um Centro Comunitário, onde eram realizadas manifestações religiosas.
Que Ramiro, mesmo não estando mais entre nós, continue sendo exemplo de um bom cidadão e que continue sendo uma figura popular.



Autor – Daniele Paula de Sousa
Data - 04/06/2006
Idade - 13 anos


Texto da Ficha 6
FIGURAS POPULARES



“ARTIDOURO MENDES DE SOUSA”


Ser amigo e companheiro de todos, era isto que caracterizava pessoa de Artidouro Mendes de Sousa. Sendo ele de Aranaú e possuidor de muitas terras e bois, veio estabelecer morada aqui em Cedro, tendo construída a primeira casa. Com o nascimento de seus filhos, a população foi aumentando e novos moradores foram chegando e ele dia-a-dia conquistava mais amigos.
Artidouro lutou muito pelo crescimento desta localidade. Durante muitos anos pagou uma senhora para ensinar as crianças carentes e pobres e alguns anos depois, para realizar o grande sonho de ter uma escola na comunidade, doou o local para a construção desta escola, que recebeu seu nome.
Hoje a comunidade reconhece sua luta para o desenvolvimento de nosso lugar, e ficamos gratos.



Autor – Maria Rosa Pessoa Aurélio
Data - 08/08/2006
Idade - 47 anos


Texto da Ficha 7
EXPRESSÕES E VOCÁBULOS LOCAIS E REGIONAIS



“PEGAR O BECO”


A expressão ‘pegar o beco’ é atualmente uma expressão usada como uma linguagem comunicativa entre as pessoas que realizam qualquer tipo de manifestação em conjunto.
Observa-se com mais freqüência em pessoas jovens. Como por exemplo: Se por acaso, em um evento, aquele sujeito não está agradando o ambiente, é muito comum ouvir-se o uso deste vocábulo.
Sabemos que é uma expressão informal, mas o importante é que comunica algo entre aqueles que desenvolvem qualquer tipo de atividade. Esse vocábulo ainda continua em nosso meio, e não deixa de ser importante para comunicar algo.



Autor – Francisco Jorge Silveira
Data - 10/07/2006
Idade - 11 anos

Texto da Ficha 7
EXPRESSÕES E VOCÁBULOS LOCAIS E REGIONAIS



“BEM DIREITINHO, VIU?”


Esse dizer popular, segundo a entrevistada, é um ditado novo e bastante usado em sua localidade.
O ditado significa que, se alguém for realizar alguma atividade, como por exemplo tomar água, com certeza alguém vai falar: “Tome água bem direitinho, viu!”. As pessoas se interessam e sempre falam. Na comunidade quase todo mundo conhece, pois é bastante engraçado.



Autor – Francisco Jorge Silveira
Data - 10/07/2006
Idade - 11 anos


Texto da Ficha 8
HISTÓRIAS LOCAIS



“A PLANTA QUE DEU NOME AO CEDRO”


Situada a 12 km da sede do Município fica a comunidade de Cedro. Sua população é aproximadamente de 360 pessoas, distribuídas em 78 famílias. Sua área corresponde a 6 km².
Os primeiros moradores chegaram por volta dos anos 1930, vindos de Acaraú. A localidade se destaca como as demais do Município, suas casas são de alvenaria e a fonte de renda das famílias é a agricultura.
É de fácil acesso, possui escolas, telefone público e programas na área da saúde, que atende às famílias.
Segundo o entrevistado, esse nome surgiu por haver uma planta chamada cedro. Alguns viajantes, ao passarem por lá, no sol quente do meio-dia, amarravam seus animais e desfrutavam de suas sombras, e por esse motivo tem esse nome até hoje.



Autor – Francisco Jorge Silveira
Data - 10/07/2006
Idade - 11 anos

Texto da Ficha 10
INSTITUIÇÕES E ENTIDADES LOCAIS



“A ENTIDADE ESCOLAR”


A Associação de Pais e Mestres foi criada em 1999, por determinação da Secretaria Municipal de Educação, na gestão do prefeito Manoel Israel, e também por necessidade da escola.
É uma entidade sem fins lucrativos que engloba muitos associados. Ela colabora na assistência às crianças e adolescentes por meio da aproximação entre pais, alunos e professores.
Inicialmente seu trabalho era um pouco restrito, sendo voltado apenas para a escola. Com o passar dos anos, suas ações foram estendidas mais para a comunidade e hoje ela é reconhecida pelo trabalho que presta à localidade.
Portanto, trabalhar em parceria com o apoio da comunidade é o que faz a Associação de Pais e Mestres crescer e continuar unida e forte.



Autor – Daniele Paula Sousa
Data - 18/06/2006
Idade - 13 anos

Nenhum comentário: