quinta-feira, 29 de junho de 2006

Cavalo Bravo - Mapeamento Cultural 2006

Texto da Ficha 1
MANIFESTAÇÕES CULTURAIS E EVENTOS



“VACINAÇÃO DO GADO”



Esta manifestação acontece na comunidade de Cavalo Bravo há muito tempo.
Mais ou menos 15 vaqueiros se juntam em um local e vão campear o gado, depois que eles os trazem para o curral para vacinar.
A história acontece desde a Antiguidade, ela vem das pessoas mais velhas e vai passando para os mais velhos. Há muitos anos atrás vem vindo até hoje esse acontecimento. Essa história acontece através dos vaqueiros que vão pegar o gado para vacinar.
“Para conseguir pegar o boi é preciso laçar e derrubar o bicho, depois o vaqueiro senta em cima e aplica a vacina”.
Para o sr. João Jacinto, a vacina é muito importante para evitar doenças.
Dia de vacinação é dia de festa em Cavalo Bravo, muitas pessoas vêm assistir ao evento inclusive pessoas de outras comunidades. Nesse dia mata-se um boi para comerem na casa de um dos vaqueiros. As mulheres dos vaqueiros se reúnem e fazem churrasco, cozido e panelada. Depois da comilança vem a bebedeira. Eles fazem uma roda e vão conversar, fazer repentes, e no final do da levam o gado de volta ao campo.


Autor – Maria Josiane de Souza
Data - 12/06/2006
Idade - 12 anos


Texto da Ficha 1
MANIFESTAÇÕES CULTURAIS E EVENTOS



“FESTAS JUNINAS”



Na comunidade de cavalo Bravo todos os anos acontece o festival cultural. Este evento se repete a cada ano desde 2000, com a participação de aproximadamente 25 pessoas. Começou com o desempenho de professores, alunos e algumas pessoas da comunidade.
Quando chega o mês de junho todos ficam na expectativa de chegar o dia o dia do festival. É uma alegria só, com músicas, danças, roupas coloridas e muitos aplausos. Às vezes nosso festival é apresentado em outras comunidades do Município.
Este evento é assistido pelas pessoas da comunidade; homens, mulheres e crianças e é muito importante para resgatar nossas raízes.


Autor – Rossiane Vasconcelos de Souza
Data - 12/06/2006
Idade - 12 anos


Texto da Ficha 1
MANIFESTAÇÕES CULTURAIS E EVENTOS



“FESTA DO PADROEIRO”



A festa do Padroeiro começou em 1998, pela organização da equipe de liturgia da comunidade, porque esses católicos pretendem fazer crescer a Igreja de Jesus cristo e tornar seu Evangelho conhecido.
Conta-se na capela em galada, xote, forró, samba, valsa, etc. os instrumentos são humanos, canta-se louvores, salmos, aclamações, etc. na abertura da festa, faz-se procissão, usa-se andor, imagem, flores, velas, túnicas brancas, etc.
Essa festa é um momento de oração onde a comunidade inteira e as comunidades convidadas realizam novenas todos os dias durante uma semana durante o novenário mais ou menos 300 pessoas entre adultos, jovens e crianças.
Para crianças e adolescentes essa manifestação é muito importante para desenvolvê-las no cristianismo através dos bons exemplos, dos pais e pessoas da comunidade para que conheçam nosso Deus.


Autor – Geany Emanuelly do Nascimento
Data - 12/06/2006
Idade - 11 anos


Texto da Ficha 1
MANIFESTAÇÕES CULTURAIS E EVENTOS



“CELEBRAÇÃO”



A comunidade de Formosa é pequena. Apesar do número mínimo de pessoas, todas são muito religiosas e um certo tempo surgiu a necessidade de fazer as celebrações aos domingos.
Segundo o entrevistado, Francisco Henrique da Conceição, a primeira vez que a comunidade celebrou foi em 1994. “E eu, juntamente com a comunidade, formamos um meio de incentivar crianças e adultos no nosso meio”, diz o entrevistado. “A celebração é o momento de louvor a Deus e já que somos cristãos, acreditamos que cristo está em nosso meio”, continua.
O entrevistado conta como a comunidade fala com Deus: “as pessoas se reúnem e evocam a Santíssima Trindade, cantam músicas sacras, fazem leituras bíblicas, lêem os avisos e em nome de Deus todos vão embora”, conclui.
As celebrações são pra todas as idades: crianças, adolescentes, adultos e idosos. Ela busca conscientizar para a intensificação dois valores humanos, ético e familiar para que cresçam sabendo seus direitos e deveres como membros da família.
“Para mim, que sou Ministro da Palavra, a celebração, a religiosidade das pessoas para que tenhamos um mundo melhor”, encerra.




Autor –Andreza Maria Silveira Louzada
Data - 12/06/2006
Idade - 10 anos

Texto da Ficha 2
OFÍCIOS E MODOS DE FAZER



“CROCHÊ MANUAL”



Silvia Ferreira Brandão de Sousa, filha de Sabino Ferreira Brandão e Matilde Martins Brandão não tem apelido. Mora em Cavalo Bravo.
Nasceu em Cavalo Bravo no dia 196 de abril de 1971. começou a fazer coche com 09 anos, aprendeu olhando suas amigas fazerem. Fez curso de aperfeiçoamento e agora faz qualquer tipo de crochê manual.
As influencias que recebeu foram modelos de crochê. Ela faz em casa e utiliza fio, linha, elástico e agulhas. O resultado de seu trabalho são vestidos, blusas, saias, colchas de cama, colares, tiaras, etc.
Ela faz porque é seu meio de vida. A importância dessa manifestação é porque é um meio de vida que financia venda.


Autor – Antônia Rosiane F. de Sousa
Data - 12/06/2006
Idade - 11 anos

Texto da Ficha 2
OFÍCIOS E MODOS DE FAZER



“OLARIA”



Francisco Milton de Souza, conhecida por Chico Rita, filho de Maria Socorro de Souza, nascido e residente em Formosa – Cruz – Ce. De família humilde, cursou a 4ª Série pela Educação de Jovens e Adultos. Teve que trabalhar desde cedo para se manter. Foi influenciado a realizar esse trabalho pela própria necessidade de trabalhar. Desenvolve seu trabalho na própria comunidade.
Quem vai se banhar na Lagoa de Formosa ao longe avista Chico Rita com seus companheiros na sua luta árdua, pois ser oleiro não é um trabalho fácil, tem que enfrentar o sol quente do verão.
Segundo Chico Rita, para fazer o tijolo, primeiro a gente vai na olaria, lá raspa o barro, água muito bem aguado, no outro dia amassa o barro bem amassado com uma enxada. Depois leva pro lastro num carro de mão para gradear o tijolo e depois espera quatro dias para secar e colocar dentro da caieira. Coloca fogo durante dois dias, quando esfriar, tira da caieira, empilha e está pronto para o comércio.
Esse trabalho é muito importante para nossa comunidade, pois mantém as construções locais e de comunidades vizinhas, além de fornecer a economia. “Para mim esse trabalho é importante, pois preciso dele para sobreviver”, finaliza.




Autor – Antônia Rosiane F. de Sousa
Data - 12/06/2006
Idade - 11 anos


Texto da Ficha 2
OFÍCIOS E MODOS DE FAZER



“ARTESÔ



A nossa cultura vem já de muito tempo. Continuamos a praticar e hoje é um meio de vida que praticamos que ganhamos nosso dinheiro, lutamos, nos esforçamos para poder ganhar o pão de cada dia.
Nosso dinheiro é nosso esforço! Ensinamos também o nosso amigo a praticar como fazer as nossas cestas de palha, enfeites de lembranças de casamentos, etc.
Isso é um pouco da nossa cultura.




Autor – Maria Deuzemir de Sousa
Data - 12/06/2006
Idade - 11 anos

Texto da Ficha 3
LUGARES, PRÉDIOS E CONSTRUÇÕES



“A IGREJA”



Segundo o sr. João Batista Brandão, em outubro de 1997, iniciou-se a construção do Centro Comunitário de Cavalo Bravo.
Antônio Gregório Brandão foi quem teve a idéia de construir, sendo o primeiro a por a mão na massa e levantar as primeiras paredes.
A comunidade enfrentou muitas dificuldades por não ter recursos financeiros para concluir a obra. Por isso, os próprios moradores fizeram os tijolos e em espírito de mutirão conseguiram, após um ano, terminar a obra.
Por ser um espaço pequeno, a comunidade resolveu ampliar e transformar numa pequena capela. Então, em agosto de 2004, a reforma começou. Hoje ela é em forma de cruz e tem capacidade de receber outras comunidades. A construção ainda não terminou, faltam recursos. Mesmo assim, aos domingos ocorrem celebrações e mensalmente missa para a comunidade.
Para o sr. João, a Igreja é importante porque ensina a compreender a Palavra de Deus. “Para as crianças, ela catequiza e para o adolescente ela crisma e ensina a ser o verdadeiro cristão”.




Autor – José Evaldo André
Data - 12/06/2006
Idade - 12 anos


Texto da Ficha 3
LUGARES, PRÉDIOS E CONSTRUÇÕES



“GRANJA FORMOSA”



A Granja Formosa, no distrito de Caiçara, município de Cruz, estado do Ceará, não tem aspectos históricos e sociais e também não acontece algo de relevante para a vida cultural, mas ela é importante porque produz emprego e alimentação para as pessoas.
A relação do objeto mapeado com o universo da criança e do adolescente é que emprega algumas famílias para que as crianças e adolescentes possam estudar sem precisar trabalhar, assim afirma Nilton José Lima Louzada, conhecido como Nilton, que luta pelo crescimento da localidade.



Autor – Francisco Juscelino da Silveira
Data - 12/06/2006
Idade - 13 anos


Texto da Ficha 3
LUGARES, PRÉDIOS E CONSTRUÇÕES



“ESCOLA DE ENSINO FUNDAMENTAL SÃO PAULO”



No município de Cruz, situado na comunidade de Cavalo Bravo, a Escola de Ensino Fundamental São Paulo foi fundada com o nome de Escola Reunida São Paulo. Teve início em 1º de março de 1986, funcionando no Centro Comunitário da comunidade.
Só em 1994 é que foi construído o prédio escolar, com apenas duas salas de aula, uma pequena secretaria, uma pequena cantina e três banheiros. Funcionavam 05 turmas, 01 do Ensino Infantil e 04 do Ensino Fundamental.
Nessa escola havia reuniões de pais e mestres, festas culturais, palestras, Grêmio Estudantil e jogos. Com isso as crianças e jovens ficavam mais desenvolvidas, que acolhia suas capacidades. Esse é um trabalho de educação e crescimento para toda crianças e adolescente.



Autor – Jaqueline Martins
Data - 12/06/2006
Idade - 16 anos

Texto da Ficha 3
LUGARES, PRÉDIOS E CONSTRUÇÕES



“CONSRUÇÃO DA ESCOLA”



A escola foi construída em 1992. porém, para ajuda r a comunidade, o líder comunitário fala da importância dele na comunidade: “Lidero a comunidade e acho muito generosos da minha parte doar uma oferenda”.
O nome da escola é em homenagem ao dono das terras onde foi construída a escola: Renato Gonçalves Louzada. Hoje estudamos nela, que a cada ano melhora um pouco mais. É importante saber que esta escola proporciona várias carreiras trabalhistas.
“Entretanto, acho que hoje em dia o projeto educativo está mudado”, diz o sr. Anastácio. Concordo plenamente com ele, antigamente o plano educativo era bem diferente. “Em nossa localidade está faltando um telefone público, mas tenho esperanças que um dia vai chegar “, disse ele. Será que no futuro haverá mudanças na escola e no Município? Com certeza vai mudar muita coisa”, continuou.
É muito importante a nossa escola ajudando tantas crianças nesse Município. É um exemplo bacana que a escola proporciona.



Autor – Andreza
Data - 12/06/2006
Idade - 13 anos



Texto da Ficha 3
LUGARES, PRÉDIOS E CONSTRUÇÕES



“A IGREJA”



Segundo o sr. João Batista Brandão, em outubro de 1997, iniciou-se a construção do Centro Comunitário de Cavalo Bravo.
Antônio Gregório Brandão foi quem teve a idéia de construir, sendo o primeiro a por a mão na massa e levantar as primeiras paredes.
A comunidade enfrentou muitas dificuldades por não ter recursos financeiros para concluir a obra. Por isso, os próprios moradores fizeram os tijolos e em espírito de mutirão conseguiram, após um ano, terminar a obra.
Por ser um espaço pequeno, a comunidade resolveu ampliar e transformar numa pequena capela. Então, em agosto de 2004, a reforma começou. Hoje ela é em forma de cruz e tem capacidade de receber outras comunidades. A construção ainda não terminou, faltam recursos. Mesmo assim, aos domingos ocorrem celebrações e mensalmente missa para a comunidade.
Para o sr. João, a Igreja é importante porque ensina a compreender a Palavra de Deus. “Para as crianças, ela catequiza e para o adolescente ela crisma e ensina a ser o verdadeiro cristão”.




Autor – José Evaldo André
Data - 12/06/2006
Idade - 12 anos

Texto da Ficha 3
LUGARES, PRÉDIOS E CONSTRUÇÕES



“GRANJA FORMOSA”



A Granja Formosa, no distrito de Caiçara, município de Cruz, estado do Ceará, não tem aspectos históricos e sociais e também não acontece algo de relevante para a vida cultural, mas ela é importante porque produz emprego e alimentação para as pessoas.
A relação do objeto mapeado com o universo da criança e do adolescente é que emprega algumas famílias para que as crianças e adolescentes possam estudar sem precisar trabalhar, assim afirma Nilton José Lima Louzada, conhecido como Nilton, que luta pelo crescimento da localidade.



Autor – Francisco Juscelino da Silveira
Data - 12/06/2006
Idade - 13 anos

Texto da Ficha 3
LUGARES, PRÉDIOS E CONSTRUÇÕES



“ESCOLA DE ENSINO FUNDAMENTAL SÃO PAULO”



No município de Cruz, situado na comunidade de Cavalo Bravo, a Escola de Ensino Fundamental São Paulo foi fundada com o nome de Escola Reunida São Paulo. Teve início em 1º de março de 1986, funcionando no Centro Comunitário da comunidade.
Só em 1994 é que foi construído o prédio escolar, com apenas duas salas de aula, uma pequena secretaria, uma pequena cantina e três banheiros. Funcionavam 05 turmas, 01 do Ensino Infantil e 04 do Ensino Fundamental.
Nessa escola havia reuniões de pais e mestres, festas culturais, palestras, Grêmio Estudantil e jogos. Com isso as crianças e jovens ficavam mais desenvolvidas, que acolhia suas capacidades. Esse é um trabalho de educação e crescimento para toda crianças e adolescente.



Autor – Jaqueline Martins
Data - 12/06/2006
Idade - 16 anos



Texto da Ficha 3
LUGARES, PRÉDIOS E CONSTRUÇÕES



“CONSRUÇÃO DA ESCOLA”



A escola foi construída em 1992. porém, para ajuda r a comunidade, o líder comunitário fala da importância dele na comunidade: “Lidero a comunidade e acho muito generosos da minha parte doar uma oferenda”.
O nome da escola é em homenagem ao dono das terras onde foi construída a escola: Renato Gonçalves Louzada. Hoje estudamos nela, que a cada ano melhora um pouco mais. É importante saber que esta escola proporciona várias carreiras trabalhistas.
“Entretanto, acho que hoje em dia o projeto educativo está mudado”, diz o sr. Anastácio. Concordo plenamente com ele, antigamente o plano educativo era bem diferente. “Em nossa localidade está faltando um telefone público, mas tenho esperanças que um dia vai chegar “, disse ele. Será que no futuro haverá mudanças na escola e no Município? Com certeza vai mudar muita coisa”, continuou.
É muito importante a nossa escola ajudando tantas crianças nesse Município. É um exemplo bacana que a escola proporciona.



Autor – Andreza
Data - 12/06/2006
Idade - 13 anos

Texto da Ficha 4
LENDAS, CAUSOS, SUPERSTIÇÕES E CURIOSIDADES



“FOGO DA VARGEM”



O fogo da vargem é um mistério que acontece entre Jericoacoara, Preá e Caiçara. Vê-se reflexos como que de um carro se aproximando da gente e num bater de pestana desaparece. Geralmente é visto por pessoas que sentem medo ou que acreditam. Até hoje não se sabe explicar o que o fogo significa. Há quem diga que o fogo é um reflexo de algum minério existente no subsolo, outros acreditam, que é visagem.
É muito importante o adulto transmitir a lenda para as crianças e adolescentes para que admirem e a história posa prosseguir para não ser esquecida.
Hoje quase não ouve falar mais falar desse fogo da ilha, por causa da rede elétrica. “Apesar de nunca ter visto, acredito na sua existência, por isso transmito a lenda aos outros”, diz D. Alzira.



Autor – Maria Clilciane do Nascimento
Data - 12/06/2006
Idade - 13 anos

Texto da Ficha 4
LENDAS, CAUSOS, SUPERSTIÇÕES E CURIOSIDADES



“FOGO DA VARGEM”



O fogo da vargem é um grande mistério para as pessoas da comunidade de Formosa, pois não se sabe de onde ele vem nem como aparece.
Segundo a entrevistada, Júlia Maria de Sousa, ele aparece de repente como se fosse um farol de carro. Aparece lá em cima e desaparece lá em baixo, depois de andar um pouco.
Não há personagem específico, o fogo da vargem aparece a qualquer pessoa.
Segundo o que ela pensa, as crianças devem imaginar coisas, pois elas nunca viram e pensam que é mentira. D. Júlia diz que não acreditava até o momento que viu com seus próprios olhos. “Já vi o fogo da vargem com minha mãe”, diz ela.




Autor – Maria Juscelina Silveira
Data - 12/06/2006
Idade - 12 anos

Texto da Ficha 4
LENDAS, CAUSOS, SUPERSTIÇÕES E CURIOSIDADES



“VASSOURA ATRÁS DA PORTA”



Colocar vassoura atrás da porta é uma superstição praticada por pessoas mais velhas que tem como finalidade expulsar pessoas desagradáveis de suas casa, por exemplo: se chegar uma pessoa em sua casa e sua visita não lhe agrada, ponha uma vassoura aterás da porta, sem a pessoa ver, é claro, que logo, logo ela vai embora.
Para D. Socorro, isso não passa de uma ilusão. “Não acredito nisso”, diz.



Autor – Maria do Socorro Argemiro do Nascimento
Data - 12/06/2006
Idade - 10 anos


Texto da Ficha 5
BRINCADEIRAS E BRINQUEDOS INFANTIS



“JOGO DE BILA”



O jogo de bila é uma brincadeira muito freqüente na localidade de Formosa. Segundo o entrevistado, Manoel Freire de Maria, não há lugar específico para a brincadeira, ela acontece em frente às casas, nas estradas, é uma diversão comum e pode acontecer em qualquer lugar.
É um jogo criativo, que para exercer e se tornar ganhador é preciso talento e agilidade para poder ganhar. O total de jogadores não tem limite, varia de acordo com a quantidade de jogadores que querem entrar no jogo.
Não se sabe como surgiu, mas por ser uma diversão, que necessita de um terreno plano para exercer, é mais comum na época do inverno.
É um jogo de talento,atenção e de agilidade, depende muito do raciocínio e de mão certeira.
Para o entrevistado, a importância do jogo de bila, era a diversão, talento e orgulho.”Era uma diversão, ao invés de estar usando drogas ou ingerindo bebidas alcoólicas, é muito melhor e mais agradável estar entre amigos no jogo de bila”, diz.



Autor – Rita Maria Vasconcelos Louzada
Data - 12/06/2006
Idade - 12 anos


Texto da Ficha 5
BRINCADEIRAS E BRINQUEDOS INFANTIS



“CAVALO DE TALO”



Aqui na localidade de Cavalo Bravo as pessoas gostam muito de brincar de cavalo de talo.
Segundo José Elisvando Ferreira, para fazer o cavalo de talo ele foi até da carnaubeira tirar o talo, do talo tirou os espinhos, desenhou a cabeça, cortou a palha para fazer o rabo.
“Não sei como essa brincadeira apareceu, mas o cavalo de talo serve para a gente se divertir e brincar”.



Autor – Paulo Ferreira Sampaio
Data - 12/06/2006
Idade - 10 anos

Texto da Ficha 5
BRINCADEIRAS E BRINQUEDOS INFANTIS



“TRISCA”



Na minha comunidade tem muitas brincadeiras, e uma delas é o trisca, que é assim: Se reúne um grupo de amigos, uma pessoa estrala o dedo, os outros participantes pegam um dedo cada um e quem pegar o dedo estralado vai pegar as outras pessoas.
“Não sei a história dessa brincadeira, as pessoas me ensinaram assim. Essa brincadeira é importante porque diverte e une a gente. Espero que ela nunca se acabe na minha comunidade”.



Autor – Maria Naíla do Nascimento
Data - 12/06/2006
Idade - 07 anos


Texto da Ficha 5
BRINCADEIRAS E BRINQUEDOS INFANTIS



“PEGA AJUDA”



A brincadeira pega ajuda é feita em casa e no terreiro. É assim: quando eu pego uma pessoa, ela me ajuda a pegar os outros.
A gente não sabe de onde veio. Nós estavam,os brincando pega ajuda quando um menino falou para o entrevistado: “Essa brincadeira é importante porque evita fazer coisas erradas”.



Autor – Antônio Danrley Silveira Brandão
Data - 12/06/2006
Idade - 07 anos



Texto da Ficha 5
BRINCADEIRAS E BRINQUEDOS INFANTIS



“TRINTA E UM NA MANCHA”



As crianças de Cavalo Bravo gostam muito de brincar, e uma das brincadeiras preferidas é o trinta e um na mancha.
É comum encontrarmos crianças brincando nos terreiros das casas seja dia ou seja noite. Com seus amigos, Josiane brinca todos os dias. Por ser a maior, é também a líder, então é quem estrala o dedo: cada um de seus amigos pega um dedo, quem pegar no dedo estralado fica na mancha contando até 31, enquanto os outros se escondem.
Depois ele vai procurar. Aqueles que se esconderam esperam um momento de distração de quem está procurando e corre para a macha dizendo: “31 na mancha!”, assim ficam livres de ajudar a procurar os demais. Aquele que foi encontrado por último vai ser o próximo a contar e procurar.
“Essa brincadeira é muito antiga, nossos pais já brincavam quando eram crianças, daí a importância de preservar para que nunca fique no esquecimento. Acho essa brincadeira muito divertida, toda criança pode brincar sem problema algum”.



Autor – Zeneide Ferreira do Nascimento
Data - 12/06/2006
Idade - 08 anos


Texto da Ficha 6
FIGURAS POPULARES



“CHAGA VALDO”



Francisco das Chagas Vasconcelos, conhecido como Chaga Valdo, nasceu na comunidade de Cavalo Bravo, em 15/05/1970. Seus pais eram de Lagoa Salgada: Antônio Pereira Brandão e Tereza Maria de Jesus. Hoje tem 36 anos e estudou até a 4ª série.
Chaga Valdo começou a ser vaqueiro quando não quis mandar os outros campear pra ele. Com o tempo começou a campear não só para si, com também para os outros donos de gado. É muito respeitado na sua comunidade, gosta muito de negociar gado para açougue. Ele não trabalha só com gado, mas em outras atividades, como agricultor.
Chaga adora cuidar dos animais, dar injeção contra várias doenças, como febre aftosa, vermes e outras.
Para as crianças e adolescentes isto é uma aventura e querem ser um aventureiro no mato, mas é muito perigoso.


Autor – Francimar Ferreira Brandão
Data - 12/06/2006
Idade - 12 anos


Texto da Ficha 6
FIGURAS POPULARES



“TIA ALZIRA”



Alzira Nunes Brandão de Souza sente-se apoiada pela comunidade para desenvolver a Coordenação Geral nos trabalhos pastorais. É catequista e ministra da Palavra.
Segundo ela, desde criança sentiu-se escolhida para a missão de evangelizar. Exerce este trabalho na catequese, nos grupos de jovens, em círculos bíblicos, grupos de casais, escola, celebração da Palavra de maneira humilde.
Adquiriu confiança por ser apaixonada pelas crianças. Trata-as com amor e carinho, dando-lhes bons exemplos de vida para que tenham uma adolescência normal e venha a ser um adulto honesto e consciente de seus limites e progressos. “Minha importância é desenvolver e conscientizar as pessoas para uma vida digna e boa espiritualidade”.
Espero que Alzira continue sempre em seus trabalhos na igreja, na escola e nos demais lugares da comunidade onde ela trabalha.


Autor – Yistar Nascimento Barletta
Data - 12/06/2006
Idade - 11 anos


Texto da Ficha 6
FIGURAS POPULARES



“O DIA-A-DIA DO AGENTE DE SAÚDE”



Ao fazer esta entrevista com ao Agente de Saúde Pedro Valdo, descobri que esse é um trabalho de grande importância, pois o agente de Saúde incansavelmente de casa em casa orientando as mães como cuidar da saúde de seus filhos, como evitar doenças, orienta as gestantes a cuidarem de sua saúde e da do bebê, acompanha a saúde dos idosos, orientando como tomar medicamentos.
Enfim, é um trabalho pela saúde de toda a comunidade, incluindo até a saúde dos animais. Eles acompanham o crescimento e o peso das crianças, cuidando de seu crescimento normal em prol da vida.


Autor – Maria Elizangela Brandão
Data - 12/06/2006
Idade - 12 anos


Texto da Ficha 6
FIGURAS POPULARES



“RAIMUNDO NONATO FREITAS”



Raimundo Nonato Freitas, 35 anos, conhecido como Raimundinho, residente na comunidade de Formosa. Tornou-se uma figura popular por ser uma pessoa comunicativa e por ter um bom relacionamento com as pessoas.
Agente de saúde,realiza um trabalho muito importante repassando informações para as famílias, repassa dados da comunidade para a Secretaria de Saúde, como Bolsa-Família, abastecimento de água, diarréias, infecções respiratórias, crianças desnutridas, diabéticos e outros.
Para o entrevistado, as crianças e adolescentes no futuro terão uma saúde que façam eles se orgulharem.
“O trabalho tem sua importância positiva por que tem objetivos relacionados com a comunidade, onde existe um elo de repasse de informações sobre os problemas da área de abrangência. A comunidade tem seus problemas comunicativos com o setor de saúde, para que esses problemas sejam relacionados mais brevemente e tenham uma saúde mais digna”, finaliza.


Autor – Carlos Gelson da Mata Freitas
Data - 12/06/2006
Idade - 10 anos


Texto da Ficha 7
EXPRESSÕES E VOCÁBULOS LOCAIS E REGIONAIS



“AH, MEU DEUS!”



Ah meu Deus é uma expressão muito usada pelas pessoas da comunidade de Cavalo Bravo. Significa espanto, admiração.
Não sei o histórico desta expressão, sei que é muito usada, principalmente pelos mais velhos. É usada em conversas ou em situações em que se assiste alguma cena: “Ah, meu Deus, com é que isso foi acontecer!”
É uma expressão muito usada. Por esta razão, acaba fazendo parte do vocabulário das crianças e adolescentes. Para a entrevistada, essa expressão é importante para não morrer a tradição.


Autor – Rafaela Ferreira Brandão
Data - 12/06/2006
Idade - 09 anos

Texto da Ficha 7
EXPRESSÕES E VOCÁBULOS LOCAIS E REGIONAIS



“TE LIGA”



Te liga é uma expressão muito usada em nossa comunidade, principalmente pelos mais jovens, que significa para a pessoa ficar esperta.
É muito usada em momentos de conversa entre duas pessoas. Quando um fica desatento o outro diz!” Te liga!”.
É muito importante o uso de uma expressão numa comunidade porque expressa sua identidade.


Autor – Maria Patríca Souza
Data - 12/06/2006
Idade - 11 anos



Texto da Ficha 7
EXPRESSÕES E VOCÁBULOS LOCAIS E REGIONAIS



“ARRAM”



Segundo o entrevistado, Osmundo Sousa Albuquerque, “arram” é usado quando alguém está concordando com outras pessoas e o “arram” sempre foi usado em todo o Município para concordar com o que está sendo dito ou questionado, por exemplo.
“O trabalho está terminado” “Arram!”. É de grande importância para as crianças e adolescentes, pois podem utilizá-la em seu dia-a-dia.
Esta expressão é de grande importância para a comunidade, por isso é necessário que ela seja preservada.


Autor – Maria Deliane Costa
Data - 12/06/2006
Idade - 14 anos


Texto da Ficha 7
EXPRESSÕES E VOCÁBULOS LOCAIS E REGIONAIS



“COMO É QUE PODE?”



A expressão “como é que pode” é muito usada tanto por pessoas idosas como por pessoas jovens. Significa que as pessoas não aceitam o que está acontecendo em momentos de desespero.
Essa expressão exige há muito tempo. “Não sei de onde surgiu, mas uso com muita freqüência”.
Uma expressão como essa nunca pode desaparecer do nosso vocabulário para que nossa cultura não desapareça.


Autor – Francisca Maria de Souza
Data - 12/06/2006
Idade - 12 anos


Texto da Ficha 7
EXPRESSÕES E VOCÁBULOS LOCAIS E REGIONAIS



“PRA MODE”



“Pra mode” é uma expressão usada em conversas entre amigos que significa pra quê.
Não se sabe o histórico dessa expressão, mas segundo a entrevistada é usada em conversas informais como por exemplo:
- Vamos sair pra mode nós ficar mais à vontade.
Esta expressão é importante para perpetuar a cultura local.


Autor – Maria Janiele de Sousa
Data - 12/06/2006
Idade - 11 anos


Texto da Ficha 7
EXPRESSÕES E VOCÁBULOS LOCAIS E REGIONAIS



“POR FORÇA”



As pessoas mais velhas, sempre que iam conversar utilizavam a expressão “pó força” nos dias atuais. Esta expressão é menos utilizada, mas ainda há quem a use. Isso acontece quando duas ou mais pessoas estão conversando e sempre no meio da conversa usam esta expressão, então quer dizer que concorda com algo que falou.
Às vezes facilita para as pessoas entenderem melhor, por que é uma expressão que é usada para afirmar algo que as pessoas falam. Nesse mundo em que estamos é mais comum os jovens, as crianças, quer dizer os mais novos, falarem dessa maneira. Muitos pensam, ou melhor, falam com intensão de ignorância, mas na verdade não é.
São apenas ditados dos idosos que vêm de uma geração antiga, dos avós., que passam para os filhos, netos, bisnetos, e assim vai freqüentemente. No Ceará é bastante pronunciada esta expressão pelas pessoas, pois é uma forma que o cearense tem. Por isso temos que dar valor ao nosso querido Brasil.



Autor – Valdiana
Data - 12/06/2006
Idade - 15 anos


Texto da Ficha 8
HISTÓRIAS LOCAIS



“FORMOSA”



Formosa é um lugar pequeno, com 142 moradores. Os tipos de construções são casas, colégios, residências, granja, igreja em fase de construção. O tipo de vegetação é litorânea.
A origem do nome Formosa é porque no passado existia muitas embarcações de mercadorias como farinha, goma. A praia era muito bonita, por isso o nome de Formosa.
No passado ocorreram muitos fatos importantes com pescarias de currais, nos anos 1960 e anos 1970. as pessoas que contribuíram para a origem do lugar foram Paulo Silvério, João Raimundo, Silvério, João Rafael, Estevão, o tauio.
Os aspectos culturais são a festa da Padroeira com missa, barraca, e leilão. Também tem quadrilha e outros eventos da escola.
O relacionamento com o universo da criança e do adolescente é dar condições para seu aprendizado e desenvolvimento. O único objetivo que é ver o melhor para seus filhos, com isso só tem a crescer.
A importância dessa história é valorizar a comunidade levando para eles mais conhecimento dos valores e conhecimento da sua terra.



Autor – Carlos Gelson da Mata Freitas
Data - 10206/2006
Idade - 10 anos

Texto da Ficha 8
HISTÓRIAS LOCAIS



“A COMUNIDADE DE CAVALO BRAVO”



Cavalo Bravo é uma localidade situada no distrito de Caiçara, município de Cruz, distante 40 km de sua sede. Há 320 habitantes formando 72 famílias.
O povo sobrevive da agricultura e da pesca. Suas condições de vida são mais ou menos iguais. Nela existe a Escola São Paulo, com 251 alunos, nos níveis Educação Infantil e Educação Fundamental. Há também associação Comunitária e os grupos de igreja soa um povo mais ou menos passivo que cada família se preocupa com seus filhos.



Autor – Carlos Gelson da Mata Freitas
Data - 10206/2006
Idade - 10 anos


Texto da Ficha 10
INSTITUIÇÕES E ENTIDADES LOCAIS



“APM”

A APM é a Unidade Executora denominada da Associação de Pais e Mestres. Desenvolve Assembléias Gerais, e reuniões da Diretoria para interagir junto à escola como instrumento de transformação de ação, promovendo o bem-estar da comunidade do ponto de vista educativo, social, e cultural. A Diretora da escola é a diretora da APM.
A comunidade escolar, juntamente com alguns técnicos da Secretaria Municipal de Educação de Cruz fundou no dia 18 de abril de 1999, com sede na Escola de Ensino Fundamental São Paulo em Cavalo Bravo, Cruz – Ceará. Para colocar na assistência e formação do educando, por meio da aproximação entre pais, alunos e professores, promovendo integração poder público, comunidade, escola e família.
A APM tem desenvolvido o conhecimento da mesma. Através dela a escola tem crescido com o PDDE (Programa Dinheiro Direto na Escola), um recurso que a escola recebe em dinheiro para se manter.
Além das reuniões, executa a utilização do material comprado com economia e através de orientações, conscientiza as pessoas para a cidadania, contribui para uma convivência harmônica, incentivar as crianças do Grêmio Estudantil e trabalha cooperativamente com o mesmo, para desenvolver uma cidadania na qual todos reconheçam seus limites.
Como presidenta, Alzira Nunes Brandão de Freitas, acredita que a APM ajuda no desenvolvimento com o PDDE e orientações, e assim, diminui a despesa para o Município.


Autor – Damião Felipe Brandão de Sousa
Data – 12/06/2006
Idade - 08 anos


Texto da Ficha 10
INSTITUIÇÕES E ENTIDADES LOCAIS



“EEF RENATO GONÇALVES LOUZADA”


A Escola de Ensino Fundamental Renato Gonçalves Louzada, foi fundada no dia 06 de setembro de 1992, pelo então prefeito Antônio Raimundo de Araújo Neto, pela necessidade da comunidade ter uma escola para facilitar a aprendizagem dos alunos.
Segundo a entrevistada, Almerinda de Freitas Louzada, após a fundação da escola, forma contratados profissionais da educação para ensinar nesta entidade. Contando com o apoio da Prefeitura Municipal de Cruz, sempre que precisava.
Hoje, a escola conta com uma clientela de 50 alunos, de 3 a 16 anos e com mais profissionais para formar cidadãos responsáveis.
A escola é muito importante para as crianças e adolescentes porque contribui para sua formação. “Toda comunidade tem um motivo para crescer e eu não vejo outro motivo pelo qual nossa comunidade cresça, a não ser com uma educação de qualidade”, finaliza.


Autor – Maria Luziane de Barros
Data – 12/06/2006
Idade - 13 anos


Texto da Ficha 10
INSTITUIÇÕES E ENTIDADES LOCAIS



“ASSOCIAÇÃO DE CAVALO BRAVO”


A Associação de Desenvolvimento Comunitário de Cavalo Bravo foi fundada no dia 27 de julho de 1987. A Associação é uma entidade sem fins lucrativos que desenvolve um trabalho de conscientização comunitária pelo bem social da comunidade. Foi com responsabilidade de seu presidente, em comum acordo com a diretoria, conselhos e seus associados, que desenvolveram a Associação de desenvolvimento Comunitário em Cavalo Bravo.
Segundo Alzira, a Associação de Desenvolvimento Comunitário de Cavalo Bravo foi fundada pelo sr. Antônio dos Santos de Oliveira Lima, com o objetivo de desenvolver o espírito comunitário e buscar melhorias para a comunidade.
Esse processo cresceu através da união dos sócios que desenvolveram o recurso para a criação de frangos apoiados pelo Projeto São José. As tiveram uma queda no final disso, então conseguiram evoluir a criação de gado.
A Associação mostra para a criança e o adolescente um espírito de consciência comunitária pelo bem social.


Autor – Maria Luziane de Barros
Data – 12/06/2006
Idade - 13 anos

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