quinta-feira, 9 de novembro de 2017

PSE - Promoção das práticas corporais, da atividade física e do lazer nas escolas

Na escola Valdemar Paulo Ribeiro, em Canafístula cada professor realiza momentos dentro e fora de sala, onde os alunos participam de corridas, danças...entre outras atividades.

Em Aroeira temos um projeto em que  um professor realiza atividades com algumas crianças e adolescentes na parte do futebol.Essas atividades acontecem duas vezes por semana as 17:30 h com uma hora de duração.

Cavalo Bravo - cada professor responsável na turma é que realiza com sua turma, e todas estão no plano do professor. As atividades são tantas ... Passagem pelo túnel, Pula-pula,  Escorredor,  balançador, Cavalo de Pau, trilha ... Etc.




Tucuns - Aqui na escola as atividades corporais acontecem nas aulas de educação física e no contra turno fica com a responsabilidade de uma monitora de esportes . Existe também em projeto Esportividade que trabalha atividades esportivas coletivas como handebol,futsal e voleibol, além de atividades recreativas. Esse projeto é desenvolvido pela monitora d esportes. Mais educação e serviço de convivência. Os dois tem se empenhado bastante.


Lagoa Salgada - A noite a quadra é disponibilizada para a comunidade, com jogos de futebol, de acordo com o cronograma de cada dia.

Pitombeiras - Não existe um responsável, essas atividades ficam por conta do professor de Ed Física, mas confesso que a atividade mais praticada são: alongamentos e prática de futsal, mas sem muitas regras. Ainda acho muito solto, a coordenação acompanha, mas não tem como fazer muita coisa, pois a escola não dispõe de muitos recursos para isso,  a nossa quadra está com o piso comprometido, estão começando a reforma, ficaremos sem espaço nenhum. Na educação infantil e fundamental I também é realizado atividades de relaxamento e práticas corporais dentro das suas rotinas, porém sem muita diversificação.

Constância: Os professores da educação infantil realizam todos os dias no momento da pisicomotricidade além de Atividades corporais, Corrida, dança e um circuito de pneus.



Em Monteiros temos uma pessoa que é responsável por abrir a quadra à noite, para a comunidade. Mas, nada tão elaborado. Acompanha e incentiva a prática do futsal. Nas aulas de ED. Física, os professores tentam adequar alguma prática à teoria trabalhada. Mas, de acordo com as aulas disponíveis.Mais educação e serviço de convivência. Os dois tem se empenhado bastante.

O Mais Educação é um forte colaborador deste momento.

Nenhum comentário: