RELATÓRIO
DE AÇÕES REALIZADAS NO 4º BIMESTRE DE 2013 NAS ESCOLAS MUNICIPAIS DE CRUZ
A partir das informações tratadas nos Planejamentos
de Núcleo realizados nos dias 16 e 23 de outubro, organizamos a Comemoração ao
Dia da Consciência Negra em Cruz conforme abaixo:
Horário de início e término das atividades – 14h as 16h – Quarta e sexta-feira
Horário de início e término das atividades – 14h as 16h – Quarta e sexta-feira
Dia 20/11
– Sede – Núcleo 01 e 02;
Dia 22/11
– Paraguai – Núcleo 03 e 04;
Também ficou fechado com os núcleos que a
participação nas apresentações deverá contemplar, de acordo com a possibilidade
da escola, o grau de paridade de sexo (masculino e feminino), etnia (brancos,
negros e pardos);
PAUTA
PARA O DIA
·
Apresentação da Lei Federal e Lei Municipal nº 325 de 13 de maio de 2008;;
·
Apresentação do Projeto “AFRO-BRASILEIROS E INDÍGENAS EM ESTUDO” e atividades
realizadas (Item na avaliação bimestral, Estudo da temática por meio de
conteúdos programáticos do próprio livro didático, relatórios bimestrais com
base no modelo sugerido pelo Selo UNICEF; Apresentações; escolha do livro
didático com ressalva para a temática);
·
Cartaz da escola com tema referente a temática afro ou indígena (separar
escolas que ficarão com os temas);
·
Caracterização de um personagem afro-brasileiro e/ou indígena por escola para
servir de cenário (enviar nome do personagem com antecedência e tentar ver se
não haverá repetição dos mesmos no grupo);
·
Apresentação cultural ou produção textual referente a temática trabalhada
durante o ano letivo.
NÚCLEO 01
E 02 - AUDITÓRIO MUNICIPAL – SEDE
ESCOLA
|
APRESENTAÇÃO
|
FIGURA
CARACTERIZADA
|
Aningas
|
Dança
Indígena ;
|
Cacique
Guarani Kaiowá Ládio Verón
|
Canema
|
Coreografia
da dança africana Huaca Huaca;
|
|
Tucuns
|
Depoimento
de aluno referente a nova forma de trabalho deste ano;
|
Índia
Iracema;
|
CEBMPB
|
Texto
coreografado
|
Castro
Alves
|
Lagoa
Salgada
|
Paródia ;
|
Dragão
do Mar.
|
Pitombeiras
|
Dança
Africana
|
Nelson
Mandela
|
Lagoa
Velha
|
Embolada
|
Dandara,
esposa, mãe e guerreira
|
Cór.
Poeira
|
Dramatização
– religião afro
|
Zumbi
|
Poço
Doce I
|
Teatro
– Tema: resistência negra;
|
Chica
da Silva
|
Poço
Doce II
|
Poesias
referentes a temática afro;
|
Indio
Tupinambá
|
Participação Grupo de Capoeira FACAJE de Cruz.
NÚCLEO 03
E 04 – EEF JOAO EVANGELISTA DA CRUZ - PARAGUAI
ESCOLA
|
APRESENTAÇÃO
|
FIGURA
CARACTERIZADA
|
Caiçara
|
Capoeira;
|
Michael
Jackson
|
Cavalo
Bravo
|
Dança
Indígena;
|
Nelson
Mandela
|
Frei
Jorge
|
Dança
africana;
|
|
Preá
|
Exposição
de desenhos;
|
|
Aroeira
|
Paródia
Afro
|
Mestre
Bimba
|
Paraguai
|
Coreografia
afro de abertura
|
Mulher
Rendeira
|
Solidão
|
Paródia
beija ou não beija;
|
Pelé
|
Cajueirinho
I
|
Jogo de
curiosidades afro
|
Dragão
do Mar;
|
Cajueirinho
II
|
Dança
afro-brasileira;
|
Índia Potira
|
Monteiros
|
Reisado
organizado por alunos;
|
Índio
|
DEPOIMENTO DE DOIS ALUNOS DA
EEF FILOMENO FREITAS VASCONCELOS SOBRE O PROJETO DESENVOLVIDO EM 2013 NAS
ESCOLAS DE CRUZ.
“Oi,
meu nome é Felipe, estudo na escola de Tucuns, na turma do 6° ano, sou
descendente de negro e muito me orgulha a minha cor. A temática afro –
brasileira e indígena, vem ganhando cada vez mais espaço na sala de aula,
devido a sua importância. Este ano tenho percebido maior destaque da temática
que tem sido relacionada com alguns capítulos do nosso livro didático de
história, e em virtude da organização da rotina didática de sala de aula que
vem criando novos espaços para se trabalhar com o tema, não somente nas aulas
de história, mas também em outras disciplinas. As atividades realizadas sobre a
temática são diversificadas, realizamos pesquisas, estudos sobre personagens
importantes da temática, produção de cartazes e muitos vídeos que nos chamaram
bastante atenção para a importância de se estudar esta temática nas escolas,
que é uma necessidade estudarmos, pois precisamos resgatar os nossos valores
culturais, nossas raízes que não morrem, pois isso é história, e a história
precisa ser preservada e ser repassada para as gerações futuras”.
“Oi,
meu nome é Lucas, estudo no 8° ano da escola de Tucuns. Minha cor é parda e
também me orgulho dessa mistura de cores, sou aluno recebido da escola de
Rondônia, norte do País e quando cheguei aqui na escola onde estudo hoje,
percebi uma grande diferença com relação ao estudo da temática afro –
brasileira e indígena, pois na minha escola não estudava esta temática como
aqui. Outra grande novidade para mim foi a rotina de sala de aula, que inova as
aulas, e com isso percebi que a temática afro – brasileira e indígena ganha
espaço de estudo cada vem mais na sala de aula”.
FRASES RECITADAS POR OCASIÃO DAS APRESENTAÇÕES EM
COMEMORAÇÃO AO DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA ENTRE CADA UMA EXECUTADA.
Ninguém
nasce odiando outra pessoa pela cor de sua pele, por sua origem ou ainda por
sua religião. Para odiar, as pessoas precisam aprender, e se podem aprender a
odiar, podem ser ensinadas a amar. Nelson
Mandela
Sonho com o dia em que todos levantar-se-ão e
compreenderão que foram feitos para viverem como irmãos. Nelson Mandela
- "De acordo com a
Constituição Federal do Brasil, a discriminação racial é um crime inafiançável.
É sempre bom lembrarmo-nos disto, principalmente neste dia 20 de
novembro". (Maria Luíza S. Silva)
“Antes de tudo, o índio precisa de
terras. Índio é dono da terra. Então, o branco deve respeitar a terra do índio.” ―Mário Juruna
“Basta lembrar que os três reis magos que
presentearam Jesus menino representavam povos diferentes, donde se conclui que
negros, brancos, amarelos e índios são iguais diante de Cristo. As
classificações são invenções humanas que só servem para justificar exclusões.” ―José de Souza
Pinto
“Eu não sou quem eu gostaria de ser; eu
não sou quem eu poderia ser, ainda, eu não sou quem eu deveria ser. Mas graças
a Deus eu não sou mais quem eu era!”
―Martin Luther King Jr.
―Martin Luther King Jr.
“Senhor, não deixes que se manche a tela,
Onde traçaste a criação mais bela De tua inspiração.
O sol de tua glória foi toldado Teu poema da América manchado. Manchou-o a escravidão.”
―Castro Alves
O sol de tua glória foi toldado Teu poema da América manchado. Manchou-o a escravidão.”
―Castro Alves
Que o mundo deixe os índios viverem em paz', pede cacique Raoni na Rio+20
“Você pode sempre sonhar, e seus sonhos
se tornarão realidade; mas é você que tem que torná-los realidade.” ―Michael Jackson
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