quinta-feira, 31 de maio de 2012

Coração de Maria no Bairro de Brasília

Como já é tradição no Bairro de Brasília, a Coroação de Maria no final do mes de maio acontece todos os anos. Ela é organizada pela própria comunidade tendo a frente a Sra. Brígida Moura.
Este ano contou com a participação grupo de Coral Comunitário da próporia comunidade (com a participação de 11 integrantes) organizado pelo Professor Elóoi do Programa Música na Escola, funcionário do CEB Maria Pereira Brandão, escola pública de Cruz.
A própria comunidade faz acontecer a participação de crianças e adolescentes por meio dos 'anjinhos' que participam do movimento mariano.
Um grande momento católico e cultural de nossa cidade.

Imagens do Evento:

 Sra. Brígida - Organizadora do Evento

 Coral Comunitário de Brasília organizado pelo Prof Elói




 Comunidade presente ao evento.

Por: Evaldo Vasconcelos

quarta-feira, 30 de maio de 2012

Apresentação do Grupo de Flautas e Violiono de Cruz

O Grupo Municipal de Flautas e Violionos do Município de Cruz, funciona na EEIF Constância de Sousa Muniz com 48 intergrantes no Curso de Flauta e 14 integrantes no Grupo de Violinos. Eles estão sobre a monitoria da Professora Maria Carvalho. Na ocasiao se apresentaram 30 alunos de Flauta e 4 do Violino para a Reunião de Diretores e Coordenadores das Escolas Públicas Municipais de Cruz.








Relato de Aluno participante do momento e relativo ao mês de trabalho na escola

Nesse mês de maio aprendemos a passar o arco na terceira corda, no qual aprendemos algumas notas da segunda e da terceira corda.
Trabalhamos notas de dois e de quatro tempos, para melhor equilíbrio do arco, pois percebemos que é necessário  sustentar o arco, para conseguir um som melhor.
Ensaiamos a música O Juba, para apresentar na reunião que aconteceu no dia 28 de maio na escola constância com todos os diretores do município de cruz, com o nosso querido secretario de educação Raí. Pois foi numa aula de
Violino que ele nos visitou e nos convidou para apresentar na reunião dos diretores.
A aluna Jennifer  ensaiou a música da Asa branca para mostrar aos diretores. Apresentação foi um sucesso, todo mundo elogiou e aplaudiu, pois a turma mereceu. Afinal  nos dedicamos bastante, e é claro também tivemos a ajuda da professora  Maria, que sem ela não conseguiríamos alcançar esse aprendizado.

Alunos: Jennifer, Larissa, Samuel e Junior

sexta-feira, 25 de maio de 2012

Grupo CALIFON em Cruz




 Ensaio aberto para turmas de alunos de Aningas e Quadrilha Emoção Junina de Cruz
 Exposição de Artesanato local do Grupo Produtivo do CRAS, Atelile Gabi, Casa Belas Artes e Produções independentes do alunos do Pró Jovem
 Entrega de Certificado ao Prefeito Municipal por ocasião do Califon em Cruz.
 Apresentação dos Grupos de Batuque e Grupo de Dança Municipal na Abertura do Evento

 Apresentação do Grupo de Dança Califon




 Work Shop para alunos do Grupo de Dança e Quadrilha Emoção Junina de Cruz beneficiando a mais de 60 integrantes dos dois grupos com a oficina de dança.


segunda-feira, 21 de maio de 2012

Secretaria da Cultura participa do Jubileu de Prata do Distrito de Caiçara

 Público Presente ao evento do dia 17 de maio de 2012
 Palavra do Coordenador de Cultura e Secretária de Cultura
 Abertura pelo PIMPS da Banda de Música de Cruz

 Leitura de Produções textuais de alunos de Caiçara
 Apresentação do Coral da Escola de Caiçara Vozes do Céu - Prof. Jeferson - Programa Musica na Escola

 Apresentação do Grupo de Dança Municipal com a temática Brasil e Indígenas

 Apresentação do Grupo Batucan da Escola de Canema (Ritmos africanos) como Encerramento do evento.

Durante o evento foram mobilizados diretamente mais de 100 crianças e adolescentes para desenvolver as atividades do dia.



O espetáculo “Califon -Universo Feminino” mostra a plasticidade do corpo feminino, as inquietações, a multifuncionalidade, os desejos, a sensibilidade feminina. O espetáculo investiga este universo através do movimento em busca da essência feminina que existe tanto na catadora de lixo quanto na musa inspiradora dos artistas e poetas. O Califon (ou soutien) se presta no espetáculo para simbolizar a essência pesquisada, já que simboliza a passagem da mulher para varias fases e participa do imaginário íntimo do mundo feminino. Califon surgiu da idéia de celebrar a mulher, tendo como linguagem estética, a dança inspiração em formas imagéticas como A Sagração da Primavera de Pina Baush e o cancioneiro do Brasil em exaltação as belezas do ser mulher.
“Califon – Universo Feminino” tem patrocínio do Ministério da Cultura e da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará e está em turnê por 06 (seis) municípios do interior cearense, levando também para essas cidades mostras de vídeo-dança e cursos gratuitos.

Em Cruz, o evento acontecerá nos dias 24 e 25.05, aberto gratuitamente ao público no Auditório Municipal Cônego Manoel Valdery da Rocha na Praça dos 03 Poderes, SN – Bairro de Aningas.

Apoio: Governo Municipal de Cruz
Por: Evaldo Vasconcelos

sexta-feira, 18 de maio de 2012

COMDCA realiza caminhada pelo dia 18 de maio




     

Neste dia 18 de Maio o COMDICA, realizou uma caminhada,  por ocasião do Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração contra Crianças e Adolescentes. As atividades partiram da Praça Afonso Fontes, com destino a Praça do Carlão no Centro da Cidade.  Estiveram presentes a caminhada: Grupo JBV  Jovem Bombeiro  Voluntário, Conselho Tutelar, Amigos da Leitura,  Proj Eu sou  Cidadão  "Amigos da Leitura", Pró- cidadania, Programa mais Educação, Projovem e PETI.
O encerramento foi realizada no centro da cidade com palavras dos representantes das entidades participantes e do Secretário de Ação social e ainda  com uma apresentação do Grupo Proj Eu sou  Cidadão  "Amigos da Leitura".

quarta-feira, 16 de maio de 2012

Ensaios do Grupo de Batuque


O primeiro ensaio geral com os grupos de Batuque com vistas a apresentação de abertura do II Fórum comunitário do Selo UNICEF aconteceu nesta segunda-feira dia 14/05 com a participação envolvente de todos os integrantes e professores. A música tema, Perola Negra está nos ajustes finais.