O II lançamento do Livro A História aconteceu dia 21/03 para professores de história das escolas públicas de Cruz. O objetivo é levar a maioria dos alunos matriculados na rede publica de ensino a história sobre o processo emancipatório de Cruz.
O evento contou também com a participação ilustre dos alunos do Programa Musica na Escola através do Grupo de Flautas da EEIF Constancia de Sousa Muniz.
A HISTÓRIA...
Estimado
professor, o livro A História... é um apanhado de
reportagens que organizadas cronologicamente contam como aconteceu
todo o processo emancipatório da Cidade de Cruz. Esperamos que esse
material, ora distribuído as escolas por iniciativa cultural do
governo Municipal de Cruz e financiado com recursos próprios, possa
colaborar com o
reconhecimento dos personagens que ajudaram nesse processo e ainda
melhor; entender nossas raízes históricas sobre a emancipação de
nossa cidade.
SUGESTÕES
PARA TRABALHO NAS ESCOLAS - ESTRATÉGIAS SUGERIDAS
Planejamento
entre professores, visando associar atividades paralelas entre os
Livros: História Daqui e A História... associando ao período da
Independência do Brasil por exemplo.
Trabalhos
em grupo relacionados a história da emancipação; principais
momentos do processo, etc.
O
QUE DEVE SER ENVIADO PELAS ESCOLAS PARA COORDENAÇÃO DE CULTURA
Relato
de alunos sobre o trabalho desenvolvido – mínimo de três alunos,
de anos de estudo diferentes;
Planejamento
do professor sobre a aula em questão.
SUGESTÃO
DE QUESTIONÁRIO
1 – O livro foi organizado por
quem? Quando? De que é composto?
2- Procure pesquisar no livro quem
foi essa comissão? Que trabalhos foram assumidos pela comissão, na
sua opinião?
3 – A partir do programa de rádio
do Pe. Aristides (pag 48) como você acha que foi o processo
emancipatório de Cruz? Relate.
4 – Identifique alguns personagens
importantes para o processo emancipatório. Quais suas contribuições?
5 – Identifique em uma das muitas
reportagens a luta pelo processo de emancipação de Cruz, que melhor
retrata essa história, em sua opinião.
6- Faça uma leitura das campanhas
pró-Município (pag 51-54) distribuídas no período antes do
plebiscito e analise como a comunidade se mobilizou para esse
momento. De a sua opinião sobre isso.
7 – Observe o resultado da votação
(pag 56) e analise se o povo estava a favor ou contra a emancipação?
Dê a sua opinião sobre isso, visto que muitos são os benefícios
de um Distrito se tornar município.
8 – Pesquise no seu Bairro ou
comunidade e tente descobrir alguém que contribuiu com o processo
emancipatório de alguma maneira e como foi a sua ajuda. Pode ser
alguém citado ou não no livro.
9 – Destaque que momentos foram
mais difíceis em todo o período da emancipação?
10 – Observe os momentos finais no
livro, referente a instalação do Município e destaque aquele que
mais lhe chamou a atenção e porque?
Nenhum comentário:
Postar um comentário