quarta-feira, 28 de março de 2012

Projeto Batupeti - Parceria da Secretaria da Cultura com Ação Social

Imagens do Grupo de Batuque do Peti turno da Tarde:





Serão beneficiados mais de 30 crianças e adolescentes do Serviço do CRAS com atividades socio educativas de percussao acompanhadas por um monitor da Banda de Música Pe. Valdery de Cruz - Jânio cedido pela Secretaria da Cultura, fazendo um trabalho também  de reconhecimento da cultura africana por meio dos sons executados.

Semana da Biblioteca 2012 da BPM de Cruz

A semana da biblioteca 2012 contou com várias atrações e novidades. Foram realizados diversos trabalhos literários de apoio a aos escritores populares de Cruz e beneficiadas duas localidades com projetos de leitura do Ministério da AGricultura - Projeto Arca das Letras, beneficiando a centenas de crianças.
A semana teve a organização da Secretaria da Cultura e apoio do Governo Municipal, da Biblioteca Pública Municipal , Brinquedoteca e Projeto Amigos da Leitura.

Ações desenvolvidas:
II Lançamento do Livro a História para professores de História:

Lançamento do FAmília: Livro Sementes que não morrem




Projeto Arca das letras em Monteiros




Projeto Arca das Letras em Cajueirinho:







domingo, 25 de março de 2012

Logomarca Secretaria da Cultura de Cruz


Logomarca da Secretaria da Cultura:
Criada por Cleo Andrade e adaptada pela Secretaria da cultura: 
A logomarca apresenta um violão e as notas musicais, simbolizando  a música, destacando a Instituição Cultural  - Banda de Música Pe. Valdery e o Programa Música na Escola; apresenta ainda, outros objetos, simbolizando nossa cultura:
 Pincel representando a pintura e a escrita, assim como nossa Biblioteca Municipal;
Uma máscara, representando o teatro;
Um dançarino representando a dança;
Uma renda, representando o bordado e o crochê de nossos munícipes;
e um bule representando o museu de Som e Imagem de Cruz.

Por: Evaldo Vasconcelos.

quarta-feira, 21 de março de 2012

II Lançamento do livro A história...



 
O II lançamento do Livro A História aconteceu dia 21/03 para professores de história das escolas públicas de Cruz. O objetivo é levar a maioria dos alunos matriculados na rede publica de ensino a história sobre o processo emancipatório de Cruz.
 O evento contou também com a participação ilustre dos alunos do Programa Musica na Escola através do Grupo de Flautas da EEIF Constancia de Sousa Muniz.


A HISTÓRIA...
Estimado professor, o livro A História... é um apanhado de reportagens que organizadas cronologicamente contam como aconteceu todo o processo emancipatório da Cidade de Cruz. Esperamos que esse material, ora distribuído as escolas por iniciativa cultural do governo Municipal de Cruz e financiado com recursos próprios, possa colaborar com o reconhecimento dos personagens que ajudaram nesse processo e ainda melhor; entender nossas raízes históricas sobre a emancipação de nossa cidade.

SUGESTÕES PARA TRABALHO NAS ESCOLAS - ESTRATÉGIAS SUGERIDAS
Planejamento entre professores, visando associar atividades paralelas entre os Livros: História Daqui e A História... associando ao período da Independência do Brasil por exemplo.
Trabalhos em grupo relacionados a história da emancipação; principais momentos do processo, etc.

O QUE DEVE SER ENVIADO PELAS ESCOLAS PARA COORDENAÇÃO DE CULTURA
Relato de alunos sobre o trabalho desenvolvido – mínimo de três alunos, de anos de estudo diferentes;
Planejamento do professor sobre a aula em questão.

SUGESTÃO DE QUESTIONÁRIO
1 – O livro foi organizado por quem? Quando? De que é composto?
2- Procure pesquisar no livro quem foi essa comissão? Que trabalhos foram assumidos pela comissão, na sua opinião?
3 – A partir do programa de rádio do Pe. Aristides (pag 48) como você acha que foi o processo emancipatório de Cruz? Relate.
4 – Identifique alguns personagens importantes para o processo emancipatório. Quais suas contribuições?
5 – Identifique em uma das muitas reportagens a luta pelo processo de emancipação de Cruz, que melhor retrata essa história, em sua opinião.
6- Faça uma leitura das campanhas pró-Município (pag 51-54) distribuídas no período antes do plebiscito e analise como a comunidade se mobilizou para esse momento. De a sua opinião sobre isso.
7 – Observe o resultado da votação (pag 56) e analise se o povo estava a favor ou contra a emancipação? Dê a sua opinião sobre isso, visto que muitos são os benefícios de um Distrito se tornar município.
8 – Pesquise no seu Bairro ou comunidade e tente descobrir alguém que contribuiu com o processo emancipatório de alguma maneira e como foi a sua ajuda. Pode ser alguém citado ou não no livro.
9 – Destaque que momentos foram mais difíceis em todo o período da emancipação?
10 – Observe os momentos finais no livro, referente a instalação do Município e destaque aquele que mais lhe chamou a atenção e porque?

sexta-feira, 16 de março de 2012

Projeto Agente de Leitura



O Governo Municipal, através da Secretaria da Cultura e Biblioteca Pública Municipal Dra. Maria Ines de Farias, com o intuito de propagar a leitura, lança o Projeto Agente de Leitura, onde um funcionário visitará comércios e residencias , ofertando o prazer da leitura, através dos livros por meio de empréstimo.

Os livros serão entregues e recolhidos pelo responsável do Projeto.

Para conhecer melhor nosso Novo Projeto de leitura ou adquirir livros diretamente pelo telefone, entre em contato pelo fone: 99041634.

Falar com Rodrigo Silveira, agente de leitura responsável pelo Projeto.

Ou ainda pelo número 99465349, Falar com Juberlandia Farias.

A meta é atingir o maior número de pessoas da comunidade que por um motivo ou outro não consegue tempo para visitar a bilioteca.

quinta-feira, 15 de março de 2012

Retorno das atividades do Cinema na comunidade em Cruz






O Cinema na comunidade que acontece na Biblioteca Pública Municipal Dra. Maria Ines de Farias, retornou suas atividades desde o dia 29/02/2012.
As atividades do cinema foram paralisadas devido a reforma por qual passou a biblioteca no início do ano de 2012.
Dentro da programação estão previstos dezenas de filmes e curtas nacionais que estão sendo disponibilizados pelo Ministério da Cultura através do Cine + cultura, programa do Governo Federal e distribuido pela programadora Brasil.

As sessões acontecem todas as quartas-feiras e pode ser visualzadas através do link:
http://cinemaisculturacruzce.blogspot.com/2012/03/cronograma-do-mes-de-marcoabril.html

O Projeto Cinema na Comunidade atende principalmente a adolescentes do Pró-Jovem adolescente da secretaria da Ação Social, num total aproximado de 150, mas também trabalho com a comunidade geral e escolas, buscando levar a todos um cinema de qualidade com prioridade aos filmes brasileiros levando nossa cultura, valorizando a questão afrobrasileira e indigena através de videos e curtas metragens da TV escola e ainda a questão ambiental por meio de diversos curtas da programadora brasil e do circuito tela verde do Ministério do meio ambiente.

sábado, 10 de março de 2012

Programa Música na Escola 2012


 Encontros na Biblioteca com professores de Música para planejamento de ações nas escolas

 Reuniao de Pais na Comunidade de Cajueirinho visando orientar e explicar toda a metodologia de trabalho do Programa Musica na Escola



Acompanhamento dos alunos nas escolas realizados por Izailton Oliveira, para debate e melhorias sobre o trabalho em sala de música, por meio do acompanhamento da frequencia, nivelamento e habilidades dos alunos.

quinta-feira, 1 de março de 2012

Reunião Ampliada dos Conselhos da Secretaria de Ação Social





Reunião Ampliada dos Conselhos da Secretaria de Assistência Social: CMDI - Conselho Municipal Dos Direitos Do Idoso, CMAS- Conselho Municipal Da Assistência Social e COMDICA- Conselho Municipal Dos Direitos Da Criança e do Adolescente, realizada em 01 de março do corrente ano, para fazer o calendário de capacitação dos conselheiros que acontecerá nos dias em março/12.

PROGRAMA MÚSICA NA ESCOLA EM 14 ESCOLAS PÚBLICAS DE CRUZ




Em fevereiro reinicia do Programa Música na Escola nas escolas da Rede Municipal de Ensino, este ano com muitas novidades: seis novas Salas de Música a mais que somadas as oito já existentes ano passado totalizam 14 salas de música pelo Município de Cruz. As salas estarão presentes nas comunidades de Solidão, Aroeira, Cavalo Bravo, Paraguai, uma segunda em Preá e na sede do Município na Cosntancia de Sousa Muniz. Com estes novos equipamentos espera-se atender diretamente 300 alunos a mais com as aulas de Violão Teclado, Coral e Grupo de Batuque, e neste ano outra novidade violino e flauta.

As reuniões com os professores já começaram e os professores já recebem informações sobre como fazer o trabalho pedagógico voltado para o cumprimento da Lei nacional do ensino da Música, entre professores junto a Coordenação de Cultura, Este ano conta ainda com mais uma novidade a adoção de uma apostila teórica de Apoio além de atividades diferenciadas para o professor, buscando fazer com que o trabalho possa trabalhar tanto a parte teórica como prática de nossos alunos.

O programa também traz em sua metodologia de trabalho os princípios educacionais e se baseia nos parâmetros curriculares nacionais para organizar suas tarefas e plano de ação. Destacam-se os seguintes:
  1. INCLUSÃO DE TODOS;
  1. CONSTRUÇÃO COLETIVA;
  1. RESPEITO À DIVERSIDADE;
  1. EDUCAÇÃO INTEGRAL;
  2. RUMO À AUTONOMIA.
  3. VALORIZAÇÃO DA CULTURA LOCAL

ATIVIDADES DIFERENCIADAS QUE DEVEM SER DESENVOLVIDAS
DURANTE O ANO LETIVO NO PROGRAMA
  • Entrevista com pessoas que participem da área da Música; Participação em programas de rádio (Rádio Comunitária ou Rádio Escola); Desenvolvimento de aulas teóricas e práticas de no máximo 20 minutos aplicadas por alunos do Programa Música na Escola em sua sala de aula do turno que estuda ou ainda em outras salas, combinadas anteriormente pelo Professor de Música no planejamento da escola;
  • Intercâmbio entre as escolas – acontece uma vez por semestres com no mínimo duas escolas e no máximo três onde os alunos de Programa Música na Escola trocam experiências aprendidas em outras escolas. As escolas que realizam essa parceria são as mais próximas uma das outras.
  • Projetos desenvolvidos em parceria – CULTURA NOS BAIRROS, LEITURA CONECTADA;


Por: Evaldo Vasconcelos