sexta-feira, 27 de agosto de 2010

RELATÓRIO DA REUNIÃO COM OS COORDENADORES AMBIENTAIS ESCOLARES

RELATÓRIO DA REUNIÃO COM OS COORDENADORES AMBIENTAIS ESCOLARES SOBRE O PLANO DE AÇÃO PARA A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO SEGUNDO SEMESTRE LETIVO

Auditório Cônego Manoel Valderi da Rocha

Praça dos Três Poderes, Cruz /Ce.

A Coordenação do Programa de Educação Ambiental juntos as Escolas Públicas do Município de Cruz esteve reunida durante a manhã do dia 24 de agosto do ano em curso com os coordenadores de meio ambiente das escolas para traçar o plano de ação para a educação ambiental no segundo semestre letivo. Estiverem presentes no encontro os Secretários de Meio Ambiente, Educação, Secretária de Cultura do Município e representante da Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos de Sobral – COGERH.

A abertura do encontro deu-se inicio com a composição da mesa pelas autoridades presentes e com o uso da palavra destacaram o momento em que as escolas do Município recebiam o material informativo sobre o Meio Ambiente através da Cartilha Conhecendo o Meio Ambiente do Meu Município, Cruz /Ce e das cartilhas educativas que abordam sobre as bacias hidrográficas dos rios Acaraú e Coreaú, bacias estas em que o Município de Cruz está inserido e que deve servir de material didático para ser trabalhado junto aos alunos para melhor conhecerem sobre estas duas bacias e a informação que as escolas passarão a ter sobre o meio ambiente local, através da cartilha lançada, destacaram as autoridades em suas falas.

Em seguida as técnicas das Secretarias de Educação e Meio Ambiente apresentaram a pauta do encontro lembrando que todas as escolas Municipais ali presentes, bem como seus anexos receberam os exemplares das cartilhas sobre as bacias hidrográficas dos rios Acaraú e Coreaú e a Cartilha Conhecendo o Meio Ambiente do Município de Cruz, material este que servirá de subsídio nos planejamentos dos professores para abordarem sobre o conhecimento do meio ambiente local com a finalidade de conhecer para melhor preservar. A idealizadora da Cartilha fez uma apresentação do material para os coordenadores presentes e como reconhecimento pela elaboração do trabalho o secretário de Meio Ambiente, Marcelo Brandão entregou a educadora ambiental, Maria José, uma medalha dos 25 anos de emancipação política do Município de Cruz, ano este em que foi lançada a cartilha supra citada. As autoridades presentes receberam também alguns exemplares do material que foi entregue para as escolas como reconhecimento das suas participações no encontro.

A Senhora Kamylle Prado representando a Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos – COGERH de Sobral palestrou sobre a importância dos Recursos Hídricos e suas Bacias Hidrográficas, destacando o papel que os Comitês de Bacias tem junto a gestão das águas e destacou o material das cartilhas educativas que abordam as bacias dos rios Acaraú e Coreaú e que as escolas terão a oportunidade de trabalhar com os alunos. Por fim, falou do papel da COGERH no gerenciamento dos Recursos Hídricos no Estado do Ceará.
Tivemos um intervalo para um lanche e na seqüência foi apresentado o plano de ação da educação ambiental para as escolas trabalharem no segundo semestre letivo destacando a atualização das Comissões de Meio Ambiente e Qualidade de Vida – COM – VIDA que as escolas deverão atualizar a partir do mês de setembro, indicador este que será avaliado para o Selo Unicef. O Secretário de educação, Raimundo Otávio em sua fala lembrou que as ações para a educação ambiental serão uma continuidade do plano de ação do primeiro semestre letivo e que para isso as escolas deverão acompanhar de melhor forma para que estas sejam dadas seqüência, destacou as hortas nas escolas também como prioridade, assim como as COM – VIDAS.
A educadora ambiental, Maria José destacou a importância das COM - VIDAS para as escolas como pré – requisito para a inscrição no Selo Escola Verde, certificação ambiental para as escolas do Município de Cruz a partir do ano de 2011.

A tarde foi colocado em prática umas das ações do plano para a educação ambiental no segundo semestre como a formação dos educadores ambientais ministrado pelo CONPAM na pessoa do José Bezerra de Sousa Júnior.

Encerramos com um almoço de confraternização para os participantes.

Maria José de Farias
Educadora Ambiental
Secretaria do Meio Ambiente de Cruz

Nenhum comentário: