sexta-feira, 27 de agosto de 2010

Relatório - Junho - Escolas do Proj Música na Escola 2010

PROJETO MÚSICA NA ESCOLA

EEF RAIMUNDA ELVIRA BRANDÃO
RELATÓRIO

Iniciamos o segundo semestre com a correção das atividades de férias que foram aplicadas no final do semestre passado, e no decorrer da semana voltamos com as aulas práticas e com o ensaio do coral. Feito essas atividades partimos para o segundo passo, que foi a realização de uma reunião com os pais dos alunos para falar um pouco de como andam seus filhos no curso, e em quem eles precisam melhorar. Também  aproveitamos a oportunidade para falar aos mesmos mais uma vez sobre a importância do projeto música na escola para seus filhos. Nesse inicio de semestre os professores de música tiveram a oportunidade de participar da 5ª feira da música que ocorreu no Centro dragão do mar de arte e cultura em Fortaleza. Todos os professores tiveram a oportunidade de participar de duas oficinas, eu em particularidade me escrevi na oficina de iniciação à musicografia braile, que ocorreu no sesc senac Iracema, essa oficina nos mostrou como ler partituras através do braile, assim  com a  musicografia poderemos incluir o Maximo de pessoas possíveis na música sem ter que excluir nenhum ser humano.  

Prof: Marcelo

RELATÓRIO DA REUNIÃO COM OS COORDENADORES AMBIENTAIS ESCOLARES

RELATÓRIO DA REUNIÃO COM OS COORDENADORES AMBIENTAIS ESCOLARES SOBRE O PLANO DE AÇÃO PARA A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO SEGUNDO SEMESTRE LETIVO

Auditório Cônego Manoel Valderi da Rocha

Praça dos Três Poderes, Cruz /Ce.

A Coordenação do Programa de Educação Ambiental juntos as Escolas Públicas do Município de Cruz esteve reunida durante a manhã do dia 24 de agosto do ano em curso com os coordenadores de meio ambiente das escolas para traçar o plano de ação para a educação ambiental no segundo semestre letivo. Estiverem presentes no encontro os Secretários de Meio Ambiente, Educação, Secretária de Cultura do Município e representante da Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos de Sobral – COGERH.

A abertura do encontro deu-se inicio com a composição da mesa pelas autoridades presentes e com o uso da palavra destacaram o momento em que as escolas do Município recebiam o material informativo sobre o Meio Ambiente através da Cartilha Conhecendo o Meio Ambiente do Meu Município, Cruz /Ce e das cartilhas educativas que abordam sobre as bacias hidrográficas dos rios Acaraú e Coreaú, bacias estas em que o Município de Cruz está inserido e que deve servir de material didático para ser trabalhado junto aos alunos para melhor conhecerem sobre estas duas bacias e a informação que as escolas passarão a ter sobre o meio ambiente local, através da cartilha lançada, destacaram as autoridades em suas falas.

Em seguida as técnicas das Secretarias de Educação e Meio Ambiente apresentaram a pauta do encontro lembrando que todas as escolas Municipais ali presentes, bem como seus anexos receberam os exemplares das cartilhas sobre as bacias hidrográficas dos rios Acaraú e Coreaú e a Cartilha Conhecendo o Meio Ambiente do Município de Cruz, material este que servirá de subsídio nos planejamentos dos professores para abordarem sobre o conhecimento do meio ambiente local com a finalidade de conhecer para melhor preservar. A idealizadora da Cartilha fez uma apresentação do material para os coordenadores presentes e como reconhecimento pela elaboração do trabalho o secretário de Meio Ambiente, Marcelo Brandão entregou a educadora ambiental, Maria José, uma medalha dos 25 anos de emancipação política do Município de Cruz, ano este em que foi lançada a cartilha supra citada. As autoridades presentes receberam também alguns exemplares do material que foi entregue para as escolas como reconhecimento das suas participações no encontro.

A Senhora Kamylle Prado representando a Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos – COGERH de Sobral palestrou sobre a importância dos Recursos Hídricos e suas Bacias Hidrográficas, destacando o papel que os Comitês de Bacias tem junto a gestão das águas e destacou o material das cartilhas educativas que abordam as bacias dos rios Acaraú e Coreaú e que as escolas terão a oportunidade de trabalhar com os alunos. Por fim, falou do papel da COGERH no gerenciamento dos Recursos Hídricos no Estado do Ceará.
Tivemos um intervalo para um lanche e na seqüência foi apresentado o plano de ação da educação ambiental para as escolas trabalharem no segundo semestre letivo destacando a atualização das Comissões de Meio Ambiente e Qualidade de Vida – COM – VIDA que as escolas deverão atualizar a partir do mês de setembro, indicador este que será avaliado para o Selo Unicef. O Secretário de educação, Raimundo Otávio em sua fala lembrou que as ações para a educação ambiental serão uma continuidade do plano de ação do primeiro semestre letivo e que para isso as escolas deverão acompanhar de melhor forma para que estas sejam dadas seqüência, destacou as hortas nas escolas também como prioridade, assim como as COM – VIDAS.
A educadora ambiental, Maria José destacou a importância das COM - VIDAS para as escolas como pré – requisito para a inscrição no Selo Escola Verde, certificação ambiental para as escolas do Município de Cruz a partir do ano de 2011.

A tarde foi colocado em prática umas das ações do plano para a educação ambiental no segundo semestre como a formação dos educadores ambientais ministrado pelo CONPAM na pessoa do José Bezerra de Sousa Júnior.

Encerramos com um almoço de confraternização para os participantes.

Maria José de Farias
Educadora Ambiental
Secretaria do Meio Ambiente de Cruz

quinta-feira, 26 de agosto de 2010

Relatório - Junho - Escolas do Proj Música na Escola 2010

PROJETO MÚSICA NA ESCOLA

EEF LEOPOLDO MANOEL DE MEDEIROS
RELATORIO DO ALUNO
MÊS DE JUNHO

O mês de junho me proporcionou varias oportunidade na música consegui aprender coisas novas no meio de violão. No mês de junho consegui fazer minha primeira apresentação tocando foi muito bom embora eu me destaque melhor cantando do que tocando mas, tô aprendendo em cada aula uma nova coisa e vou tentando me apresentar com voz e violão as aulas estão sendo boas aprendo cada vez mais, e tento me esforça bastante para poder evoluir.

Aluno: Vinicius Carlos de Souza

quarta-feira, 18 de agosto de 2010

Cruz realiza 2º Encontro da Comissão Pró Selo UNICEF 2012

Nesta terça feira dia 03 de agosto, aconteceu no auditorio da secretaria de educação de Cruz o 2º Encontro da comissão Pro Selo UNICEF. Neste foi feito o estudo do guia do forum comunitario, estudo das planilhas para elaoração do diagnóstico.Estiveram presentes representantes de todas as secretarias,representantes do Conselho tutelar, COMDICA e de adolescentes.

Participantes:
Professor Evaldo Vasconcelos, da Secretaria de cultura, mobilizador da cultura, e a articuladora municipal do Selo Livia Freitas

Representantes da Secretarias municipais e do Conselho Tutelar

Presidente do COMDICA, Jurberlândia Farias (no centro)

Adolescentes mobilizadores nas escolas

Professor Edson Muniz, mobilizador do Esporte e cidadania
Fonte: http://gtesportecidadania.blogspot.com/2010/08/cruz-realiza-2-encontro-da-comissao-pro.html

segunda-feira, 16 de agosto de 2010

Textos Produzidos - Olimpíada de Lingua Portuguesa

EEF Filomeno Freitas Vasconcelos

Poesia: O mundo dentro da escola

Minha pequena cidade
No interior do ceará
Sinônimo de educação
Aqui é u meu luar.

Na pequena cidade
Onde eu me localizo
Tem uma linda escola
Dela muito preciso.

Na quadra da escola
Os esporte se abre
Para crianças com talento
No projeto esportividade.

Na escola tem telecentro
No auditório é realizado a disciplina
Atendendo a toda a comunidade
Aqui se educa e ensina

A alfabetização das crianças
Na escola é prioridade
Crianças leitoras na idade certa
Sendo referencia na cidade.

Tem professor de primeira
Ensinando e aprendendo com a gente
Nas aulas nos ajudam a pensar
Mostrando um universo diferente.

È fácil na minha escola chegar
Fica em frente ao clube da região
Localizada no bairro de Tucuns
A escola do meu coração.

Faz tempo que estudo aqui
Este é meu mundo escolar
Na escola sou muito feliz
Ela é meu segundo lar.

Rafael Ferreira de Vasconcelos
5° ano B
Professora- Denise


Crônica -  Um lugar de Sonhos

A cordo bem cedo, junto com os primeiros e iluminado raios de sol que entra pelas frestas da janelas de meu quarto.

Vou tomar um café quentinho da hora, para dar ânimo e realizar minhas tarefas escolares e ajudar minha mãe nos afazeres de casa.

Como de costume organiza o meu material escolar e om muito desejo, saio em direção a escola.

Minha família é muito importante em tudo que faço, apesar das dificuldades vividas no cotidiano, meu pai me estimula a estudar, dizendo que o estudo é a porta para o futuro melhor e todas as manhãs, como de costume, pego meus livros e os coloco no colecionador, faço a ponta do lapís e com muita dedicação saio em direção a escoa, estabelecimento onde sei que posso abrir a minha imaginação, viajo em pensamento com as lindas histórias que mina professora conta.

A escola é um lugar onde eu possa sonhar, brincar criar um mundo de onde eu tiro todo meu aprendizado, no qual posso ajudar meus irmãos mais novos nas tarefas escolares, pois meus pais não tiveram a chance que tenho hoje de estudar, pois diziam que naquela época era amis difícil estudar, pois as escolas ficavam longe e eles moravam na zona rural dificultando o acesso a cidade.

Sempre aprendi a dar valor as coisas que conquistei e o estudo é uma sementinha que vai crescendo na minha vida.

Aluna – Maria Tatiele Araújo
9° Ano
Professora- Lívia Vasconcelos Silveira


Memórias Literárias-  Na geração Passada


Vejo hoje o lugar onde moro, como as pessoas vivem e volto a 74 anos atrás.

Naquele tempo, vivia-se do trabalho e, dificilmente as crianças, como eu, brincavam. Ir para a casa dos meus tios era um paraíso! Conversava com meus primos, sobre a vida de escola, parecendo até aqueles comentaristas de futebol depois de uma partida bem disputada.

Estudei até a metade do primeiro livro. Antigamente não existia 1° série não existia prédios escolares

As casas, umas de tijolo, outras de taipa-casas feitas com barros. As portas, eram de palhas de coqueiros traçadas. O telhado, uns de telha uns de palha de carnaubeira.

Comecei a trabalhar aos 13 anos de idade. Ajudava a minha mãe a fazer urus, sacas, chapéus, esteiras e a fiar algodão. Ajudava o meu pai na agricultura que aliás era o meio de sobrevivência da maioria das famílias da minha época. O que sinto mais saudade de antigamente: da paz que existia. Não se brigava por nada. Não tínhamos TV ou um rádio; ambos, surgidos em nossos lugar, somente na década de 70; época também em que chegou o primeiro carro, pois para o trasporte das pessoas mais pobres, como minha família; só existia o cavalo ou carroça.

Se bem me lembro tudo era difícil; não tínhamos a oportunidades que se tem hoje; á as assistência médica, as escolas , o professor, em fim.

Hoje, guardo minhas lembranças, junto com minha velhice e meus filhos.

Sávio Hércules Farias
8° ano A
Professora- Tereza Cristina Maranhão

quinta-feira, 12 de agosto de 2010

Encontro com Escolas preparativo para o Fórum Comunitário

Como Início dos trabalhos de preparação para o Fórum Comunitário do Selo UNICEF em Cruz, foi enviado as escolas oficio encaminhando a análise dos equipamentos púlbicos de apoio as crianças e adolescentes por todo o Município.

Na sede do Município foram delimitados por meio de Bairros, na planta da cidade com toda a região a ser pesquisada pelos coordenadores e adolescentes mobilizadores. O Encontro aconteceu posterior a reunião da Articuladora do Selo em Cruz Livia Silveira, com todas as secretarias e Conselhos Tutelar e COMDICA responsáveis pela ação do Fórum.

quarta-feira, 11 de agosto de 2010

Programa de Rádio com Professores de Música

Dia 13 de agosto acontece mais um programa de Rádio com os professores de Música do Projeto Música na Escola.
Desta vez são os professores novatos do CEB Maria Pereira Brandão, e o professor Jorge Paulo Silveira do novo Projeto de Mùsica no Município: Espaço Musical Dacapo.
Ambos estarão conversando no Programa Espaço Municipal sobre como a nova sala de aula de música e o novo espaço contribuirão para a arte musical em Cruz, além de falar também sobre as crianças e adolescentes beneficiados que ultrapassa 200, sendo 130 na Escola Nova e aproximadamente 80 no Espaço Musical Dacapo, com sede na Banda Municipal Pe. Valdery.

Sobre o novo Espaço Musical, crianças e adolescentes terão a oportunidade de um curso de instrumentos de sopro e percussão além de um novo Coral Comunitário. Serão dois professores, integrantes da Banda Municipal que ministram o Curso. Segundo ainda Jorge Paulo, estão sendo previstas apresentações dos grupos mensalmente neste espaço visando a mobilização da comunidade e divulgação do trabalho.

Relatório - Junho - Escolas do Proj Música na Escola 2010

EEF FILOMENO FREITAS VASCONCELOS

PROJETO MÚSICA NA ESCOLA
RELATÓRIO DO PROFESSOR
MÊS DE JUNHO

Neste mês de junho realizamos as seguintes atividades:
Ensaios para o enceramentos do semestre que acontecerá em Preá.
Ensaio e apresentação para o dia de manifestações contra as drogas ocorrido no dia 24 de junho.
Ensaio para a missa da escola que será no mês de agosto.
No projeto leitura conectada os alunos estão lendo com vontade e aumentando suas folhas de resuma, este mês na reunião de pais será entregue o prêmio para quem leu mais.

Professor: Francisco Baltar

EEF FILOMENO FREITAS VASCONCELOS
PROJETO MÚSICA NA ESCOLA
RELATÓRIO DO ALUNO
MÊS DE JUNHO

Ao longo do mês de junho, o Batucuns está ensaiando para a Arte na Esquinha, e também para o 3º Arraiá Brasil, em tucuns, que ocorrerá no dia 02 de julho. O batucuns apresentou no evento “Drogas, tô fora”, ocorrido no dia 24 de junho.
O coral Sopro de Esperança está ensaiando para a missa que ocorrerá no mês de3 agosto.
Alguns alunos do projeto música na escola, estão ensaiando para o encerramento do semestre, no Preá, que ocorrerá no dia 1º do mês de julho.
No encerramento do semestre iremos apresentar duas músicas: “Fácil” e “Fotos”, que esse mês estamos ensaiando.
No dia 29 de junho, na reunião de pais do curso de música o professor Baltar vai premiar os alunos que mais leu livros nesse semestre.

Grupo de alunos:
Ana Karoline da Silva – 12 anos – 8º ano A
Sávio Hércules Farias – 12 anos – 8º ano A
Skarlat Sousa Cunha – 13 anos – 8º ano A

Atividades com Escritores Populares de Cruz nas Escolas

EEF MARIA FILOMENA SOUSA

PROJETO LEITURA CONECTADA
RELATÓRIO DAS ATIVIDADES DE LEITURA DOS AUTORES LOCAIS


Para valorizar a cultura escrita do povo cruzense, incentivar as práticas de leituras e conhecer as obras dos escritores do município, várias atividades. Dentre as quais, rodas de leitura de poesias com os alunos e professores, socialização da biografia dos autores, estudos de textos que tratam da origem dos primeiros moradores da comunidade que segundo relatos são oriundos de um casal de escravos Pedro Marques da Cunha e Jacinta Maria da Conceição, aqui instalados pelo o primeiro proprietário desta área Frutuoso José de Farias. Realizou-se pesquisas sobre a genealogia dos alunos e fez-se leitura e declamação de poemas.

Na oportunidade, a escola participou de uma missa no dia 13 de maio em memória aos escravos. Durante a celebração foi lido textos da obra Resgatando Memórias do autor Manoel Messias de Freitas. As demais obras contempladas nas atividades foram; Coletânea de um Aprendiz aos 80; Eterno admirador da poesia; Zeca Muniz de Agricultor a Poesia, autores que são motivos de engrandecimento deste povo.

José de Sousa Albuquerque
José de Farias Menezes
Manoel Messias de Farias

sexta-feira, 6 de agosto de 2010

Projeto Música na Escola em mais uma escola Municipal

O CEB Maria Pereira Brandão, mais conhecido por Escola Nova terá a mais nova sala de música no Município de Cruz. Os Professores Elói Joaquim e Isailton revezaram nos turnos da tarde e noite para atender a uma demanda de mais de cem alunos aproximadamente com curso de violao, teclado e coral.
Reunidos na última quarta-feira dia 04/08 os professores veteranos junto com os novos professores e ainda com o coord de Cultura conversaram e tiraram as dúvidas sobre a iniciação e o andamento do Curso.
Os professores de Música se reunem quinzenalmente com a coordenação de Cultura para avaliarem o trabalho e relatarem de forma escrita como vem acontecendo todo o trabalho.

quarta-feira, 4 de agosto de 2010

Encontro com Coordenadores Ambientais das Escolas

Reunião realizada em junho de 2010 na Biblioteca Pública Municipal de Cruz

A Secretaria de Meio Ambiente de Cruz, promove reuniões periódicas com os Coordenadores Ambientais das escolas para tratar os diversos assuntos relacionados as questões ambientais, e principalmente referente a coleta seletiva de lixo realizada em nosso Município.
O grupo do COMVIDA das escolas participam com representantes do Núcleo Gestor e alunos.

COMDICA de Cruz


Mensalmente os conselheiros do COMDICA reúnem-se na Secretaria de Ação Social, visando poder melhor realizar seu trabalho por meio das Secretarias Municipais, Governo Municipal e contando ainda com o apoio do Conselho Tutelar, cadeira cativa neste Conselho.

Nas diversas reuniões sempre são convidados representantes dos diversos segmentos da sociedade a se fazerem presente e expor seus trabalhos e projetos desenvolvidos.