quarta-feira, 29 de abril de 2009

Música na Escola: Um projeto inclusivo



O sentir das cordas, o uso do tato, a concentração, a audição, a vontade, são aliadas de quem deseja tocar, mesmo que simploriamente e sem o auxílio da visão. Sabe-se que ouvir falar não é ver. Mas minha emoção vem justamente da minha busca diária em ensinar a arte do violão para uma deficiente visual.


Feito o diagnóstico conclui que, se seu tato, e sua audição funciona perfeitamente não haverá limites que não possam ser ultrapassados. Se as cordas, além do som, possuem espessuras distintas, será fácil segundo o interesse do professor.


Minha experiência começou em meados de Março de 2009 quando uma aluna do colégio que já me percebia no pátio, e, ouvindo outros alunos tocarem, me procurou timidamente. Ela tem 12 anos e não enxerga de um olho, conta apenas com poucos porcentos do outro.


Na primeira aula - teórica – explicou-se a poesia das cordas e da arte advinda da mistura de culturas, findando neste que chamamos de violão (aqui no Brasil).


Seguiu-se para a parte prática: O que são cravelhas; a caixa de ressonância; o cavalete; a pestana; as cordas... o uso dos gráficos (desenhos) dos acordes no material didático. Foi aí que meus olhos lacrimejaram.


Na semana seguinte, conforme didática, deixei a menina livre para treinar enquanto atendia os outros alunos. No retorno, para mostragem ao professor, perguntei se já havia aprendido alguma coisa. Ela disse: sim. (já deslizando os dedos no braço do instrumento...).


Cada mudança de acorde era dificultada pelo debruçamento sobre ele. Com a vista “em cima”, conseguia achar o que queria e já tocava. Outro dia na direção ví seu nome numa lista de atenção especial. Voltei pra sala e sem o 'ar de boa samaritana', menos ainda de torna-la 'coitadinha', seguiu-se normalmente as instruções:

* Manter a postura e não ficar debruçada(o) no braço.
* Sentir as cordas com os dedos.
* Gravar na memória os sons das cordas e dos acordes.
* Contar, com o tato, a distância das casas e memorizá-las.
* Procurar treinar sempre.

Para a garota não deixo de dar as cifras, pois em casa sua mãe precisa ler a música pra ela tocar.
Procuro estar perto e evitar que adquira má postura, ou aprenda algo errado. Não sei se sou uma boa professora. Não obstante, sinto que um bom educador, indiscutivelmente sente o que falta em seus alunos.

OUTRAS INFORMAÇÕES:
No Projeto Música na Escola, há um aluno com baixa visão e umdeficiente físico (nesta unidade escolar).

CURIOSIDADE:
Beethoven - já surdo - não limitou-se pelo transtorno auditivo. Entre suas mais belas obras está a Nona Sinfonia (Ode à Alegria).

Cleo Andrade Professora de Música do CEB Maria Pereira Brandão

Horários de Ensaios dos Corais das Escolas de Cruz


CRONOGRAMA DE ENSAIO DOS CORAIS NAS ESCOLAS PÚBLICAS DE CRUZ QUE PARTICIPAM DO PROJETO MÚSICA NA ESCOLA
EEF Filomena Martins dos Santos - Canema
Coral Anjos de Deus – Quinta-feira – 17h
Mensageiros do Divino (infantil) – Terça-feira – 17h

CEB Maria Pereira Brandão – Escola Nova
Coral Fermata (40 integrantes) – Quarta-feira e Sexta-feira – 17h

EEF Raimunda Elvira Brandão – Lagoa Salgada
Coral Jovens de Fé (25 integrantes) – Terça-feira – 13h as 15h
Coral Jovens de Fé - Infantil (19 integrantes) – Sexta-feira – 13h as 15h

EEF Filomeno Freitas Vasconcelos – Tucuns
Coral Sopro de Esperança (30 integrantes) – Terça-feira (quinzenalmente) 15:30h as 17h
Sábado (quinzenalmente) – 15:30h as 17h

Obs. A escola de Preá ainda não conta com coral

terça-feira, 28 de abril de 2009

Avaliação das aulas do Curso de Música - Canema

Nos primeiros meses do ano posso notar alguns avanços nas aulas principalmente por parte de alunos que tinham dificuldades com seus instrumentos.

Na minha opinião esses avanços são graças aos profissionais competentes que nos ensinam, são eles que fazem com que os alunos não desistam quando encontram a primeira dificuldade e com toda paciencia transmitem seus ensinamentos a todos que amam a música.

Eu particularmente devo muito ao meu professor pois foi graças a paciencia e ao cuidado com que ele ensina, foi que consegui ter o avanço de quatro tons em três meses e ter agora um ritmo com a música.

Antes tinha dificuldade no tempo da música e em achar os acordes, hoje já não tenho.
O meu objetivo assim como o de todos os alunos que fazem curso de música é conseguir melhor adaptação sobre o instrumento de pratico.


Alaine Lígia Pontes Quaresma – 9º ano – 17 anos
EEF Filomena Martins dos Santos




EEF Filomena Martins dos Santos
Leitura Conectada
Resumo - GLUM O GNOMO

Glum era um pequeninho gnomo que adorava trabalhar, ele nunca ficava cansado, e cuidava de tudo no alto da serra.
Certa vez, Glum encontrou uma rocha chorando pois queria conhecer casas novas, mas tinha um problema, rochas não saem do lugar, então glum que era bonzinho, levou a rochinha para passear no carrinho, eles passearam e andaram os quatros cantos do mundo, a rochinha ficou encantada com tanta beleza, chegando de volta ao alto da serra, ela começou a observar ao seu redor e pôde perceber que ali também havia beleza era só procurar e saber encontrar.

Maria Helena do Nascimento

Música na Escola - Participações de alunos nas Escolas e Comunidade


  • Dia 09/05 - Apresentação dos alunos em Comemoração ao dia das Mães em Tucuns com o Coral Sopro de Esperança e duplas musicais de Lagoa Salgada;
  • Alunos Curso de Música do Baltar se apresentam no programa de rádio dia 04/05 as 20:20h;
  • Apresentação do Coral de Lagoa Salgada na Missa de Aniversário da Escola
  • Coral de Canema - Anjos de Deus na Missa de Páscoa da Escola;
  • Apresentação do Coral de Tucuns Sopro de Esperança na Missa de Páscoa da Escola;
  • Concurso de Desenhos para criãção da logomarca do Coral de Tucuns;
  • Apresentação do Coral Fermata do CEB Maria Pereira Brandão na Capacitação do Projeto Amor a Vida;
  • Apresentação dos alunos de Lagoa Salgada no Pré-lançamento do Livro Coletanea Eterno Admirador da Poesia, em Lagoa Salgada, 17/04/09;
  • Apresentação do Coral de Canema Anjos de Deus na Publicação do Livro Coletanea Eterno Admirador da Poesia, dia 23/04 na Bibliotece Pública Municipal;

segunda-feira, 27 de abril de 2009

Proj Cinema na Comunidade - Lagoa dos Monteiros



Exibição do Cinema na Comunidade de Lagoa dos Monteiros em 24/04/2009, com uma frequencia de aproximadamente 60 expectadores.


Relatório da Escola de Caiçara
Exibição 03/04/2009
O presente relatório é resultado da ação desenvolvida pelo Projeto Cinema na Comunidade, a qual se desenvolveu no dia 03 de abril do ano corrente.
A ação em si consistia na apresentação de filmes e documentários que viessem a promover um maior conhecimento por parte dos nossos educandos, além de proporcionar entretenimento e descontração entre nossas crianças, jovens adolescentes e adultos.
A EEF Joao Ladislau de Paulo Magalhães procurou mobilizar sua clientela a fim de contar com a participação de todos, ou pelo menos da maioria para execução da atividade.
Foram confeccionados convites e enviados as familias. Os professores foram orientados a trabalharem o conteúdo dos filmes em sala.
Convidamos os alunos turma por turma, divulgando o projeto e e já comentando a data prevista para o desenvolvimento desta atividade também em Caiçara de Baixo.
Os professores procuraram trabalhar o conteúdo dos filmes apresentados por meio de relatórios, produções textuais de acordo com o tema abordado, além de debates e discussões sobre questionamentos gerados diante da temática apresentada.
No mais, acreditamos que esta ação foi bem vista pela comunidade e em especial pela escola, pois permitiu a nossos alunos uma maior noção do que é cinema, além de contribuiu para o desenvolvimento cultural e intelectual , contribuiu também para promover uma maior interação entre escola e comunidade.

sexta-feira, 24 de abril de 2009

Projeto Música na Escola - EEF Leopoldo Manoel de Monteiros - Preá

Relatórios de Alunos
Música na Escola

Eu entrei nesse curso para me dedicar a aprender a tocar violão e eu tenho certeza que eu vou aprender e vou tocar sozinho. Eu desejo aprender as notas musicais .

Jonas - 8º ano


O que eu quero aprender é tocar violão, porque eu acho muito bonito o som do violão, queria aprender por que a maioria das pessoas sabem, e também gostaria de aprender e se um dia aprender muito bem.
O violão para mim e um instrumento que acalma a todos, e por isso queria me dedicar a esse instrumento, para se tudo sobre o violão.

Gustavo da Silva Neves - 8º ano C


Eu entrei na música porque me interessei para saber alguma coisa, aprender alguma coisa de música, teclado porque é muito importante para mim.
Quando eu crescer para o futuro.

Raimundo Nonato da Costa - 5º ano

Eu gosto da música por causa do som que transmite, eu entrei curso porque eu quero aprender, eu gosto muito de violão, e tocar é muito bom. O motivo que eu entrei nesse curso é porque eu gosto muito de música. Ainda bem que minha escola oferece este curso, temos dois instrumentos, teclado e violão.

Jean Carlos Neves - 9º ano

terça-feira, 21 de abril de 2009


Publicação do Livro Eterno Admirador da Poesia de José de Farias Menezes

Sugestão de Livros para os alunos do Projeto Música na Escola


  • INICIAÇÃO AO VIOLÃO - Henrique Pinto. São Paulo: Ricordi Brasileira, 1978. 62p.
  • INICIAÇÃO AO VIOLÃO - Volume II - Henrique Pinto. São Paulo: Ricordi Brasileira, 1978. 55p.
  • CURSO PROGRESSIVO DE VIOLÃO - Henrique Pinto. São Paulo: Ricordi Brasileira, 1982. 92 p.
  • ANTOLOGIA DO VIOLÃO GOIANO: ÁLBUM DE PARTITURAS - FURTADO, Fernanda (Org.). Goiânia: Grafset, 2001.
  • OBRA COMPLETA PARA VIOLÃO SOLO - Eduardo Fleury Nogueira. São Paulo: Publicação Independente, 1999.
  • TWENTY STUDIES FOR THE GUITAR - by Fernando Sor performed by Paul Henry. Edward B.Marks Music a Company, 1945.
  • 25 ESTUDOS OP 60 (Estudos Preparatórios) - Henrique Pinto. São Paulo: Ricordi Brasileira, 1978. 24p.
  • COLEÇÃO DE PEÇAS PARA VIOLÃO - Álbum nº 2 - Revisão e digitação de Henrique Pinto. São Paulo: Musicália S/A, 1977. 41p.
  • MELODIAS INESQUESÍVEIS: Arranjos facilitados para violão - Clévio José Vieira. Goiânia: Publicação Independênte. 31p.
  • 12 ROMANCES op 333 Para 2 Violões - Ferdinando Carulli. Revisão e digitação de Henrique Pinto. São Paulo:Ricordi Brasileira, 1982. 24 p.

PASSEIO DO CORAL FERMATA NA BRINQUEDOTECA - 17 DE MARÇO.



Meu nome é Joice Mirele, sou aluna da Escola Maria Pereira Brandão e do Coral Femata da professora Cleo Andrade.

E no dia 7 de Abril a tia Cleo resolveu levar nós do Coral Fermata para passear lá na brinquedoteca Municipal de Cruz, então as brinquedotecarias se apresentaram e foi muito legal, eu adorei muito, por que lá tem um lugar de lazer muito tranquilo e muitas brincadeiras onde nós se divertimos muito, gostei muito de lá mesmo, da brincadeiras que elas ensinaram e das pessoas que trabalham lá que são muito legais e que nós receberam e que visitar mais vezes, com a tia Cleo que é uma pessoa muito legal com todos.

E as brinquedotecarias ensinaram uma dinâmica e foi muito divertido.

Aluna: Joice Mirele S. Nascimento, 6° C, Tarde. Participa do curso de Violão e coral

quinta-feira, 16 de abril de 2009

II OFICINA DE MÚSICA - CEB Maria Pereira Brandão

Escola Nova prepara mais uma Oficina de Música.
Vem ai...
II OFICINA DE MÚSICA
“EU JÁ SEI TOCAR...”


Alunos do Centro de Educação Básica Maria Pereira Brandão participarão da II oficina de música. A primeira ocorreu em Novembro do ano passado (2008) e como resposta ao trabalho musical que é feito na escola, os alunos querem mais. Por essa razão marcou-se para o dia 29 de Abril a sua segunda edição. Espera-se realizar pelo menos duas em 2009.
Para o encontro foram convidados músicos da cidade, inclusive a Banda Municipal para mostrar-lhes alguns ritmos, como o mambo, a valsa, o frevo.

Permanece a idéia de ambientes específicos:
Sala SHOW (Com baixo, bateria, guitarra...);
Sala das TECLAS (Teclado, sanfona, video-aula... );
Sala ERUDITA (Obras de Vivaldi, Mozart, Bach, Bethoveen, Vila Lobos...);
Sala das CORDAS (Guitarra, violão, video-aula...);
Sala da CRIATIVIDADE (À Pré-história...)


Auditório para socialização e abertura.
Todas as salas terão facilitadores.

Responsável pelas informações: Professora de Música
RESUMO DA NOTICIA
O quê? II Oficina de Música
Para quem? Alunos do Projeto Música na Escola (Desde 2000)
Quando? Dia 29 de Abril (Quarta-feira)
Que horas? Às 18h. (previsão de término para as 20h)
Onde? Centro de Educação Básica Maria Pereira Brandão (CEBMPB)
Responsável? Escola Nova (CEBMPB) e Professora de Música (Maria Cleonice Andrade)

terça-feira, 14 de abril de 2009

Relatório de Arte e Educaçao - Preá Abril 09


RELATORIO - PREÁ - ARTE E EDUCAÇÃO
PROFª RITA KÁTIA L. BRANDÃO
ABRIL 2009
O ano começou com uma grande novidade nas aulas de arte, ressaltar a história da dança, da música, do teatro... Enfim começou o projeto dança na escola de Preá. Amei a novidade, além de ser um subsídio a mais nas aulas de arte, tudo que envolve arte me fascina, porém, um grande desafio estava por vir... Devido a um inverno rigoroso as estradas de acesso ao preá estão bastante prejudicadas, atrapalhando assim os ensaios realizados as quartas-feiras pelo professor de dança Pedro, devido ao trajeto Cruz/Preá.
Os alunos estão bastante empenhados, apesar do número ser pouco apenas 21, devido ao grande número de evangélicos na escola, no entanto, os mesmos estão fazendo coreografia das suas músicas, na qual, serão apresentadas nas disciplinas da escola.

Os demais alunos inscritos estão realizando um trabalho de leitura e o mapeamento da história da música na localidade.

segunda-feira, 13 de abril de 2009

Relatório de atividades Arte e Educação - Canema

Relatorio – Canema – Projeto Dança na Escola
aluno: Natália Marce Albuquerque – 9º ano A
Professora: Lucia Vânia Vasconcelos

Hoje estive pensando em meus estudos e como ele é valioso para uma pessoa ser um cidadão digno de respeito e sabedoria em seu futuro. Estamos concluindo o mês de março e pude perceber o quanto foi significativo e importante as aulas de arte.
No inicio das aulas estudamos um texto “este ano será um sucesso se...” coerente com o incio do ano, debatemos e interpretamos.

Ao decorrer de nossas aulas, também produzimos textos , trabalhamos em equipe, conhecemos a origem do carnaval, instrumentos musicais, músicas carnavalescas, participação do Batucan na realização do carnacan na escola, música de Raul Seixas: Tente outra vez. Também tivemos estudos sobre o dia internacional da mulher que pudemos cantar e dramatizar, começamos a estudar os generos musicais: blues, jazz, Rock and roll, bossa nova, historia do choro. Baião, samba e musica clássica.

Quantas aulas interessantes tivemos somente nos meses de fevereiro e março. Imagine entao o ano inteiro. Fico feliz pois sei que as aulas no decorrer do ano letivo serão muito prazerosas e de grande proveito e que levaremos pra sempre em nossa caminhada.

Relatório – Canema – Arte e Educação

Professora: Vânia Vasconcelos
Disciplina: Arte e Educação
Março de 2009
Analisando a programação do ensino de arte, percebemos o quão é importante esta disciplina no currículo escolar, no entanto, muitos ainda não entenderam o devido significado desta no meio educacional.

Assim, tenho grande atenção nos conteúdos a serem trabalhados com os alunos e, durante os meses passados tenho atribuído na sala de aula, elementos que propiciem o desenvolvimento do alunado, no que diz respeito a interpretação por meio de teatro, música, leitura de imagens, produções textuais, valorizando o trabalho em equipe, uma vez que juntos podem realizar atividades mais conscientes.

Acredito na possibilidade do acontecimento de melhores apresentações e compreensão dos conteúdos nas turmas que leciono, almejo que tomem como parte necessária para elevar seu papel como cidadão na sociedade.

Coral Fermata - Escola Nova - Abril 09

Atividade com alunos do Projeto da Professora Cleo Andrade


Nesta manhã de terça-feira, os alunos de música do 3º Ano A, foram cumprir sua agenda de compromissos. Além de participar do CORAL FERMATA, Gabriela Pessoa e os irmãos Elves e Elder Praciano são tecladistas. Começaram neste ano, mas já estão produzindo. Dessa vez, a primeira apresentação de Elder e Elves foi na sala do mais novo (Elder, 8 anos). Já Gabriela (9) já havia cantado algumas vezes fora da escola (2008). O trio deixou as tias, Milca e Socorro, boquiabertas por tão pouca idade.
É, teoricamente falando, são iniciantes. Mas os músicos trazem do berço o talento. A família Praciano, por exemplo, desde que chegou a Cruz vem crescendo indubitavelmente. E, a respeito do novo rebento – Elder (curioso que só!) – eu, professora de música, resta dizer que é uma honra ter pecinhas preciosas como essas pra cuidar. Estando Eles no tom D (Ré) e ela no Tom E (Mi), me faz ter a certeza que mais vai surgir dessa ‘cartola’. Elves, o mais velho, além de teclado toca violão. Foi com este último que apresentou com os amigos nas salas do 3º ano A e 2º ano B (Sala de sua irmãzinha – que sorria contente).


Cruz, 7 de Abril de 2009

Projeto de Xadrez na Escola - CEB Maria Pereira Brandão




Meu nome é Amanda Ribeiro e participo do Projeto Xadrez nas Escolas.
Esse projeto ensina os alunos a jogar Xadrez. Foram escolhidos 20
alunos para depois de aprenderem ensinar os outros alunos da escola.

Amanda Muniz Ribeiro
8º Ano ‘B’

quarta-feira, 8 de abril de 2009

Projeto Música na Escola na Praia do Preá

A partir de abril, na EEF Leopolodo Manoel de Medeiros, é iniciada mais uma turma de alunos do Curso Básico de Violão, teclado e Coral do Projeto Música na Escola.

Espera-se atingir um número minimo de 30 alunos novatos aprendendo aulas musicais sobre Violão e Teclado. O novo professor conta com o apoio do Núcleo Gestor da Escola na seleção dos alunos.

A sala de Música foi equipada com 4 violões e 3 teclados onde alunos estarão fazendo o curso duas vezes por semana uma hora por dia.

Cruz, um bom lugar de se viver, onde a cultura encontra apoio e desenvolvimento das habilidades de nossas crianças.

terça-feira, 7 de abril de 2009

Relatório - Projeto Musica na Escola - Lagoa Salgada - Março 2009

EEF Raimunda Elvira Brandão (Lagoa Salgada)
Musica na Escola
Relatório do Aluno
Meu nome é Janielle, tenho 12 anos estudo na EEF Raimunda Elvira Brandão de Lagoa Salgada. Entrei na aula de música em fevereiro de 2008.
Estudamos sobre a música, os elementos da música que são três: harmonia, melodia e ritmo, as sete notas musicais com suas cifras e as propriedades do som que são: altura, duração, intensidade e timbre.
Atualmente estou no nível 02. O tom fá menor sua música é devolva me.
Meu nome é Felipe estou na aula de música há um ano. No momento estou revisando a música do tom fá. Nesse mês nós estudamos um pouco sobre teoria, vimos a origem da música, estudamos sobre a origem do sons, também vimos os símbolos musicais e as sete notas musicais com suas cifras. Atualmente estamos fazendo um trabalho sobre as figuras populares de nossa localidade. Estou no nível II do curso de violão.
Meu nome e Danilo tenho 12 anos, estudo na EEF Raimunda Elvira Brandão, participo do curso há um mês. E já estou estudando o tom fá. Estou muito feliz pois estou aprendendo muita coisa sobre a , tanto na parte teórica como na prática. Ao entrar aprendi logo as sete notas musicais, os elementos da música e também sobre as propriedades do som.
Atualmente estou no nível I no curso de violão, também estamos fazendo uma pesquisa sobre as figuras populares de nossa localidade e estamos fazendo leituras para que possamos melhorar e assim participar do curso.
Alunos:
Felipe de Sousa
Danilo José Sousa Vasconcelos
Francisca Janielle Rodrigues
Relatório Professor
O ano começou bem movimentado. Como todos os professores, tive que fazer uma seleção de alunos a partir do nivelamento realizado em dezembro de 2008, mas como é apenas o segundo ano do projeto música na escola na Raimunda Elvira Brandão, não ocorreram muitas mudanças em relação aos alunos do projeto.No segundo momento marcamos uma reunião com os pais dos alunos, onde contamos com a presença do nosso coordenador de cultura Evaldo Vasconcelos. Na reunião tivemos a mobilização inicial, falamos um pouco das normas do curso e de uma novidade para os pais dos alunos do projeto, onde eles, alunos teriam que apresentar qualidade minima de leitura para poder participar de maneira efetiva do projeto, pois em caso de descumprimento das regras o aluno poderia ficar temporariamente fora do mesmo.Nesse mês de março estamos contando com o apoio dos professores de arte, onde juntos estamos realizando com os alunos do projeto uma pesquisa sobre as figuras populares da localidade de Lagoa Salgada.

Prof: Marcelo Freitas

sexta-feira, 3 de abril de 2009

Capacitação Continuada dos Blogs Escolares


Nesta quinta-feira dia 02 de abril, aconteceu mais uma fase da Capacitação Continuada para formação dos blogs escolares.

Neste último encontro foram definidos que os representantes da coletividade estudantil iriam criar o repórter e redator para realizarem postagens no blog escolar, ou ainda no blog do gremio a ser criado. Os nomes dos representantes de cada escola deverão ser enviados a Secretaria de Educação aos cuidados da Coordenação de Cultura para controle destes informantes escolares.

O CEB Maria Pereira Brandão ja criou o seu blog do gremio:
http://www.cebmpb-gremiomanueladahylmuniz.blogspot.com/ , e o mesmo será feito pelas outras escolas participantes.

Para o encontro foi convidado a Professora Cleo Andrade para auxiliar nos trabalhos de melhoria da aparencia e aplicabilidade dos blogs. Os participantes aprenderam a introduzir relogios online, linkar mensagens e introduzir foto ao cabeçalho do blog.

Outras dicas importantes estão sendo preparadas para o próximo encontro.

Confira os quatro novos blogs criados e os ja existentes: