Secretaria de Educação e Cultura
Coordenação Municipal de Cultura
Biblioteca Pública Municipal / Escolas Públicas Municipais / Projeto Musica na Escola
INTRODUÇÃO
A música costuma exercer forte atração sobre as pessoas, o que faz com que seja raro que alguém não possua estilos, bandas ou cantores preferidos. Muitas vezes, sabemos muito sobre os artistas que mais apreciamos, como ano e país em que nasceu, principais influências e até detalhes de suas vidas particulares.Entretanto, é importante que os alunos entrem em contato com uma visão mais geral de música, entendendo as relações desse fenômeno com seu contexto cultural, histórico e até mesmo político e social. A música é parte da cultura não apenas por ser particular a cada povo ou grupo social, mas por expressar e refletir sentimentos e costumes comuns a uma determinada coletividade.
O samba, por exemplo, na sua origem, é marcado pela expressão dos sentimentos de cidadãos pertencentes a um grupo social específico. O blues americano, o tango argentino e mesmo a música erudita européia apresentam esse mesmo traço.
Por conta dessas razões, pesquisar e trabalhar a música pode ser muito recompensador, pois significa ampliar os horizontes acerca de uma forma de expressão artística tão apreciada pelas pessoas.
Nova Escola online. Pesquisando sobre a Música. Ens Fundamental II. Disponível em: http://revistaescola.abril.com.br/online/planosdeaula/ensino-fundamental2/PlanoAula_277720.shtml
17/02 - Estudo do Curso
03/03 - Preparação da Semana da biblioteca – Alunos / Dia da Mulher - Prof. Música
17/03 - Socialização de Músicas do Mapeamento
31/03 - Preparação da Páscoa das Escolas
14/04 - Preparação do Dia Nacional do Livro
15/04 - Preparo da Entrevista para Rádio: Lidonildo e Cleo (12:30)
28/04 - Dias das Mães
12/05 - Estudo do Curso-Jijoca
20/05 - Preparo da Entrevista para Rádio Baltar e Marcelo
26/05 - Cifragem e ensaio de músicas mapeadas
09/06 - Cifragem e ensaio de músicas mapeadas
23/06 -Programa de Rádio / Combinar Dia dos Pais
Passeio dos Professores (data a combinar)
Obs. A Escola de Lagoa Salgada será beneficiada com a Biblioteca Volante, para solucionar o problema de leitura dos alunos devido espaço e recursos humanos. O movimento acontecerá na Sede da Associação da Comunidade e todos os envolvidos serão convidados para o dia a ser selecionado.
FEVEREIRO
Seleção de alunos a partir do nivelamento realizado em dezembro de 2008 – Pelas regras do nivelamento dos alunos, o projeto música na escola fica organizado em quatro níveis de aprendizado (I, II, III, e IV), concluindo o estudante que atingir esse último, com um período médio de seis meses para cada nível e em certos casos a caráter do professor de música;
Reunião com pais para mobilização inicial, estabelecendo normas do Curso, inclusive uma novidade: alunos participantes do Projeto Música na Escola deverão apresentar quantidade miníma de créditos de leitura, (10 créditos - 1h cada crédito) conforme idéia do Projeto Leitura Conectada, para poderem participar efetivamento do Projeto. Em caso de descumprimento das regras a serem repassadas pelos professores o aluno ficará temporariamente fora do Projeto até que o mesmo contabilize as horas de leitura em débito, num total de leitura mensais pelos professores, totalizando 80 horas de leitura por ano de cada aluno participante;
A sala sempre se organiza com 4 alunos h/a duas vezes por semana cada educando, em contraturno escolar, 1 h/a, por vez de estudo;
Familiarização com instrumentos musicais;
Teclado extra na sala de música para ensaio dos alunos
Nivelamento das habilidades musicais dos alunos;
Confecção de Apostila de Leitura para alunos do Projeto, em Parceria com a Biblioteca das Escolas e Biblioteca Pública Municipal
1ª quinzena – Estudo teórico (Professores de Arte e de Música) – Livro Arte – Série Link – Editora Escala Educacional - 5ª série , pg. 82/96 (Observar questionamentos propostos)
Identificação das manifestações ou grupos a serem pesquisados existentes no bairro;
Distribuição de fichas de acordo com necessidades – Ver fichas Mapeamento Cultural - Brincadeiras (5) - ¨Figuras Populares (6) e Grupos e Entidades locais (10)
Orientações para mapeamento das cantigas de roda ou (...) e ainda músicos, corais (incluir de igreja), rádios existentes, grupos relacionados, Banda Municipal, outras Bandas (Stacato, Nativa, Mexe mais ...) e ainda outros existentes não citados;
Início das Pesquisas de campo, baseadas inicialmente nas pesquisas realizadas para o Mapeamento Cultural do Selo UNICEF, já realizada nos anos de 2006 e 2008 (conferir blog UNICEF). Caso já exista a pesquisa, coletar novas informações sobre a mesma, (já que a maioria precisa de complementos);
2ª Quinzena - Continuação das pesquisas de Campo;
Indicação de Resumo de textos a serem lidos pelos alunos nas bibliotecas.
Envio de relatório por alunos e professores sobre as atividades desenvolvidas bem como apresentação de créditos de leitura pelos alunos
1ª QUINZENA - Estudo teórico (Professores de Arte e de Música) – Livro Arte – Série Link – Editora Escala Educacional - 5ª série, pg. 82/96 (Observar questionamentos propostos)
Debate com participação de músicos da Banda Municipal, ou outras com formulação de perguntas pelos alunos e relato de experiência de vida do músico para alunos, objetivando reconhecimento e reflexão musical da comunidade;
Continuidade das pesquisas de Campo;
2ª QUINZENA - Desenvolvimento de textos sobre a história e letras da cantigas roda ou outras pesquisas orientadas;
Indicação de Resumo de textos a serem lidos pelos alunos nas bibliotecas.
Envio de relatório por alunos e professores sobre as atividades desenvolvidas bem como apresentação de créditos de leitura pelos alunos
1ª QUINZENA - Estudo teórico (Professores de Arte e de Música) – Música Afro e indígena
Refazer pesquisas de campo
2ª QUINZENA –
Desenvolvimento de novos textos e encontro avaliativo dos textos e letras bem como suas melodias em sala de aula e nos encontros entre professores de musica em parceria com a Biblioteca Pública Municipal;
Recolhimento de todos os textos para produção de livro ou publicação no blog selo unicef sobre o resultado das pesquisas dos alunos;
Envio de relatório por alunos e professores sobre as atividades desenvolvidas bem como apresentação de créditos de leitura pelos alunos;
Indicação de Apresentação e debates dos textos a serem lidos pelos alunos nas bibliotecas.
JUNHO
Estudo Teórico - (Professores de Arte e de Música) – Hinos Oficiais
Introdução das cantigas de roda nas séries iniciais em parceria com os professores de arte apresentada pelos próprios alunos do curso;
Avaliação final do trabalho
Envio de relatório por alunos e professores sobre as atividades desenvolvidas bem como apresentação de créditos de leitura pelos alunos;
Indicação de Apresentação e debates dos textos a serem lidos pelos alunos nas bibliotecas.
Nivelamento alunos por meio da ficha de acompanhamento das habilidades musicais
Programa de Rádio na 6 de Abril;
obs. Os professores deverão realizar pelo menos uma atividade inovadora durante o semestre sendo citado no relatorio enviado a coordenação.
Nenhum comentário:
Postar um comentário