segunda-feira, 26 de janeiro de 2009

Projeto Leitura Conectada






OBJETIVO GERAL
Oportunizar melhores condições para o desenvolvimento da leitura e interpretação por meio do uso adequado dos recursos da Internet

PÚBLICO ALVO

Alunos das Escolas Públicas Municipais da Sede, do Ensino Fundamental, que possuam Laboratório de Informática Educativa


PERÍODO DE EXECUÇÃO DO PROJETO NOS LIEs

Dia específico na Semana para o Projeto, Finais de Semana e Período Noturno; Na Ilha Digital e Biblioteca Pública em tempo integral;


METODOLOGIA

A partir de fevereiro de 2009, haverá uma nova forma de créditos de leitura para uso do LIE ou na Ilha Digital, ou Biblioteca Publica, Brinquedoteca, onde os alunos deverão ler livros que serão transformados em créditos para terem direito de acesso a Internet em horário extras escolares, deixando a cargo dos Auxiliares de Bibliotecas e Brinquedistas a responsabilidade de controle de entrega dos créditos de leitura aos alunos leitores e a cargo dos monitores o controle de uso da Internet com o percentual de 1/3 de uso da mesma para cada uma hora de leitura realizada;


Poderão ser utilizados como fontes de leitura pelos alunos na Biblioteca para obtenção dos créditos de Leitura:Revistas Veja, Isto é, Nova Escola, Pátio, Ciência Hoje, Gibis; Jornais: Correio da Semana, Diário do Nordeste; O POVO; Livros Liteuratura Popular: Revelações de um agricultor- Antonio Pedro; Coletânea de um aprendiz aos 80 – Zeca Muniz, Resgatando Memórias Messias Freitas; Era uma vez na Cruz Elisabeth Albuquerque; Poesias – Jose Fabiao Filho, Minhas Poesias; João Batista de Sousa

O auxiliar de Biblioteca ou a Brinquedista, por ocasião da Leitura deverá fazer um questionamento ou mesmo aplicar uma ficha de leitura para avaliar se o aluno realmente realizou-a;

Na ocorrência de usuários que realizarem pesquisas educativas ou resolução de problemas pessoais como por exemplo uso de e-mails; usuários pertencentes a comunidade escolar (pais e mães de alunos) e visitantes da cidade; usuários portadores de necessidades especiais; Em todos esses casos não serão necessários portar créditos de leituras;

Todos os cidadãos não alunos, menores de 21 anos deverão portar créditos de leitura;

A Ficha de Controle de Créditos de Leitura será distribuida para Escolas, Biblioteca Pública e Brinquedoteca Pública.

Na medida em que os Monitores dos laboratórios recebem os créditos de leitura, realizam arquivamento para posterior retorno a escola para controle e contagem relativa aos alunos que realizaram maior quantidade de leitura para futura premiação, no final do ano letivo com Certificado ou prêmio;

Como forma de respeito ao meio ambiente os créditos de leitura serão copiados em papel jornal;

Haverão encontros bimestrais com envolvidos no Projeto, para avaliar o andamento do trabalho, onde os todos serão orientados a indicar sites educativos e locais (www.cruz.ce.gov.br;http://www.bibliotecapblicamunicipal.blogspot.com;http://www.cruzselounicef.blogspot.com) de forma regular como pesquisas de forma a também incentivar alunos a busca por sites diferentes dos que costumam acessar.
Haverá tambem uma avaliação do trabalho no final do ano letivo de 2009 com aplicação de questionário para verificação dos avanços nos indicadores identificados na primeira pesquisa realizada no CEB Paulo Freire, bem como analise dos resultados obtidos na interpretação nas provas aplicadas pela Secretaria de Educação;

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