quarta-feira, 19 de novembro de 2008

Produções textuais a partir de Músicas - CEB Maria Pereira Brandão

RELATÓRIO - Cleo Andrade Professsora de Música

Nos encontros semanais do coral, que acontece toda terça e quinta, às 15h, na biblioteca da escola, trabalhamos nosso repertório segundo a necessidade. Mas, esse dia foi especial... Cantamos uma música, como de costume. A atividade era outra, diferente de cantar letras conhecidas, o desafio foi escrever sobre elas. A escolhida foi ‘Tente Outra Vez’ de Raul Seixas. E, após cantar e refletir sua mensagem nos separamos em duplas e trios para resolver a questão.
Comecei perguntando o que é uma boa música, muitos disseram que é aquela que tem uma melodia calma. Outros, disseram que musica x não era bonita porque era imoral. Outros, que sua letra fale de coisa boa.
Vejamos suas idéias expressas em papel, tal qual escreveram:

“que a gente tem que temta outra vez. e a gente tem que ter fé em deus. que a vitória está perdida e eu gostei da música e fala em fé.” (Sabrina, 4º e Ticiana, 3º Ano)

“por que sempre tem que ter fé na vida, para consege tudo por que é de vagar que tufo se consega quem tem fé na vida consegi tudo” (Joice e Carol, 5º Ano)

“eu gostei da musica por que ela é bonita, fala em amor e fala em armonia e felicidade. fala em fé em Deus, tenha fer na vida tente outra vez”. (Débora Maila, Vitória Mara e Leiciane, 4º Ano)

“Tente outra vez é cuando uma pessoa como uma eleição fulano pede e outro ganhol e o que perdeu tente outra vez e nunca desita do cel sonho Queira basta ser cincero e uma pessoa que ta com vergonha ai a gente diz seja cincero. Se e de batalha que si vive a vida e uma coisa que a gente tem que consegui”. (Sarah Paula, 3º Ano)

“Eu entendo que nunca desista do que você sempre quis. Nunca receba primeiro não com despedida. Beba a água viva. não desista de um sonho que está prestes a ser realizado. Não diga que a vitória está perdida é isso ai tente outra vez” (Carlos, 4º e Victor,1º Ano)

“a música ensina muitas coisas boas. porque ela está dizendo para nunca desistir do que a gente quer. É só ter fé, esperança. Mas tente outra vez...” (Ana Laura e Gustavo, 3º Ano)

“veja que a canção da vida não está perdida, tenha fé sua na vida e sempre tente outra vez. Tenha fé pela palavra da vida, nada acabou. Sempre tente as coisas e batalhe pela sua vida e nunca desista.
Nunca desista o que você mais quer” (Thais Farias, 5º e Vitória Rodrigues, 2º Ano)

“eu achei que não pode parar de cantar só isso” (Ticiana, ?)

“eu gostei da musica é uma coisa muito intereçande” (Jacinta Áurea,)

“RESUMO DE TENTE OUTRA VEZ - veja que a canção da vida não esta perdida, tenha fé na sua vida e sempre tente outra vez. Com sinceridade e com batalha você consegue tudo é só tentar outra vez. A vida e a luta do dia-a-dia e a batalha da vida é fracassar mas sempre tentar outra vez”. (Ana Paula, 5º Ano)

“que a vida que a gente batalha vai conseguir fazer que a gente quiser, basta te fé e não desista da coisa que você deseja ter pois você não conseguir tenta outra vez. E aproveite o que você tem pois se você não é alejado não possui nem uma deficiência o que você vai querer mais. Se você estiver triste pense no amanhã a coisa que você pode fazer e outra pessoa não pode. Basta desejar bem muito que o que você quiser ter você vai ter. que se você tem fé em Deus pode lhe dar tudo que quiser. Se você achar que tudo está perdido pense no que você já tem para que para que você tem saúde você tem que agradecer porque tanta pessoa que não tem saúde e tem dinheiro e não pode comprar a o que mais precisa a saúde pois e isto basta ter fé que irá conseguir tem o que quiser”. (Leandro Menezes, 9º Ano).

“que a gente tem que temta outra vez. E a gente tem que ter fé em deus. que a vitória esta perdida e eu gostei da música e fala em fé”. (Sabrina, 2º Ano)

“que a gente tem outra chase na vida eu gostei da música a gente tem que confia em deus a música fala que a vitória não esta perdida o grupinho acho legal. Eu gosto da música por que dis que a gente tem que tenta senpre ate consegir oque a gente quer”. (Kessiane, 2º Ano)

“TENTE OUTRA VEZ
Não desista dos seus sonhos pois você pode tentar quantas vezes quiser. Tem muita gente que possui alguma deficiência física e conseguem fazer coisas estraordinária e nós se parecemos normais, às vezes, desistimos na primeira dificuldade.
As pessoas, ás vezes, só pensam em Deus quando estão doentes e desamparados. Será que Deus vai ouvir as presses dessas pessoas Vão. Porque Deus tem o dom de perdoar toda e qualquer pessoa. Deseje profundo, pois só assim você poderá realizar seus sonhos. Corra atrás de seus sonhos, batalhe, batalhe até conseguir. (Luana, Laila e Adriano, 9º Ano)

Após apresentação – leitura em voz alta – cada texto foi analisado oralmente por os colegas.
Não questionamos muito a ortografia porque a atividade era sobre o conteúdo: a mensagem dessa composição de Paulo Coelho e Raul Seixas.

Cruz, 13 de Novembro de 2008.

Nenhum comentário: