segunda-feira, 25 de agosto de 2008

Paraguai - Mapeamento Cultural

FICHA 01
Manifestações Culturais e Eventos

Forró Pé-de-Serra

No estado do Ceara, no município de Cruz na comunidade de Paraguai, no bairro de Alto Alegre. Mora o senhor Francisco Claude moura de 55 anos, nascido e criado em Paraguai.
Chico Claude diz que o forró pé-de-serra começou com a idéia de divertir as pessoas e quem lhe deu sua idéia foi um amigo seu.
Com o uso apenas da safona, triangulo, zabumba e o tambor o forró acontecer com animação só. Geralmente o forró acontece duas vezes no mês, nos finais de semana.
Não importa a idade, sexo, nível social e muito menos a raça, pois negros, pardos e brancos participam dessa manifestação e não só os trabalhadores rurais não, pessoas de outras comunidades também.
“Nunca tive condições de montar um clube, mais me contendo apenas com salão de minha residência, pois é lá que promovo minha festa” conta Chico Claude e que no final ainda diz emocionado “ Essa tradição veio passando de pai para filho e se depender de mim vaio continuar”.

Nome: Lindomar Valdemar Moura
13 anos
9° ano
EEF João Evangelista da Cruz



FICHA 01
Manifestações Culturais e Eventos


Leilão de Prendas

Raimundo Nonato Profiro, conhecido como Raimundo Santana, é um agricultor de 52 anos e mora co comunidade de Paraguai. Ele conta que há 6 anos realiza leilões na igreja de sua comunidade Paraguai.
Raimundo Santana, conta que faz assim: primeiramente, reúne um grupo de pessoas para pedir prendas na comunidade. Pode ser ovos, bolos, peru, farinha e outros. Segundo juntam as prendas para leiloar. No dia do evento chama o leiloado, que é ele mesmo e reúne as pessoas. Que dar o maior preço é o que leva a prenda. Quando maior o preço melhor.
Ele conta que aprendeu com seu pai Manuel Santana, via seu pai gritando o leilão, e se acostumou a gritar nos leilões da igreja da comunidade. Muitas pessoas participam dessa manifestação tanto crianças, adolescentes como adulto.
O objetivo do leilão é arrecadar fundos para a igreja e ao mesmo tempo serve para divertir as pessoas.

Nome: Ariana Renata Profiro
12 anos
8° anos
EEF João Evangelista da Cruz

FICHA 02
Oficio e Modo de Fazer


Bolo de Goma/Grude

Raimunda Nonata Carvalho, 48 anos nasceu em Paraguai, residente da comunidade do Córrego dos Texeira desde 1977 aprendeu fazer bolo diferente.
Raimunda aprendeu a fazer grude com sua mãe, quando era adolescente, “Achava interessante a maneira como ela fazia e comecei a praticar o hábito, e comecei a cozinhar na minha casa” Diz dona Raimunda.
Ela conta que faz assim:
Ingredientes: Goma, coco, sal e água
Modo de fazer: coloque em uma tigela a goma, o coco, sal e água. A parte, deixe um pouco do leite do coco para colocar na palha de bananeira, amasse com as mãos os ingredientes até dá o ponto de colocar na palha e leve para assar numa forma em fogareiro/fogo brando.
Dona Raimunda diz que hoje suas filhas já praticam a arte de fazer este bolo. O grude ele e feito na cozinha de sua casa. Ele é usado na alimentação da sua família.

Nome: Raimunda Tamila Freitas do Nascimento
12 anos
7° ano
EEF João Evangelista da Cruz





FICHA 02
Oficio e Modo de Fazer


Vassoura de Palha

Maria Madalena Pires de Paulo conhecida como dona Madalena é agricultora, nasceu em Itapipoca e mora em Paraguai desde 1951 e tem 66 anos. Ela fala que começou a fazer vassoura desde pequena e começou a praticar aos 13 anos de idade.
Para se fazer vassoura precisamos de corda, faca e palha. Primeiro corta-se as palhas, depois faz um molho das mesmas amarra-se, corta as pontas que ficam. Pronto esta feita a vassoura para o uso domestico ou para sua vendas
Doma Madalena conta que tudo isso é uma fonte de renda para sua família.

Nome: Maria Rafaela Ribeiro
11 anos
7° ano
EEF João Evangelista da Cruz


FICHA 03
Lugares, Prédios e Construções.

Igreja de Nossa Senhora do Perpeto Socorro

Eulália Barbosa de Araújo conhecida como dona Eulália me contou tudo sobre a fundação da igreja católica. Ela mora em Paraguai faz 51 anos, é aposentada e trabalhos como dona de casa, 70 anos de idade.
A igreja esta localizada no Córrego dos Prefeitos. O terreno foi doado por o senhor Francisco das Chagas. Quem ficou a frente da construção da igreja foi o falecido Chico André juntamente com a comunidade. Ela foi fundada em meados do ano 1999 a 2000.
A principal manifestação realizada pela a igreja é a festa de nossa senhora do perpeto socorro, padroeira da mesma, que vem acontecendo desde o ano de 2001 geralmente entre o final do mês de junho e o inicio do mês de julho. Os projetos futuros são santas missas populares, sobre a fraternidade.

Nome: Gleyciane Ferreira de Santana
12 anos
8° ano
EEF João Evangelista da Cruz




FICHA 04
Lendas, Causos, Superstições e Curiosidades

A Vassoura atrás da porta

Maria Conceição Pires, conhecida como Maria Sé, é uma agricultora de 60 anos. Ela conta que a vassoura atrás da porta é uma superstição que existe na comunidade em casos de pessoas que acreditam que isso espantam más visita.
Dona Maria Sé conta que faz assim: coloca-se uma vassoura atrás da porta principal, segundo ela dentro de pouco tempo a pessoa vai embora.
O fato dessa historia acontecer nos dias atuais é que as crianças e adolescentes aprendem com os pais e outros, levando-as acreditar e muitas vezes praticar, continuando a preservação de uma cultura muito antiga que até hoje existe.
É bom conhecer a história de nossos povos, pois é com ela que preservamos a cultura cearense ou de qualquer outro tipo de cultura.

Nome: Raimunda Tamila Freitas do Nascimento
12 anso
7°ano
EEF João Evangelista da Cruz


FICHA 08
História Locais

História da Comunidade de Paraguai

Segundo o senhor Francisco das Chagas Brandão conhecido como Chaga Gil, que (hoje) é agricultor, nasceu em Cavalos Bravo e mora em Paraguai desde 1928 tendo 89 anos. A origem do nome de Paraguai começa assim: um índio que morava em Paraguai (pais) saiu de seu lugar para buscar um meio de vida melhor. Em sua jornada ele chegou até aqui, um lugar onde só havia animais, mato e pessoas iguais a ele.
Então ele construiu uma cabana onde morou durante muito tempo, até que um dia atacaram a sua tribo e ele lutou bravamente para defendê-los até sua morte. Após isso os outros índios colocaram em homenagem a esse guerreiro o nome de onde eles moravam o mesmo de onde ele nasceu, de Paraguai, como é até hoje.
Por isso que na nossa localidade existem muitos descendentes indígenas onde a cultura dos mesmos vem passando de geração em geração.

Nome: Maria Rafaela Ribeiro
11 anos
7° ano
EEF João Evangelista da Cruz




FICHA 08
História Locais


Historia de Alto Alegre

Dona Maria do Livramento Araújo conhecida como dona Maria, mora na localidade desde de 1969, tem 62 anos e conta um pouco do seu lugar.
Dona Maria falou que Alto Alegre é um (lugar) vilareijo pertencente a comunidade a comunidade de Paraguai, que tinha o nome de cansação que depois passou a ser chamado de Enferninho , apelido dado por moradores devido que existia bares e sempre tinha confusão.
Os moradores de família responsáveis, juntamente com o pastor José Nicodemos Brandão decidiram colocar o nome Alto Alegre, Alto porque a região é mais elevada geograficamente e Alegre por a localidade agora ia passar ser alegre e feliz.
Com a opinião de todos tudo mudou com um tempo. Hoje tem muitas construções como o chafariz para beneficiar com a água. Agora Alto Alegre é feliz, tem a igreja Evangélica e o povo de bem com a vida.

Nome: Francisca Edna da Costa
13 anos
8° ano
EEF João Evangelista da Cruz

Nenhum comentário: