sexta-feira, 29 de agosto de 2008

Aroeira - Mapeamento Cultural 2008

Lendas, Causos, Superstições e Curiosidade da EEF. Santa Cecília (ficha 04)

No dia 20 de fevereiro de 1948 o senhor Geraldo Mendes morador de aroeiras tinha ido para o trabalho buscar um cavalo que estava na capoeira, pertinho da casa de um vizinho, e na hora em que pegou o cavalo deu-lhe um coise na barriga e mesmo assim ainda conseguiu chegar a casa do vizinho, passou entre a vida e a morte, mandou chamar sua esposa Maria do Carmo que nessa época estava esperando o segundo filho e o resto da tarde e da noite o senhor Geraldo Mendes passou sofrendo em dores sem poder voltar para casa. No outro dia veio para casa trazido em uma rede, e na casa passou 10 dias em casa, pois não tinha medico por aqui, depois de 10 dias, foi para os Monteiros para casa de seu sogro. Enquanto estava nos Monteiros na casa de seu sogro começaram a perceber que tudo que ele comia saia pela a ferida.
No dia 22 de abril chovendo muita sua mãe veio levar ele de rede para o Tabuleirinho que foi onde ele nasceu, pois naquele tempo não tinha transporte.
E lá ele teve a certeza de que o intestino de estava perfurado. De lá levaram de rede para Acaraú, pis os Filomenos se prontificaram a cuida dele. De Acarau levaram ele de helicóptero para o hospital de Fortaleza e lá levaram ele para fazer exames, pensando que não precisava operar. Mas ele foi operado no dia 24 de setembro. E hoje ele conta essa historia para seus filhos e netos.

Identificação do Entrevistado
Nome: Geraldo Mendes de Oliveira
Ocupação: Aposentado
Idade: 88 anos


Lendas, Causos, Superstições e Curiosidade da EEF. Santa Cecília (ficha 04)

Em uma noite escura vinha dona Graça de casa de sua amiga, pois nessa comunidade era pouca povoada e a estrada quase fechada de cajueiros, quando passava em frente a casa de José de Paulo quando escutou um barulho estranho, ficou quase paralisada de medo, o medo era tão grande segundo ela que por três vezes ele viu um vulto e um rodamoinhos muito forte e aquilo foi aumentando e ela foi ouvindo um barulho como um berro de um jumento e ficou mais apavorada ainda, pois gente sabia que não era.

Identificação do Entrevistado
Nome: Maria das Graças do Nascimento
Ocupação: Aposentado
Idade: 57 anos

Brincadeiras e Brinquedos Infantis da EEF Santa Cecília (ficha 05)

A localidade de Aroeira se localiza no município de Cruz, aproximadamente a 33 Km da sede do Município.
É uma comunidade de mais ou menos 800 habitantes. Seu povo é de origens humilde, trabalhador e católico. Recebeu esse nome devido as grandes plantações de arvoras de aroeira aqui existente.
A principal fonte de renda dos habitantes desta localidade, é a castanha de caju. A maioria das pessoas, cultivam a lavoura, praticamente a agricultura de subsistência.
As casas, são feitas de alvenaria, mais ou menos próximas uma das outras. Aqui é um lugar pacato, aconchegante e de um povo feliz, longe das violência, graças a Deus.

Identificação do Entrevistado
Nome: Marluce Brandão Araújo
Ocupação: Dona de Casa
Idade: 26 anos

Espressões e Vocábulos Locais e Regionais da EEF Santa Cecília (ficha 07)

“Negrada”, este vocábulo é bastante pronuciado pelos moradores de Aroeira, por sermos humildes, simples e na grande maioria, sem uma boa formação, vai e não vai, estamos falando “negrada” e isso faz da nossa cultura.
Esse vocábulo, é usado, quando uma pessoa fala se referindo a varias outros, daí, ao invés de dizer gente! Diz-se “negrada”

Identificação do Entrevistado
Nome: Marineuda Ferreira da Costa
Ocupação: Estudante
Idade: 14 anos

Histórias Locais da EEF Santa Cecília (ficha 08)

Ser criança e bom demais, brincadeiras e que não falta, uma delas, que é muito praticada pelas crianças da comunidade de Aroeira é o trisca.
Pode ser realizada no pátio da escola, no quintal da nossa casa ou em qualquer lugar que seja amplo.
A brincadeira acontece da seguinte forma, um dos participantes estrala um dedo para os outros participantes segurarem, quem pegou o dedo estralado, será o bicho, o triscador corre para pegar os outros, quem ele triscar será o triscador (não tem tempo determinado e nem quantidade certa de participante).
Não se sabe como surgiu essa brincadeira, mais se sabe que é uma brincadeira do tempo dos nossos avós e dos nossos pais.

Identificação do Entrevistado
Nome: Maria Marli Ares Ferreira
Ocupação: Professora
Idade: 39 anos

Instituições e Entidades Locais da EEF Santa Cecília (ficha 10)

A associação de pais e mestres da EEF Santa Cecília, foi fundada no dia 24 de maio de 1997. A diretora, Maria Marli Ares Ferreira foi a primeira presidente desta associação.
Esta entidade não tem fins lucrativos, seus membros trabalhão voluntariamente na tentativa de melhorar a nossa educação e zelar por este patrimônio.
Uma vez por ano o MEC (Ministério da Educação e Cultura) envia atravez do PDDE (Programa Dinheiro Direto na Escola) um recurso para a manetenção da escola em todos os sentidos. Este recurso é gastado num prazo determinado e fiscalizado por todos da APM. Depois de gasto, a diretoria presta conta com toda comunidade escolar e assim, voluntariamente todos se preocupam com a educação e o bem estar de todos os alunos da EEF Santa Cecília.

Identificação do Entrevistado
Nome: Maria Marli Ares Ferreira
Ocupação: Professora
Idade: 39 anos


Relatório do mapeamento em prol da conquista do SELO UNICEF da EEF Santa Cecília

Nós adolescentes mobilizadores em prol do Selo UNICEF, representantes da EEF Santa Cecília, sentimo-nos incumbidos de promover um estudo como temática participação política e cultural, identidade, educação e convivência com o semi-árido, incluímos todos os professores, alunos e a mobilizadora geral da nossa entidade escolar, que se empenhou para a realização das pesquisas de campo junto a nós.
Através dessas pesquisas realizadas por nós adolescentes e professores, percebemos a riqueza de costumes e hábitos que nossa comunidade tem que até então, não tinha percebido, e não esquecendo que todos nós estávamos empenhados nesse trabalho para a realização dos mesmos. A partir dessas pesquisas conhecemos as origens de algumas pessoas e além de termos descobertos que família de pessoas da nossa comunidade teve participação no tráfico de escravos, transportados pelos navios, além de terem participado da Guerra do Paraguai.
Ficamos impressionados com a quantidade de água que nossa comunidade consome diariamente, em geral, toda comunidade sofre com a grande concentração de sal existente na água.
Mesmo sendo uma comunidade pequena e com poucos habitantes, é uma comunidade feliz, mesmo não dispondo de local de lazer para os jovens, eles improvisam seu próprio local e se divertem.
O trabalho foi concludo com muito empenho de todos os alunos e professores e a mobilizadora geral da nossa escola.
Consideramos nosso trabalho um importante movimento e ao mesmo tempo uma oportunidade para conhecermos melhores nossos costumes e nossa cultura.

Comunicado da Mobilizadora no processo de mapeamento em prol do Selo UNICEF da EEF
Santa Cecília

No momento que aceitei o convite para trabalhar em prol do Selo UNICEF, como mobilizadora geral da EEF Santa Cecília, eu e os quatros alunos adolescentes sentimo-nos incumbidos de promover um estudo com quatro temáticas em destaque, encluindo os professores, alunos e núcleo gestor da nossa entidade escolar.
Quando todos os alunos estavam aptos a desenvolverem o trabalho, dividimos as tarefas. Eu juntamente com os demais professores nós nos dedicamos ás áreas ser mapeadas pelos alunos, que obviamente seriamos agentes mapeadores. O trabalho foi concluído paulatinemente e com muito empenho de todos. Os mais motivados na realização desse trabalho eram os alunos, que se sentiram importantes e realizados em está á frente de uma atividadenova e diferente, pesquisando a comunidade.
Culminamos fazendo área mapeada, porém o tempo não foi suficiente para aprimorar o que pretendíamos, mas daremos continuidade no segundo semestre. Consideramos nosso trabalho um importante movimento cultural, pois tivemos oportunidade de conhecermos melhor nossa cultura, nossos costumes, em fim a nós mesmos.]

Dicionário de palavras que são usadas na comunidade de Aroeira, da EEF Santa Cecília

Açougueiro: Jogador violento
Ariégua: Admiração
Arria: Se apresar
Arriba: Levantar
Bolão: Chute alto, sem direção.
Namente: Desconfiado
Rombaro: Ir logo
Basora: Vassoura
Perai: Espera
Arripuela: Admiração
Cumer: Se alimenta
Chaboco: Tirar pedaço de algo
Xixica: Cogita
Milangreta: Passa mal de fome
Loção: Perfumem
Quenga: Prostituta
Pest Grilo: Decepção
Ganbé: Policial
Pentiado: Barruar alguém
Guri: Criança pequena
Apregado: Calçado
Camarinha: Quarto
Abaica: Ir depreca
Coxinha: Gata de fala mal e da vida do próximo
Piru: Dar palpite no jogo

Nenhum comentário: