segunda-feira, 26 de maio de 2008

Produção textual com palavras de origem afro-brasileira.

A FESTA
Certa vez Carlos pensou em se divertir um pouco. Então convidou seus melhores amigos para um treino de capoeira. Os meninos usavam abadá e as meninas ficavam sambando. Juntou bastante gente, uns tomavam cachaça e outros fumavam cachinbo. Quando queriam beber, iam a moringa para saciar a sede, pois, a comida era vatapá.
Quando a diversão terminou a maioria foi para a praia e antes do banho, se divertiram outra vez, cantando e tocando com agogô ganzá.
Ao terminar a brincadeira, as crianças vestiram suas sungas e foram dar um mergulho. No final do dia, cansados da correria, voltaram para casa.
Aluno: Gércia Aline Vasconcelos
Turma - 8° ano B
Tema: Cultura e indentidade afro-brasileira e indígena.
Essa atividade aconteceu a partir do trecho sobre a memória da lingua contida na apostila de sugestões de atividades que apresenta várias palavras da cultura afro-descendente. As palavras foram estudadas para um melhor conhecimento das mesmas e assim poder usá-las adequadamente na produção de texto. Foi sugerido que usassem os vocábulos em trabalhos diversos usando a criatividade, como: histórias em quadrinho, desenhos, paródias, poesias, narrativas e outros.
A tarefa rendeu bons resultados, pois, através dela os alunos passaram a valorizar mais a nossa cultura que é tão vasta e que precisamos conhecê-la melhor.
A atividade foi desenvolvida pela professora Maria Eleni Vasconcelos com os alunos do 8° ano B.
Centro de Educação Paulo Freire
Ensinar Aprendendo
Aningas

Nenhum comentário: