domingo, 7 de agosto de 2011

Grupos de Batuque recebem visita de Marco

 Grupo de Tucuns

 Prof Lidonildo em orientação ao grupo de Tucuns

 Integração entre os dois grupos.

Apresentação da idéia aos visitantes de Marco

No último dia 03/08/2011 estiveram em Cruz, na sede do Lions Clube de Cruz,  a equipe de Coordenação da Secretaria da Educação de Marco para conhecer a experiência com grupos de Batuque aqui realizada. Eles vieram acompanhados por 6 adolescentes que futuramente poderão estar integrando um novo grupo em Marco. O objetivo da visita foi de conhecer o Batucan (Batuque de Canema) e o Batucuns (Batuque de Tucuns). 
Segundo a coordenadora de Marco a experiência é maravilhosa e faz questão de negociar com o Professor de Música Lidonildo, a criação de um grupo em sua cidade. 
Todos os presentes puderam apreciar a fase inicial do novo grupo de Batuque da comunidade de Tucuns e a experiencia de já 3 anos do Batucan.

quinta-feira, 4 de agosto de 2011

Projeto Eu Sou Cidadão – Amigos da Leitura!



A volta às aulas teve clima de festa com as crianças e adolescentes do “Projeto Eu Sou Cidadão – Amigos da Leitura”.
O grupo visitou duas escolas da sede do Município levando para o primeiro dia de volta às aulas das crianças, uma mensagem de alegria enfatizando a importância dos direitos e deveres das crianças e adolescentes comemorando 21 anos de ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente).
A mensagem foi mostrada através de uma coreografia com palhaços, malabaristas e bailarinas. No final cada “Amigo da Leitura” deixou sua mensagem de incentivo a leitura.

Por: Educadoras Sociais de Cruz (Equipe Brinquedoteca)

quarta-feira, 3 de agosto de 2011

Revisão e atualização do mapeamento - Selo UNICEF - Pitombeiras

A casa da mãe Joana”

A palavra ou expressão popular, tem um significado muito especial que é quando uma pessoa vai a um local onde tudo e todos podem entram e se sentir à vontade para fazer o que quiser.
Há muitos tempos atrás, não sabendo a data correta essa expressão foi criada, dizem que sua origem se deu quando Joana era rainha muito Bondosa que deixava todo mundo entrar em seu castelo e se acomodar. Então, muitas pessoas gostam de usar a frase, como como agora vamos lhe mostrar um exemplo: Você está em sua casa e chega alguém e faz bagunça, para não expulsá-lo com grosseria você usa o dito popular.
Na nossa opinião, os jovens de hoje em dia não praticam muito a expressão, gostam mais de falar gírias e outros meios para se comunicar. Como essa frase é muito antiga acreditamos que seja mais usada pelos mais velhos. A frase também é muito usada por indígenas como forma de distinção de raça e cultura.
A escola é uma enorme fonte de apoio como as crianças e adolescentes onde tem muitos projetos: Como o folclore que ajuda a pessoa com a religião e a cultura que quer seguir.


Maria Samara de Sousa, 13 anos, 8º ano B.
Porteiras, Cruz/Ce.



A casa da mãe Joana”

A expressão “A casa da mãe Joana” é bastante conhecida pelas pessoas. Na região, ao ser utilizada tem como significado “uma grande bagunça”, onde o anfitrião do ambiente sente-se incomodado e opta em utilizá-la com a intenção de resolver a situação.
Hoje em dia os adolescentes a conhecem, mas não a utilizam, porque com a evolução dos tempos surgiram novas palavras e expressões que são utilizadas pelos jovens e os mais velhos não conhecem. Por conta disso acontece uma certa falta de comunicação entre pais e filhos.
Acredita-se que no tempo da escravidão essa e várias outras expressões eram bastante utilizadas pelo fato dos escravos e índios não serem alfabetizados e por isso eles se comunicavam assim.
Mediante aos dados coletados podemos concluir que essa expressão não gera nenhum tipo de preconceito, nem para as crianças nem para os adolescentes porque as escolas ensinam e trabalham projetos como o folclore, com o objetivo de levar as crianças a conhecerem e respeitarem a cultura de nosso país.

Maria Sherliane Marques, 12 anos, 8º ano B.
Pitombeiras, Cruz/Ce.



A casa da mãe Joana”

A expressão, que é bastante utilizada no município, “casa da mãe Joana” significa uma casa ou ambiente qualquer que muita gente freqüenta até mesmo sem permissão do dono.
Essa expressão é muito conhecida e usada no município em várias situações, por exemplo: um garoto entra na casa de outra pessoa (dona de casa) e começa a bagunçar e ela diz: “Menino aqui não é a casa da mãe Joana”.
Poucos adolescentes e crianças usam essa expressão porque hoje o mundo está mais moderno e utilizam novas expressões como gírias, mais existem aqueles que ainda utilizam por conta do convívio com os mais velhos.
Pode-se dizer que esse dito popular tem vínculo com afro-brasileiros ou indígenas. Por conta que, antigamente, eles não tinham entre soas tribos suas expressões do seu conhecimento.
Através dos conhecimentos adquiridos pelo entrevistado pode-se concluir que essa expressão é bastante utilizada na comunidade e as escolas sempre trabalham esse tipo de cultura através de projetos como forma de incentivar às crianças a valorizarem suas tradições.
Claudiele Thaís Sousa, 13 anos, 8º ano B.
Imbé, Acaraú/Ce.




Tire o cavalinho da chuva”

Essa expressão que é bastante utilizada no município e também vem de muitos tempos atrás, sendo usada em diferentes situações. Uma delas é essa: Uma pessoa quer muito fazer algo e a outra não permite.
Relataram que essa expressão veio de anos atrás, que pessoas falavam esse verso, que dificultava o entendimento das outras e que foi passando de geração em geração.
Muitas pessoas usam essa expressão para educar uns aos outros, pois tem palavras diferentes que dificultam o entendimento, as crianças e os adolescentes não entendem.
Muitas expressões têm mapeamento com o universo da criança e do adolescente. Muitos povos acham que tem a ver com a tradição afro-brasileira e indígena, mas algumas não, por não serem descendentes desses povos.
Algumas pessoas têm preconceito com essa expressão, mas outras não. A escola e a comunidade, para que nenhuma criança ou adolescente se ofenda, explicam para eles que os pais estão falando palavras diferentes só para educá-los. O órgão público apóia como a escola e a comunidade em geral.

Amanda Raiane Vaz Silveira, 13 anos, 8º ano B.
Imbé, Acaraú/Ce.











Pensando na morte da bezerra”

A expressão “Pensando na morte da bezerra” tem como significado está pensando em algo que não deveria está pensando. Está no mundo da lua.
Não se sabe ao certo qual dia que teve origem, mas com certeza, há muito tempo atrás.
Hoje em dia com a renovação de tudo a expressão foi deixada mais de lado pelos jovens com apracimento de gírias os jovens conhecem mais não utilizam, conhecem por ouvir os mais velhos falarem.
Já que a expressão se deu origem há muito tempo atrás, com certeza os afro-brasileiros ou indígenas utilizavam no seu cotidiano.
Enfim, entende-se que a expressão hoje foi tipo esquecida pelos jovens, só é utilizada pelos mais velhos e os jovens só utilizam gírias.


Telma Kell Araújo, 15 anos, 8º ano B.
Imbé, Acaraú/Ce.


































FICHA 06 – FIGURAS POPULARES

FIGURA POPULAR: MARIA MARLUCE VASCONCELOS

Nascida em 11 de agosto de 1949 na localidade de Porteiras, filha de Manuel Magalhães de Menezes e Raimunda Evangelista de Menezes, uma família muito humildo que ensinou a partilhar seus dons e o que tem, a então professora Maria Marluce Vasconcelos começava a educar e fraternizar às crianças e os adolescentes da comunidade, pois aos 13 anos já era catequista e aos 21 anos começou o que realmente queria, ser professora, e ensinar como ser fraterno e viver em sociedade. Passou por muitas dificuldades, pois “quem trabalha em comunidade está sujeito à diversas situações inesperadas”. Ainda hoje ajuda na catequese e mantém seu desempenho perante a comunidade fazendo novenas e celebrações. “Me sinto útil pois sei que estou fazendo o bem.”


Angélica Martinele Farias Melo, 12 anos, 9º ano.
Porteiras, Porteiras/Ce.


FIGURA POPULAR: JOSÉ GERÔNIMO DA SILVA ( Conhecido como “Seu Pitá”)

Nasceu no dia 20 de junho de 1935 num terreno baldio chamado Aguiar. Descendente de índios e de escravos, bisneto de uma escrava fugitiva que foi pega a dente de cachorro. Sempre se orgulhou da sua origem. Com 50 anos dedicou-se a vida de rezador, pois as pessoas daquela época tinham muita confiança nas rezas.
Durante toda sua infância e adolescência dedicou-se a agricultura, pois sua família era muito humilde. Ele e seus irmãos saíam cedinho para pescar e caçar. Tornou-se uma pessoa popular no lugar por sus disposição de ajudar.
Começou a freqüentar casas e os outros indo a sua casa elas com a intenção de ser curadas e ele de ajudar elas se recuperarem. Depois de muito tempo começou a morar na comunidade de Imbé com sua família e ainda reza nas pessoas. Tentando curá-las com a fé que tem em sua reza.


Andresa Patrícia Vaz Souza, 14 anos, 9º ano.
Imbé, Acaraú/Ce.


FIGURA POPULAR: MACÁRIO JOSÉ DE FARIAS

Macário José de Farias, nasceu em 1º de abril de 1879, filho de João Evangelista de Farias e Geralda Maria da Conceição. Quando Jovem começou a estudar em Acaraú, onde conheceu Rufina Magalhães de Oliveira com quem se casou. Ele sempre foi um homem que desde cedo mostrou sua inteligência, sendo portanto, professor de várias localidades. Iniciou sua missão dando aulas aos pescadores e a outros alunos na localidade de “Pai José”. No ano de 1928, passou a ensinar, também em Barrinha de Cima, Aranaú, Patos, Coroa Grande, Porteiras e Pitombeiras. Macário era admirado e respeitado por todos, sendo mais conhecido por “Mestre Macário”. Sua maior contribuição a todos, foi a preservação da cultura local e a conscientização de que a educação é a melhor escolha para um futuro melhor. Segundo Dona Marluce, Macário tinha uma frase fundamental para tudo o que lhe mais almejava, ema educação de qualidade: “Criança não foi feita para trabalhar, educação primeiro e um bom futuro está garantido.”

Alesson Arantes Silveira, 13 anos, 9º ano.
Pitombeiras, Cruz/Ce.
FIGURA POPULAR: MARIA DE FÁTIMA SOUSA FARIAS


Maria de Fátima Sousa Farias, filha de seu Albino de Freitas e Dona Maria Socorro Araújo Freitas, nasceu em Mexeira Doce (Acaraú) no dia 4 de julho de 1959. Veio ao mundo com a missão de ser dirigente religiosa. Com sua escolaridade baixa veio morar em Porteiras tendo somente a 3ª série (incompleta). Com isso e a influência de seus avós que a levava para as missas e ensinaram-na a ajudar as famílias em ações espirituais e materiais.
Atualmente ela celebra a palavra de Deus, visita os doentes, família, idosos, e trabalha na parte da eucaristia. Ela sempre diz que deveriam valorizar mais a vida religiosa, as crianças e os adolescentes sempre aconselha, através das pregações tanto na localidade como fora, as famílias e coordenando a catequese para a eucaristia e a crisma. Suas características é se respeitar acima de tudo, respeitar o próximo, não dar atenção a fofocas, saber perdoar, dar atenção a crianças e idosos. Adultos e resumindo cumprimentar as pessoas, principalmente as que necessitam de carinho e atenção.
Com relação a educação ela sempre diz que deve haver um esforço da escola estando em contato com a igreja para que as crianças conheçam ela como uma pessoa respeitada e para isso é dado normalmente o apoio da Secretaria da Educação.

João Élison Vasconcelos Sousa, 13 anos, 9º ano.
Caititu, Acaraú/Ce.

terça-feira, 26 de julho de 2011

Reunião do GT da Cultura e do Meio Ambiente - Selo Unicef Edição 2009/2012

 Grupo de Trabalho – GT

   Mobilizador da temática Cultura e Identidade na apresentação do Tema


GT em Estudo para a Construção do Plano de Trabalho

   Mobilizadora na apresentação da Temática Educação para a Convivência


RELATÓRIO DA REUNIÃO COM O GT – GRUPO DE TRABALHO DAS TEMÁTICAS CULTURA E IDENTIDADE E EDUCAÇÃO PARA A CONVIVÊNCIA COM O SEMIÁRIDO
SELO UNICEF - EDIÇÃO 2009 / 2012

15 de Julho de 2011.

            Na manhã desta sexta-feira, dia 15 de Julho, no Auditório da Secretaria Municipal de Educação, os Mobilizadores das Temáticas do Selo Unicef, Evaldo Vasconcelos e Maria José estiveram reunidos com o Grupo de Trabalho das Temáticas Educação Para a Convivência com o Semiárido e Cultura e Identidade para a construção do Plano de Trabalho que norteará as Ações e Atividades de Mobilização das temáticas do Selo Unicef nesta Edição junto as Escolas Públicas Municipais.
            A reunião teve início as 8h da manhã com o credenciamento dos participantes e após a exibição de um vídeo como acolhida para os presentes. Em seguida os mobilizadores do Selo Unicef apresentaram os Temas a serem desenvolvidos junto as escolas. A Temática Educação para a Convivência com o Semiárido será trabalhado com as Escolas: EEF Filomena Martins dos Santos, do Bairro do Canema representando as escolas da zona urbana e as escolas Pedro Marques da Cunha da localidade de Solidão e João Evangelista da Cruz da localidade de Paraguai representando as escolas da zona rural do Município.
            Foi apresentado pelos mobilizadores os representantes dos Grupos de Trabalho das Temáticas que juntamente com os Mobilizadores acompanharão as atividades e darão suporte as escolas envolvidas com o Selo Unicef. Este será portanto, o papel dos Grupos de Trabalho – GT do Selo, destacou os mobilizadores.
            As escolas que desenvolverão as atividades com a Temáticas Cultura e Identidade, o Centro de Educação Básica Maria Pereira Brandão, representando as Escolas da zona urbana e como representantes das escolas da zona rural, a Escola Macário José de Farias da localidade de Pitombeiras e a Escola João Evangelista Vasconcelos da localidade de Cajueirinho I. As demais Escolas Municipais desenvolverão atividades relacionadas as temáticas embora não pontuarão na avaliação do Selo porque nesta Edição será necessário mobilizar no minimo 10% da matricula geral do ensino fundamental do Município e não pela quantidade de escolas mobilizadas.
            Na apresentação da Temática Educação para a Convivência a mobilizadora informou que em reunião anterior com as escolas a serem mobilizadas foram determinados sub tópicos dentro da Temática principal para que as escolas desenvolvam atividades e que a escolha dos subtemas foi de acordo com a realidade da comunidade onde a escola está inserida. Assim sendo a Escola da Zona Urbana optou por trabalhar dentro da temática o subtema Água e Queimadas, a Escola da Localidade de Solidão trabalhar os subtemas Vegetação, Coleta de Lixo e COM – VIDA e a escola da localidade de Paraguai os subtemas Horta Escolar e Coleta de Lixo. Assim a mobilizadora na sua apresentação informou sobre possíveis atividades que possam ser desenvolvidas com os subtemas na Primeira Etapa das atividades que corresponde a Pesquisa de Campo.
            Após os mobilizadores informaram que é preciso que as escolas também formem os Grupos de Estudo – GE, Grupos este que poderá ser representado pelas Comissões de Meio Ambiente e Qualidade de Vida nas Escolas, A COM – VIDA.
O Mobilizador da Temática Cultura e Identidade também fez uma explanação sobre sua temática informando sobre os procedimentos que as escolas deverão desenvolver com as atividades voltadas a temática.
            Dando continuidade a pauta foi apresentado sugestões para o Plano de Trabalho com as atividades para a mobilização das temáticas junto as escola envolvidas para apreciação do Grupo de Trabalho. Algumas alterações foram feitas com suas devidas complementações e segue em anexo neste relato.
            Por fim os mobilizadores agradeceram a participação do GT na reunião e ficou agendado as próximas reuniões com o Grupo, que segue no Cronograma de Atividades do Plano de Trabalho, vide anexo.
Damos por fim este relato.
 

Maria José de Farias                                                       José Evaldo Vasconcelos
Mobilizadora da Temática                                                  Mobilizador da Temática
Educação para a Convivência com o Semi-árido.                 Cultura e Identidade


ANEXOS
1.    Pauta da Reunião;
2.    Ficha de Freqüência;
3.    Plano de Trabalho;
4.    Relação dos Participantes do GT – Grupo de Trabalho das Temáticas;
5.    Texto sobre a Função do GT para a mobilização do Selo Unicef;
6.    Relatório de Meio Período do Selo Unicef – Indicadores de Impacto Social do Município;
7.    Relatório de Meio Período do Selo Unicef – Indicadores de Gestão de Políticas Públicas
8.    Fotos do Evento

Brinquedoteca realiza despedida das férias


Não se pode falar de férias sem falar de diversão, alegria, lazer! E é com essa ideia que a Brinquedoteca Municipal realiza nessa quarta (27.07) a partir das 16:30, uma tarde de brincadeiras ao ar livre na Praça da Brinquedoteca.
Certamente, as brincadeiras a serem realizadas farão a alegria dos participantes. O sorriso estampado no semblante de cada criança se mistura a uma nuvem colorida de descontração e alegria, ingredientes necessários a felicidade.
Criança feliz cresce brincando! Aguarde as emoções e venha conferir de perto essa programação recheada de aventuras e não é lugar só de criança, pois uma criança existe em cada um de nós, é só saber explorar. Nos encontramos nessa tarde de magia e diversão!
Por: Educadoras Sociais de Cruz

quinta-feira, 21 de julho de 2011

Clubinho do esporte da Brinquedoteca


O esporte é essencial para uma melhor qualidade de vida assim como o conhecimento faz diferença
no mundo em que vivemos, o movimento está em nossas vidas como uma necessidade vital do ser humano para as crianças e adolescentes o esporte proporciona momentos riscos em sua aprendizagem. Ao praticar um esporte expressamos sentimentos, crenças, valores enfim nosso modo de sentir e perceber o mundo. O esporte é essencial para uma melhor qualidade de vida assim como o conhecimento faz diferença no mundo em que vivemos, o movimento está em nossas vidas como uma necessidade vital do ser humano para as crianças e adolescentes o esporte proporciona momentos riscos em sua aprendizagem. Ao praticar um esporte expressamos sentimentos, crenças, amizades valores enfim nosso modo de sentir e perceber o mundo.
E a Brinquedoteca inicia um trabalho com seu clubinho do esporte. Duas vezes por semana crianças e adolescentes se reunem em uma quadra esportiva próximo a Brinquedoteca; lá realizam alongamentos, aquecimentos e a parte prática do jogo.

sexta-feira, 15 de julho de 2011

Encerramento Semestre do Pró - jovem Adolescente






A quadragésima Primeira Sessão do Cine Mais Cultura do dia 13 de Julho de 20011, foi marcada pelo encerramento semestral do Cine com a parceria do Projovem Adolescente. Público este, que manteve sua participação ativa, durante todas as sessões do Cinema.
Como atividades da noite, tivemos a apresentação dos depoimentos dos alunos sobre a contribuição das sessões como suporte de estudo dos temas abordados e trabalhados no projeto.
O evento contou ainda, com a participação especial da comitiva do CRAS,(Assistente Social e Técnica de Referência do Pro-jovem – Dayse Vasconcelos, Coordenadora do CRAS- Andréa Carla Brandão, Assistente Social – Érika e a Pedagoga – Aparecida Mota),que vieram prestigiar o momento, juntamente com as Orientadores do Pro-jovem, trazendo palavras de agradecimento como reconhecimento dos trabalhos prestados pelo grupo.
Para finalizar as sessões desse semestre, exibimos o filme: As Viagens de Gulliver's.
Sinopse:
Lemuel Gulliver (Jack Black) trabalha há 10 anos como entregador de correspondência de um jornal de Nova York. Ele sonha em ser algo maior, mas não tem coragem para se arriscar junto aos editores de seu local de trabalho. O mesmo vale para Darcy Silverman (Amanda Peet), editora do jornal por quem é apaixonado há anos. Um dia, pressionado para que enfim se declare, ele se enrola e acaba recebendo uma oferta para que escreva um texto sobre suas viagens, que será analisado por Darcy. Como consequência, ela o envia para realizar uma matéria no Triângulo das Bermudas, onde ficará por três semanas. Só que, ao chegar lá, seu barco é tragado por uma forte tempestade, que o leva à cidade de Lilliput, onde as pessoas são bem pequenas. Inicialmente Gulliver é considerado uma ameaça, mas aos poucos conquista a simpatia dos moradores locais e modifica por completo sua rotina.
Participaram da sessão os adolescentes do Pró-jovem de Tucuns, Brasília, Aningas e Canema, além das crianças da população geral, totalizando 52 participantes.
Na coordenação da noite, estiveram a frente: Evaldo Vasconcelos Coordenador de Cultura, Cineclubista – Lúcia Maria do Nascimento e a Coordenadora da Biblioteca Juberlandia Farias.

DEPOIMENTO ALUNA

Pra falar a verdade,
Eu adorei e não esqueci,
Dos filmes e de tudo que eu vi.

Quando começamos a ver os filmes
E a comentar,
Eu gostei de todos os filmes,
E comecei a me interessar.

Teve vários filmes que,
Tinha a ver comigo,
Filmes sobre a família,
Cenas sobre amigos.

Filmes que retratavam,
Sobre a realidade brasileira,
Cenas de violência,
De tristeza e pobreza.

Mas, não devemos pensar,
Apenas em tristezas,
Lembro das cenas alegres
De desenho animado e brincadeiras.

Deveria ficar pra sempre,
Na memória de todo mundo,
Filmes educativos e que,
Mostram muito sobre tudo.

Espero daqui pra frente,
Tudo fique melhor ainda,
Todos os filmes fiquem interessantes,
E que, nos lembrem da vida.

Queria ficar bem velhinho,
E ainda lembrar,
Desses filmes maravilhosos,
Que vocês costumam passar.

Agradeço a todos da Biblioteca,
E também queria dizer,
Que cada filme que assisti,
Prometo nunca esquecer.

Depoimento de Érika Sabrina – Aluna do Projovem Adolescente do Bairro de Brasília.


Original em: http://cinemaisculturacruzce.blogspot.com/2011_07_01_archive.html

terça-feira, 12 de julho de 2011

GT da Cultura no Selo UNICEF 2009/2012

 No dia 17/06 estiveram reunidas as três escolas que estarão trabalhando o Selo UNICEF representando o percentual de mais de 10% dos alunos matriculados no Ensino Fundamental de Cruz, para tratarmos da formação do Grupo de Trabalho da Cultura bem como do GT do Meio Ambiente que cuidará da Construção do Plano de Ação das atividades a serem desenvolvidas nas escolas e comunidade referentes a temática TEMA – CULTURA E IDENTIDADE: COMUNICAÇÃO PARA A IGUALDADE ÉTNICO-RACIAL.
O Grupo de Trabalho da Cultura, está assim definido, de acordo com as orientações do Guia de orientações do Municípios do Semi-árido:


GRUPO DE TRABALHO – SELO UNICEF – EDIÇÃO 2009/2012
TEMA – CULTURA E IDENTIDADE: COMUNICAÇÃO PARA A IGUALDADE ÉTNICO-RACIAL

  1. Alesson Arantes Silveira – 9º ano – 14 anos - Adolescente da EEF Macário José de Farias
  2. Daniele Edna Menezes – 9º ano – 13 anos - Adolescente da EEF Macário José de Farias
  3. Lucas Costa Santos - 14 anos – 9º ano - Adolescente do CEB Maria Pereira Brandão
  4. Tâmires Rocha Sousa – 13 anos – 9º ano - Adolescente do CEB Maria Pereira Brandão
  5. Maria Auricélia da Silveira - 9º ano – 14 anos - Adolescente da EEF João Evangelista Vasconcelos
  6. Carleison Jeferson Vasconcelos de Sousa - 6º ano – 12 anos - Adolescente da EEF João Evangelista Vasconcelos
  7. Francisco Josimar Menezes - Representante do Núcleo Gestor da EEF Macário José de Farias
  8. Maria Maíza de Freitas - Representante do Núcleo Gestor da EEF João Evangelista Vasconcelos
  9. Jeane Glei Lopes Rocha Vasconcelos - Representante do Núcleo Gestor do CEB Maria Pereira Brandão
  10. Mário Jorge de Freitas Souza – Representante do Grupo de Capoeira Filhos de Cruz
  11. Michely Flávia da Costa – Representante da Banda de Música Pe. Valdery
  12. Guido Fontagnele - Representante da Igreja
  13. Francisca Renata Pinto Freitas - Representante da Quadrilha Emoção Junina de Cruz (Presidente do grupo)
  14. Valdirene Cruz do Nascimento - Representante da Secretaria da Educação
  15. José Renato de Freitas – Representante da Secretaria da Cultura
  16. Andrea Carla Brandão Vasconcelos – Representante da Secretaria de Ação Social
  17. Maria Mariinha Nascimento – Representante do Grupo Produtivo CRAS
  18. Francisco Baltar Silva – Representante da Escola de Música Baltar Silva / Professor de Música da Escola Pública EEF Filomeno Freitas Vasconcelos
  19. Lúcia Maria do Nascimento – Representante da Brinquedoteca Pública Municipal
  20. José Evaldo de Vasconcelos - Coordenador do GT - Representante do COMDCA de Cruz
Neste dia 15/07 estaremos nos reunindo para elaborar ou iniciar o Plano de Ação da Cultura e do Meio Ambiente para os trabalhos do Selo UNICEF no segundo semestre letivo escolar.

segunda-feira, 11 de julho de 2011

Nossa ação: Quadrilha Junina de Cruz é destaque no Blog do UNICEF

Confira nota na íntegra:

Quadrilha Junina Combate o Racismo em Cruz

A quadrilha municipal Emoção Junina de Cruz tem como tema no ano de 2011 “O preconceito é o analfabetismo da alma”. A festa junina, que segue também durante o mês de julho, faz parte dos trabalhos do município de Cruz junto a campanha do Selo UNICEF Edição 2009/2012.
A quadrilha realizou apresentações por quase todo o município levando sua mensagem de combate ao racismo, alegria, beleza e animação nas seguintes comunidades:
11/06 – Comunidade de  Pisunha
17/06 – Bairro de Tucuns
18/06 – Comunidade de Paraguai
19/06 – Distrito de Aranaú
23/06 – Comunidade de Frei Jorge
24/06 – Comunidade de Lagoa Salgada
25/06 -  Festival de Quadrilhas de Morrinhos
01/07 – Distrito de Caiçara
10/07 – Festival de Quadrilhas de Acaraú
23/07 – Festival de Quadrilhas de Camocim
30/07 – Sede da Cidade Cruz
QUADRILHA EMOÇÃO JUNINA DE CRUZ
Tema: O preconceito é o analfabetismo da alma.
Letra: Janio Silva
OIOIOIOIOI, OIOIOIOI, OIOIOIOIOI OIOIOIOIOOO,
Eu vou sair nesse dia,
Porque é noite de São João,
soltar balão acha Maria,
Dançar forró, cantar baião,
A fogueira já ta acesa,
E a lua já se acordou,
A macacheira já ta na mesa,
e o milho já assou,
vamos branquinho,
vamos neguinho,
não importa a cor,
tem alvinho e a amarelinha,
sem frescura, nesse dia de magia,
preconceito me irrita eu vou dançar forró!
Sem frescura nesse dia de magia,
preconceito me irrita eu vou dançar forró!
Relato enviado por Evaldo Vasconcelos

ou no link:
http://www.infanciasemracismo.org.br/2011/07/11/nossa-acao-quadrilha-junina-combate-o-racismo-em-cruz/

quinta-feira, 7 de julho de 2011

Esporte em Minha Cidade visita Cruz

O projeto Esporte na Minha Cidade desembarcou em Cruz, região norte do Estado, neste final de semana dias 01,02 e 03/07. A população teve a oportunidade de participar de atividades culturais e recreativas além de cursos de capacitação, oferecidos pela Secretaria do Esporte do Estado (Sesporte).

A programação teve início na sexta-feira (1), com apresentações culturais na praça Afonso Fontes. As atividades iniciaram no sábado, a partir das 8h da manhã, para o público infantil. Além de aulas recreativas de ginástica, dança, alongamento e artes marciais, os brinquedos cama elástica, pula-pula e escalada que fizeram a alegria da garotada. 

Durante todo o evento, profissionais estiveram disponíveis para fazer avaliações físicas para os adultos, com aplicação de questionário individual sobre as condições físicas da população e coleta das medidas corporais (peso, altura, circunferência, PA e glicemia). 

No sábado, às 9h, o campeão mundial de vôlei Nalbert, fez uma palestra no Centro Cultural Cruzense sobre sua trajetória no esporte e os melhores momentos de sua carreira. O atleta acumula títulos de campeão Mundial em 2002, e campeão olímpico nos Jogos de Atenas em 2004. O encerramento do projeto será no domingo (03), pela manhã.

Para o Projeto Esporte em Minha Cidade, assim como na Caravana do Esporte e da Música foram mobilizadas crianças e adolescentes da maior parte do Município de Cruz por meio das escolas públicas, para que o maior número de pessoas fosse inclúídas nas ações do Governo. Foram mobilizados transportes públicos durante os dois dias de evento garantindo assim que o direito de participação da população nas ações governamentais fosse mantido.

quarta-feira, 6 de julho de 2011

Revisão e atualização do mapeamento - Selo UNICEF - Escola de Córrego da Poeira


Produção textual a partir dos dados coletados na entrevista
(E.E.F. Raimundo Luíz da Silva)
Autor: Francielma Thalia da Silveira Idade: 11 anos
Localidade: São José da Rocha Data: 05/05/2011

Fogueiras de junho

A fogueira é um costume muito antigo, mas na nossa comunidade as pessoas continuam fazendo nos terreiros das casas para homenagear as três santos de junho: Santo Antônio, São João e São Pedro. Na tarde do dia da fogueira, as pessoas buscam lenha no mato, desde meninos, mulheres e homens, para deixar a fogueira bem grande e bonita. As vezes os vizinhos também ajudam e quando é de noite, todo mundo vai pra fogueira pra brincar, contar histórias, passar fogo para chamar padrinho e madrinha, comer peixe assado e tem gente que faz pulitricas pra saber com quem vai casar. Hoje em dia , não tão animado como era no tempo dos nossos avós, mas mesmo assim, agente ainda brinca muito na noite de fogueira. Não podemos deixar de fazer as fogueiras, se não a tradição vai acabar.


Revisão e atualização do mapeamento das expressões culturais de Cruz
Selo UNICEF 2009/2012

Ficha 01 – Manifestações culturais e eventos
Pesquisador(a): Maria Verônica do Nascimento
Nome da manifestação cultural ou evento: Novenas do mês de maio



* Descreva a origem e a história dessa manifestação e/ou evento:
R: As novenas começaram desde muito tempo atrás e as pessoas fazem para comemorar o mês de Maria. Começou com os dirigentes: Francisco Serafim, Benedito Malaquias e Pedro Antônio.

* Descreva detalhadamente essa manifestação e/ou evento:
R: As novenas sempre começam com um cântico, depois com um mistério do terço, e leitura do tema do dia e do evangelho e sempre termina com cânticos e orações.

* Quem realiza essa manifestação e/ou evento?
R: As novenas são realizadas pelas famílias da comunidade em suas casas.

* As pessoas da comunidade. Essas pessoas são os próprios personagens e cada um recebe um nome diferenciado. Número aproximado de pessoas que realizam a manifestação e/ou evento:
R: x-x-x-x-x-x

* Faixa etária:
0-7 - mulher - homem
7-11 10 mulher 15 homem
12-17 5 mulher 5 homem
18-24 5 mulher 5 homem
25-40 5 mulher 5 homem
41-60 - mulher - homem

* Participante/etnias:
Indígenas. Número de participantes -
Pardos. Número de participantes 55
Negros. Número de participantes -
Brancos. Número de participantes -


* Para quem essa manifestação e/ou evento se realiza?
R: Para as pessoas da comunidade e também, algumas vezes, para algumas pessoas de outras comunidades.

* Onde acontece?
R: Nas casas das famílias da própria comunidade.

* Caso a manifestação e/ou evento percorra espaço pelo município, descreva o trajeto.
R: x-x-x-x-x-x-

* Quando acontece? Desde quando?
R: Desde 1948, e de lá pra cá, acontece todos os anos.

* Qual a relação do objeto mapeado com o universo da criança e do adolescente?
R: É muito bom para as crianças aprenderem e não deixar acabar a tradição.

* Identificação do entrevistado(a):
Nome: Nadir de Conceição da Sousa
Nome conhecido: Nadir
Ocupação: Aposentada
Desde quando mora na localidade: 1948
Gênero: ( ) Homem (x) Mulher
Idade: 72 anos
Onde nasceu: Lagoa dos caboclos
Etnia: ( ) Indígena ( ) Negro (x) Pardo ( ) Branco
Função que desempenha na manifestação e/ou evento: Faz novenas


* Para o entrevistado(a), qual a importância dessa manifestação e/ou evento?
R: É muito importante fazer as novenas para poder comemorar o mês de maio.

* Como esta expressão cultural está vinculada à tradição afro-brasileira ou indígena?
R: Desde quando começou, acredito que veio dos Índios ou dos Negros.

* Existe algum tipo de preconceito para esta manifestação seja realizada? O que é feito pela escola ou comunidade para que isso não ocorra? Qual o apoio dado pelos órgãos públicos?
R: Algumas religiões dizem que fazer novenas é adorar santos, mas mesmo assim as pessoas sabem que as novenas são apenas um meio de comemoração do mês de maio.

Nome do pesquisador: Maria Verônica do Nascimento
Data: 06/05/2011
Idade: 10 anos
Nome do pesquisador anterior: Márcia Tânia Rodrigues


Produção textual a partir dos dados coletados na entrevista


Autor: Maria Verônica do Nascimento Idade: 10 anos
Localidade: Lagoa dos Caboclos Data: 06/05/2011
Escola: E.E.F. Raimundo Luís da Silveira


As novenas do mês de maio começaram há muito tempo atrás, por iniciativa dos senhores: Francisco Serafim, Benedito Malaquias e Pedro Antônio. Todo ano, logo no final do mês de abril, as pessoas da comunidade começam a se preparar para fazer as novenas, já começam a escolher os cânticos, as casas onde vão ter as novenas, quem vai ajudar, etc. Logo no primeiro dia, as pessoas se animam para participar, cantão, rezam, comentam e depois da novena, ficam conversando, e as crianças ficam brincando no terreiro.
Hoje em dia, não estão mais animadas como antes, porque as pessoas participam pouco. Mas mesmo assim, ainda continuam as novenas, para não perder a tradição.