quarta-feira, 7 de setembro de 2011

Sete de Setembro em Cruz - Imagens do Dia

 Porta Bandeiras
 Bailarinas Escola Fundamental São Francisco - Abertura
 Agentes do Pró Cidadania
 Banda de Música Pe. Valdery
 Ala da Brinquedoteca
 Ala da Escola Fundamental São Francisco
 Ala do CEB Maria Pereira Brandão

Ala da EEF Filomena Martins dos Santos
 Ala da EEF Filomeno Freitas Vasconcelos

Cavalaria da Independência
 Mesa de Autoridades na Quadra da Escola Estadual
 Apresentações Culturais - CEB Maria Pereira Brandão
 Escola de Canema

 Escola Constancia de Sousa Muniz
 Escola Estadual
Prefeito Municipal.
Participaram do evento alunos de todas as escolas públicas municipais da Sede do Município envolvendo aproximadamente 5000 alunos,que desfilaram a apresentaram temáticas voltadas ao combate as drogas.
Tema do ano: Por um Brasil Livre das drogas!

terça-feira, 6 de setembro de 2011

Grupos de Estudo da Temática - EDUCAÇÃO PARA A CONVIVÊNCIA COM O SEMIÁRIDO


RELAÇÃO NOMINAL DO GRUPO DE ESTUDO DO SELO UNICEF
TEMÁTICA: EDUCAÇÃO PARA A CONVIVÊNCIA COM O SEMIÁRIDO
REPRESENTADO PELA COMISSÃO DE MEIO AMBIENTE E QUALIDADE DE VIDA COMVIDA
Alunos:
Adriele Rodrigues Nascimento, Iago Gepson de Sousa, Samila de Paulo Anário,Paulo Henrique da Costa, Antônio Alan Araújo, Dênis Matias de Vasconcelos, Dhonis Matias de Vasconcelos e
José Valdemir Nascimento.
Representante de Pais:
Maria do Livramento Pereira
Professores:
Maria Aurilene de Sousa
Conselho Escolar:
Maria Marluce Silveira
Comunidade (Agente de Saúde):
Andreia Iolene de Vasconcelos
Auxiliares:
Cícero Ferreira Correia Lima
Núcleo Gestor:
Maria Naísa de Freitas (Coordenadora Pedagógica)
Maria Aurilene Vasconcelos Silveira (Diretora Geral)
Coordenadora de Meio Ambiente na escola
Cláudia do Nascimento Lima

 
RELAÇÃO NOMINAL DO GRUPO DE ESTUDO – GE DO SELO UNICEF
TEMÁTICA: EDUCAÇÃO PARA A CONVIVÊNCIA COM O SEMIÁRIDO REPRESENTADO PELA COMISSÃO DE MEIO AMBIENTE E QUALIDADE DE VIDA
COMVIDA

Coordenadora Ambiental da escola
Maria Solange de Carvalho

Representante da comunidade
Maria Vanuza de Menezes

Representantes de alunos
Aylanna Nascimento Souza – presidente da COM-VIDA
Dékcson Rodrigues da Costa
Francisco Isac Candido
Márcio Joaquim de Vasconcelos
Stéfany Nascimento Araújo
Valério Neto do Nascimento
Francielle Rocha Nunes
Maria Naiara de Oliveira
Max Willian da Silva Ananias

 
RELAÇÃO NOMINAL DO GRUPO DE ESTUDO – GE DO SELO UNICEF
TEMÁTICA: EDUCAÇÃO PARA A CONVIVÊNCIA COM O SEMIÁRIDO
REPRESENTADO PELA COMISSÃO DE MEIO AMBIENTE E QUALIDADE DE VIDA COMVIDA


Presidente: Pedro Henrique do Nascimento Martins (representante do grêmio)
Secretária: Rosa Maria de Araujo

Representante de professores
Francisco Xavier Rodrigues
Kaérgila Luiza Lima de Souza
Maria Valciene Araujo
Patrícia Cunha Albuquerque
Socorro Aila Sousa Silveira

Coordenador do Meio Ambiente: Ilcimar da Silva Costa Cunha

Representante da Associação Comunitária: Vicente de Paulo Oliveira

Representantes de alunos
Otávio Xavier Rodrigues Neto
Maria Wilcimara Cunha
Maria Amanda do Nascimento
Sasha Nascimento da Silva
Maria Sheila Farias do Nascimento


sábado, 3 de setembro de 2011

Evento Cultural Núcleo Movimento de Tucuns

O primeiro evento da área da Cultura do Núcleo Movimento de Tucuns, ocorrido há 02 de setembro de 2011, no Lions Club de Cruz, as 15h,  foi marcante e contou com a presença de diversos adolescentes inscritos no movimento, alunos convidados e ainda pais dos alunos.
Os alunos demonstraram todo o seu aprendizado e ainda fizeram apresentações de seus instrumentos falando um pouco sobre cada um e também sobre como o trabalho vem sendo importante em suas vidas.
Como início do evento oito lindas crianças tentaram mostrar seus talentos no aprendizado da flauta doce. Algumas explicaram sobre a flauta, outras tocaram algumas músicas e outros exibiram todo o orgulho de fazer parte daquela apresentação.
No segundo momento os meninos do Batuque participaram e envolveram o público com uma apresentaçao belíssima de quatro rítmos musicais, e ainda apresentou cada instrumento, mostrando liderança e compreensão do trabalho por meio dos envolvidos.
Para finalizar alunos da dança mostraram vários ritmos. O primeiro dançou e envolveu o público por meio da dança de rua e o segundo encantou por meio das bonecas que representaram a flor do mamulengo.
O evento foi especial e contou com a presença de professores, diretor da escola de Tucuns, Coordenador de Cultura do Município entre outras.

Imagens do Eventos:










quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Relatório Junho - Proj Musica na Escola - CEB Maria Pereira Brandao


01. RELATÓRIO DO PROFESSOR
- PROFESSOR ELÓI FILHO

Neste mês de junho os trabalhos do Projeto ganharam mais entusiasmos da parte dos aluno, onde houveram bastante procura deles para poderem realizar apresentações na escola e fora dela. Nesse mês participamos do movimento Cultura nos Bairros e o desempenho deles foi bastante positivo, principalmente no que diz respeito à responsabilidade pelos horários e o comprometimento de estarem em grupo para tocar e cantar.
Nesse mês fizemos um evento de apresentações dos alunos envolvidos nas atividades educacionais de esporte e música – Projeto EsportiVIDAde e Projeto Música na Escola – fazendo um intercâmbio entre os professores de música e esporte. Nela, formam expostas maquetes das quadras de futsal e handebol, e foram apresentadas músicas que os alunos já haviam aprendido durante o ano.

Havíamos organizado um momento para encerramento das atividades semestrais na própria escola, onde os pais, os alunos e toda a comunidade seriam convidados para prestigiar esse momento, mas não foi possível encontrar um horário conveniente, já que a escola se preparava para as reuniões e demais eventos pertinentes ao encerramento do semestre.

02. RELATÓRIOS DOS ALUNOS
ALEX DA SILVA SILVEIRA

Minhas aulas foram boas porque eu aprendi muito, aprendi muitas nnotas e gostei muito que eu nesse ano apresentei tres vezes e gostei muito da ideia dele de fazer uma musica e tá ficando muito legal e se der certo nós vamos cantar e tocar no próximo semestre e só termino o meu relatório por aqui.

Relatório Proj Musica na Escola - CEB Maria Pereira Brandão


01. RELATÓRIO DO PROFESSOR
- PROFESSOR ELÓI FILHO


Já estamos no segundo mês dos trabalhos do Projeto Música na Escola neste ano de 2011. As turmas já estão quase totalmente formadas e as aulas começam a se formar. Nossa primeira prioridade é estudar as características fundamentais dos instrumentos que vamos trabalhar durante todo o ano – o violão, o teclado e a voz – e também disponibilizar vagas para os alunos interessados nos cursos de música que ainda não tiveram a oportunidade de participar.

Com relação ao conhecimento dos alunos, alguns já se encontram com habilidades para apresentações musicais onde demonstram segurança e existe dedicação da parte deles para com os ensaios e reuniões.

Os alunos novatos, em parte, são alunos que já tiveram alguma experiência anterior e outros são realmente leigos no assunto.

Os equipamentos continuam em perfeito estado de funcionamento e a sala de música um agradável ambiente para o aprendizado, com exceção da inexistência de sistema de ventilação.

No mais, não há muito o que comentar. As aulas continuaram normalmente recebendo os alunos de canto coral, teclado e violão.

Relatório - Projeto Música na Escola - Escola de Preá


Redação musical “Violão”
(Preá)
Prof.: Vera Muniz
Aluno(a): Alany Kezia Rocha Sousa Idade: 14 anos Série: 9° ano

A aula de violão é uma inspiração para todos, para garantir a oportunidade de uma vida melhor, porque tem muitos meninos da minha idade que não se interessam em fazer os projetos da escola, só pensam em estar na rua. Estou gostando bastante da aula de violão, a Vera é bem legal com os alunos. Só que tem alguns que só colocaram o nome mas nem aparecem nas aulas.
Tá com 2 meses que eu faço aula de violão e espero que não termine tão rápido, só fico triste porque são apenas 2 vezes por semana, já to aprendendo um pouco. Adoro aula de violão.



Junho 2011
Relatório do aluno
(Preá)
Prof.: Vera Muniz
Alunos(as): Ana Beatriz, Eugênio Lourenço, Duarte Alves e Gabriel Nascimento

Eu gostei deste ano porque a sala mudou e teve prova. Aprendemos a cifrar músicas e tons maiores e menores e suas famílias. Nesse tempo que passou aprendemos coisas novas e cada dia aprendemos a tocar tons novos, aprendemos o significado de melodia, harmonia, cífras e som.
Na prova teórica que fizemos tiramos boas notas: eu, Bia, tirei 10 e estou muito feliz! Eu, Eugênio, tirei nota 8 e também estou feliz! O Eugênio tirou nota 9 mas gostaria de ter tirado um 10. O Gabriel tirou um 7 mas prometeu que na próxima ele tira um 10.
Somos uma turma animada e presente, estamos sempre aqui aprendendo música. Gostamos de cantar e tocar no tom C e G, pois são os mais fáceis. Obrigada.

quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Novos Blogs Escolares

Conhecido como uma excelente peça de comunicação atual com o acesso a internet os blogs escolares, já existem em algumas escolas.
Primeiramente apresento aqui os mais novos blogs escolares
Existem ainda os blogs já existentes de outras escolas criadas anteriormente:
Além ainda das entidades ligadas a educação, cultura e esporte educacional:
Visite os sites para conhecer as experiências de cada entidade além de estarem de acordo com um projeto inovador de troca de experiências entre escolas e entidades onde todos divulgam suas ações e postam nestes espaços virtuais informações relativas a suas ações que contribuem para o aprendizado de nossos alunos e os preparam para a vida cidadã.

terça-feira, 30 de agosto de 2011

Brinquedoteca participa da abertura do Projeto ‘Ciranda das Gerações’

O Projeto “Ciranda das Gerações” em parceria com o CRAS, tem o objetivo de estimular a boa convivência entre a pessoa idosa e a criança, serão atendidas 30 (trinta) pessoas diretamente sendo 10 (dez) idosos do grupo Conviver e 20 (vinte) crianças participantes do PETI.
Na abertura do projeto as Educadoras Sociais levaram atividades envolvendo as duas gerações fazendo um resgate das brincadeiras de infância dos idosos e jogos com os quais as crianças brincam hoje, como também canções coreografadas promovendo sincronia nas vozes e gestos de ambos os grupos.
Este trabalho vem garantir os direitos das crianças e dos idosos, conforme consta nos respectivos Estatutos.
Por: Equipe da Brinquedoteca

terça-feira, 23 de agosto de 2011

Revisao Mapeamento - Córrego da Poeira 2011


Produção textual a partir dos dados coletados na entrevista
(E.E.F. Raimundo Luíz da Silveira)
Autor: Francisco Thiago Vasconcelos
Data: 28/06/2011 Idade: 9 anos Localidade: Córrego da Poeira



Deixa de ser Arigó, parece que nunca viu gente!”

Dona Socorro diz que esta expressão foi usada para mostrar, principalmente, aquelas pessoas menos esclarecidas, ou mesmo que sente vergonha de apresentar-se ao público.
É também uma forma de corrigir alguém, para que não continue cometendo tantos erros e ignorâncias.
Costumeiramente este vocábulo é dito por grande parte da comunidade; (Crianças, jovens e principalmente os adultos).
Falar assim, é mostrar que não precisa ser tão “Arigó” nos dia de hoje.


Produção textual a partir dos dados coletados na entrevista
(E.E.F. Raimundo Luíz da Silveira)
Autor: Francisco Thiago Vasconcelos
Data: 28/06/2011 Idade: 9 anos Localidade: Córrego da Poeira

Deixa de ser Marruá menina!”

Para q entrevistada, esta expressão, sempre foi e continua sendo usada ainda hoje, quando pede-se para alguém fazer algo e este alguém não faz como deveria ser, cometendo erros, então a resposta é esta: “Tu é mesmo Marruá!”. Aprendeu quando era criança, em casa com a família, acostumou-se e hoje, usa sempre, como grande parte da comunidade.
Gosto de falar assim, para que a pessoa possa sentir que ela está errada ou ao menos, capaz de fazer as coisa direito. Comenta a entrevistada.

Produção textual a partir dos dados coletados na entrevista
(E.E.F. Raimundo Luíz da Silveira)
Autor: Fernanda Emilly Nascimento Sousa
Data: 20/06/2011 Idade: 8 anos Localidade: São João

Minha Tia”

O respeito que se tem pelos outros é recebido em dobro.
A expressão “Minha Tia” significa um sentimento carinhoso que se tem pelas pessoas, principalmente aquelas que mais gostamos.
Segundo a entrevistada, este vocábulo é usado por quase todas as pessoas da comunidade e desde as primeiras famílias falando desta forma, quando queremos expressar nosso carinho pelas pessoas.

Produção textual a partir dos dados coletados na entrevista

Autor: Fernando Emiley Nascimento Sousa
Data; 20/06/2011 Idade: 8 anos Localidade: São José
Escola: E.E.F. Raimundo Luíz da Siolveira

Tibe de jeito
Falar é expressar sentimentos. A expressão “Tibe” foi criada para indicar uma admiração de forma engraçada e que não machuque a quem esta se referindo.
Segundo a entrevistada, esta expressão sempre foi dita por seus familiares, ela aprendeu ainda criança e hoje continua falando e ensinando aos outros.
Não importa como falamos, mas sim a mensagem que queremos transmitir.


Produção textual a partir de dados coletados na entrevista

Autor: Guilerme Arante de Sousa
Data: 16/06/2011 Idade: 9 anos Localidade: Córrego da poeira
Escola: E.E.F. Raimundo Luíz de Silveira

Luíz Silveira

Raimundo Luíz da Silveira, nascido em 1876, filho do Sr. Luíz José da Silveira e da Sr. Maria Joaquina da Conceição. Teve 22 irmãos e casou-se em 1902 com D. Isabel, que era conhecida como D. Bila. Deste casal nasceram 9 filhos.
Morou, primeiramente em Poço Doce, na época, era muito pobre, sua casinha era de palha. Depois, veio morar no Córrego da Poeira até o ano de 1942. Homem corajoso e lutador pela vida, trabalhou na agricultura e na pecuária, onde se desenvolveu mais, chegando a possuir muito currais de gado – 300 bezerros, tornando-se assim, o homem de mais posses do Córrego da Poeira,
Possui muitas posses, desde o Córrego da Poeira até o Poço Doce e também nas localidades de Aroeira e Bacia Nova e no Sertão, onde, todos os anos, levava seu rebanho para passar o inverno. Possuía ainda, seus cavalos estradeiros, conhecidos como “cavalos de sola”. Deixou a fazenda com os filhos por alguns anos e foi morar em Bela Cruz. Em 1958 ao Córrego da Poeira, e ficou viúvo em 27 de julho de 1958.
Como já vimos, era um homem de posses. Casou-se novamente, agora com a senhora Geralda e repartiu a herança com seus filhos, ficando com quase nada. Voltou a morar em Poço Doce já com 87 anos e no dia 29 de maio de 1963 deixou D. Geralda viúva, sendo seu sepultamento na cidade de Bela Cruz.


Produção textual a partir de dados coletados na entrevista

Autor: Fernanda Emilly Nascimento Sousa
Data: 16/06/2011 Idade: 8 anos Localidade: São José
Escola: E.E.F. Raimundo Luíz da Silva


São João, o santo da comunidade

Na comunidade de São João da Rocha, encontra-se um lugar no meio do mato que é considerado por muitos, ou quase todos, um lugar “Santo”. Porquê em 1960 ter sido encontrado um corpo de uma pessoa que foi assassinada a pauladas por um acompanhante, informando o caminho por umas veredas, dizendo ser mais perto.
O João era um rapaz que tinha alguns tostões e vinha de Cruz à Jijoca e um homem, de nome Luíz Ernesto, Cheio de inveja, o acompanhou, e no meio do mato, o matou a pauladas. Um senhor que andava caçando passarinho depara-se com o corpo estendido no chão todo ensangüentado. Tomou um susto, Correu e chamou testemunhas. Veio muita gente. Chamou-se a polícia, e depois de identificada, a vítima foi entregue a seus familiares em Jijoca. Enquanto outros policiais procuraram o bandido e o prenderam.
A comunidade toda comoveu-se, fizeram um pequeno túmulo no local e passaram a rezar missas.
Na comunidade, há muitos que o veneram como um grande santo.


Produção textual a partir dos dados coletados na entrevista

Autor: Francisco Thiago Vascocelos
Data: 14/06/2011 Idade: 9 anos Localidade: Córrego da Poeira
Escola: E.E.F. Raimundo Luíz da Silveira

Luíz Rodrigues do Nascimento - “Zabá”

Luíz Rodrigues do Nascimento, nasceu no ano de 1923, natural de Lagoa dos Caboclos, apenas 1 metro de altura, viúvo, cazinha de pau-a-pique, vive praticamente sozinho. Durante o dia faz o seu almoço, capina o quintal da casa e a noite dorme na casa de um dos três filhos.
Seu Zabá, como assim é conhecido, é filho de Torcato José e dona Faustina. Homem lutador pela vida, viveu somente da agricultura e levou sempre uma vida muito simples e é por isso que muitos gostam do seu jeito de ser.
Por ser este sonhador que sempre viveu humildemente, é que deu um exemplo de vida como, ainda hoje é. Formou-se uma figura bastante popular daquela comunidade.
Procure conhecê-lo e aprender com ele o verdadeiro sentido da vida.

sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Combater o preconceito é nossa missão


Produção textual a partir dos dados coletados na entrevista
(E.E.F. João Evangelista Vasconcelos)
Autor: Maria Suzana de Sousa
Data: 22/06/2011                    Idade: 13 anos            Localidade: Cajueirinho I

Combater o preconceito é nossa missão

  A expressão “Nega preta” é de origem afro-brasileira e veio para o nosso vocabulário de geração em geração. Ela significa uma pessoa de cor negra. Em nossa comunidade essa expressão desperta um sentimento de preconceito na pessoa ofendida e de xingamento e divertimento para a pessoa que pratica. Muitas crianças e adolescentes são usuários dessa expressão nas escolas, como por exemplo: “Fulana é nega preta, para evitar esse tipo de intimação, escolas trabalham para conscientizar os alunos sobre preconceito e racismo.
  Na comunidade não existem pessoas totalmente negras, são pardas. Na maioria das vezes, as pessoas de pele clara, tem um certo preconceito com as pessoas pardas. O preconceito já é um dos costumes que está na cultura há muito tempo.
  A maioria das pessoas falam e faz coisas em consciência de como isso pode estar atingindo a outros. Não por  egocentrismo, mas por que vivemos num mundo em que cada um tem que cuidar de si mesmo, nossa sociedade impõe essa forma de sobrevivência.

quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Grupos de Estudo das escolas participantes do Tema da Cultura no Selo UNICEF enviam relação de seus integrantes



EEF Joaõ Evangelista Vasconcelos
De acordo com ofício 18/11 de 15 de agosto de 2011, da EEFJEV enviado a Secretaria de Educação, o grupo de estudo sobre a temática da Cultura na Escola ficou assim definido:
Gestor e Professores:
Francisco das Chagas Nascimento
Manoel Messias de Carvalho
Maria Edileuza da Silveira
Maria Gracineide Silveira
Maria Maíza de Freitas
Pais e representantes da Comunidade
Francisco de Assis de Sousa
Francisco Gézio Vasconcelos
José Simão de Sousa
Maria Edinete Magalhães
Alunos
Carleilson Geferson Vasconcelos de Sousa
Diandra Carla Rocha
Filomena Deborah de Freitas
Francisco Jeferson Silveira
Francisco Ronaldo do Nascimento
Leonardo dos Santos de Sousa
Maria Auricélia Silveira
Palloma de Fátima Morais Pinto
Sabrina Sousa Morais
Sangela Sorais Silveira
MARIA MAÍZA DE FREITAS
DIRETORA DA EEFJEV


EEF MACARIO JOSÉ DE FARIAS
De acordo com ofício 09/11 de 12 de agosto de 2011, da EEFMJF enviado a Secretaria de Educação, o grupo de estudo sobre a temática da Cultura na Escola ficou assim definido:
Representante Professores
Maria Lidiane Menezes Oliveira
Representante Funcionários
Maria Livramento da Cunha
Representante Mãe de Aluno
Angélica Leandra Furtado Bonfim
Representante alunos
Francisca Simara Nascimento
Representante Núcleo  Gestor
Leiliane Regiane Farias

FRANCISCO JOSIMAR MENEZES
DIRETOR DA EEFMJF

Reunião do GT Esporte e Cidadania -Selo UNICEF, Edição 2009/2012

Aconteceu na manhã da quinta feira dia 18 de agosto um encontro para a discurssão do Grupo de Trabalho (GT) 

Esporte Cidadania de Cruz, Selo UNICEF, Municipio Aprovado - Edição 2009/2011, este encontro aconteceu no auditório da Secretaria Municipal da Educação, com a presença de varios representantes de projetos de Esporte Educacional, das Escolas Municipais, Secretarias Municipais, Entidades Esportivas, alunos de escolas públicas, Assintente Social e Conselho Tutelar. Este reunião também serviu como capacitação e trocas de experiencia ente o Grupo, depois das explicações sobre Esporte Educacional, o mobilizador do tema Esporte e Cidadania no Municipio de Cruz, o professor Edson Muniz e o grupo, discutiram sobre as atividades propostas para esta temática, os participantes, definiram ulgumas regras de funcionameto do grupo, e assim ficou iniciado um cronograma das próximas reuniões. Neste cronograma ficou acertado que no próximo encontro, dia 30 de agosto, o plano de trabalho será iniciado, e assim será elaborado como vai ser feito o Diagnóstico sobre Esporte e Cidadania no Municipio de Cruz. 

sexta-feira, 12 de agosto de 2011

RELATÓRIO DA REUNIÃO COM O GE - ESCOLA DE PARAGUAI






RELATÓRIO DA REUNIÃO COM O GE – GRUPO DE ESTUDO DA TEMÁTICA EDUCAÇÃO PARA A CONVIVÊNCIA COM O SEMIÁRIDO
EEF JOAO EVANGELISTA DA CRUZ - PARAGUAI
SELO UNICEF - EDIÇÃO 2009 / 2012

11 de Agosto de 2011.

            Na tarde desta quinta - feira, dia 11 de Agosto, na EEF João Evangelista da Cruz estiveram reunidos a Comissão de Meio Ambiente e Qualidade de Vida – COMVIDA juntamente com a mobilizadora da Temática do Selo Unicef, Maria José para a formação do Grupo de Estudo – GE para a mobilização do Selo Unicef na referida escola que norteará as Ações e Atividades de Mobilização da temática Educação Para a Convivência com o Semi-árido nesta Edição 2009 / 2012.
            A reunião teve início às 15:30h com as boas vindas do Núcleo Gestor da Escola, apresentando a mobilizadora do Selo Unicef que estava presente para informar sobre as ações de mobilização da temática na escola e como abertura do encontro foi exibido um vídeo sobre a Campanha da Fraternidade deste ano. O vídeo apresentou o conceito de Sustentabilidade Ambiental e citou a Coleta de Lixo como um dos exemplos de sustentabilidade. A Coleta de Lixo é um dos tópicos que a escola desenvolverá trabalhos dentro da temática do Selo Unicef.
A mobilizadora da Temática Educação para a Convivência fez uma breve explanação sobre a importância do Selo Unicef e na seqüência informou as escolas municipais que estão sendo mobilizadas com a temática, sendo: EEF Filomena Martins dos Santos, do Bairro do Canema representando as escolas da zona urbana e as escolas Pedro Marques da Cunha da localidade de Solidão e João Evangelista da Cruz da localidade de Paraguai representando as escolas da zona rural do Município.


Foi destacada a importância da COMVIDA da escola em participar da Formação do Grupo de Estudo – GE que acompanhará as ações de mobilização do Selo Unicef na escola e comunidade dentro dos tópicos da temática, Coleta de Lixo e Horta Escolar.
Na seqüência explicou sobre o Plano de Ação que norteará nas atividades a serem realizadas e sugeriu que na primeira etapa dos trabalhos, que é a Pesquisa de Campo, a escola organizasse roteiros com entrevistas, vídeos com a comunidade sobre os tópicos abordados dentro da temática para assim coletar o maior numero possível de informações e, em sala de aula fazer o desdobramento das informações dentro do itinerário pedagógico da escola.
 Foi informado sobre a Formação dos Grupos de Trabalho das Temáticas do Selo Unicef: Educação para a Convivência; Cultura e Identidade e Esporte que juntamente com os Mobilizadores acompanharão as atividades e darão suporte as escolas envolvidas com o Selo.
            Os participantes da COMVIDA que assumirá o Grupo de Estudo – GE da Escola na mobilização do Selo discutiu sobre a coleta de lixo na comunidade e apresentou algumas sugestões para melhorar na prestação do serviço da coleta de lixo. A mobilizadora sugeriu que o Grupo de Estudo em reunião posterior estudassem o Plano de Ação da Temática Educação para a Convivência planejada pelos Grupos de Trabalho das Temáticas do Selo para que assim a escola organizasse a realização das atividades previstas no tempo programado.
            Por fim, o Núcleo Gestor agradeceu a participação da mobilizadora do Selo Unicef e dos integrantes da COMVIDA na reunião.
Dou por fim este relato.
 

Maria José de Farias                                                       
Mobilizadora da Temática                                                 
Educação para a Convivência com o Semi-árido.